Dicas para Quem Vai Deixar o Carro parado por Muito Tempo

Há alguns momentos em que se faz necessário estacionar o carro amado por períodos mais longos do que o esperado. Como para a recente viagem para fora do país, por exemplo. Caso os condutores forem desatentos, existem grandes chances de que o veículo encontrado na volta estará com as características básicas diferentes. Confira algumas dicas para quem vai deixar o carro parado por muito tempo. 

01: Procure Algum Amigo de Confiança

É necessário procurar algum amigo de confiança que possa ligar o veículo de vez em quando para que a bateria não fique descarregada, o que, de fato, pode prejudicar o orçamento dos condutores em níveis consideráveis, sem contar com a surpresa de tentar ligar o veículo e não obter resposta por parte do motor por causa deste tipo de problema. Deixe o seu carro com algum parente que tem CNH e que não possua a oportunidade de dirigir por não ter automóvel próprio.

02: Segurança: Carro Estacionado por Longo Tempo

Se não tiver garagem própria se faz necessário estacionar o carro em um lugar que é visível a todos. Tenha a certeza de que no local de estacionar não existam crianças jogando bolas. Uma vez estacionados, lembre-se de puxar o freio de mão. Bolas de naftalina servem para garantir o veículo contra as pragas, como piolhos, e outras coisas não infestam a cabine e o capô do carro. O cheiro das bolas de naftalina repele até roedores, poupando assim os fios do estofado do seu carro.

03: Atenção com os Fios do Carro – Evite Curto Circuito

Não se esqueça de assegurar que todos os fios no carro estão conectados corretamente e não há fios soltos pendurados em volta. A última coisa que você deseja é saber que o seu veículo pegou fogo enquanto você esteve viajando. Se qualquer conexão foi emendada, ou algo assim, certifique-se de que um eletricista qualificado fez as mudanças em nível profissional. Tenha em mente que não é muito indicado deixar o veículo estacionado por um longo tempo sem que o mesmo esteja em funcionamento, visto que o tanque de combustível de desenvolver um filme de ferrugem por dentro.

04: Desconecte a Bateria

Vale ressaltar que caso não exista ninguém para andar com o veículo se faz necessário abrir o capô do carro e desconectar todos os terminais que estão ligados de maneira direta na bateria. Este passo se faz necessário para assegurar com que não aconteça nenhum tipo de curto-circuito enquanto o veículo estiver parado. Uma vez desligado, os terminais da bateria devem ser revestidos com geleia de petróleo, de modo que não ocorre à oxidação e os terminais não se estragam. 

05: Limpeza é Fundamental

Limpe o veículo, se possível, faça alguma lavagem a jato, independente se o carro vai ficar estacionado ou local fechado ou aberto. Utilize algum pano seco (especialmente na estação chuvosa) para remover toda a umidade. Uma vez feito isso, cobrir o carro com uma tampa adequada. Tenha em mente de que a pintura do carro é uma coisa cara para ser retocada.

06: Retornando para Casa e Ligando o Carro

Agora vem o passo quando você retornar de suas férias e está pronto para levar o seu carro para dar uma volta. Antes de dar a partida, retire a tampa de estacionamento e também remova o tronco de madeira ou cimento, caso algum tenha sido colocada sob o carro.

Verifique o nível de óleo do motor. Se possível, também verifique pressão dos pneus. Antes de ligar os terminais da bateria, se você observar alguns depósitos verdes no terminal é necessário retirar o excesso com algum pano molhado. Use lixa para limpar o terminal. Somente depois destes passos faça a conexão e acione o carro.

Não se pode ignorar o fato de que após ser fechado por tantos dias, o interior do carro pode desenvolver algum cheiro. Utilize algum produto de limpeza indicado para o tipo estofado existente no veículo.

Quando estiver na estrada é necessário frear e acelerar com calma, até que o motor se acostume a ser acionado como antes. Depois de parado por mais de uma semana, alguma parte do carro requer tempo para construir-se a pressão. Por outro lado, carros estacionários têm tendência de freios fracos. Só depois de ser impulsionado por alguns quilômetros fazer freios do carro começar a trabalhar corretamente. 

07: Verifique o Fluído do Freio

Desparafuse a tampa do reservatório com extremo cuidado, não se esqueça de colocar os parafusos em locais seguros. Veículos mais antigos não têm reservatório de plástico, em vez disso, o cilindro mestre é uma caixa de metal pequena com tampa que você deve remover para verificar o nível do fluido. Liberte a tampa do cilindro mestre de metal com uma chave de fenda.

Quando você colocar o pé no pedal do freio, o fluido no cilindro mestre proporciona movimentos abaixo das linhas dos freios dianteiro e traseiro. Se há fluido de freio insuficiente, o ar é introduzido nas linhas de freio no intuito do veículo parar corretamente. Portanto, é importante para manter o fluido de freio suficiente em níveis suficientes seu reservatório de fluido de freio.

A indicação de líquido degradado está na mudança de cor, quase de claro para escuro e sombrio. Quando se chega a esse estado, o fluido deve ser limpo. Se isso não for feito, o funcionamento normal do sistema hidráulico de embreagem será interrompido sobre circunstâncias de alta demanda. Isto pode causar a retirada incompleta da embreagem durante a alta velocidade, proporcionando assim aumento de danos para a transmissão.

Corredores de estrada sabem que devem sangrar o fluido de freio com frequência para manter o comportamento agressivo durante as sessões de pista! Procure recarregar o reservatório até um pouco abaixo da linha de enchimento com o líquido fresco especificado no manual do proprietário. Não exceda de preenchimento. Se o reservatório tem duas marcas, uma de mínimo e outra de máximo, a sugestão está no enchimento para o ponto médio.

Estas dicas são recomendadas tanto para veículos antigos como nos novos. Dicas adicionais são bem vindas. Deixe o seu comentário! 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *