Dicas Para Comprar Uma Picape

Uma picape pode ser de grande ajuda no dia a dia de muitas pessoas que precisam de um carro robusto e com a capacidade de fazer o transporte de cargas. Porém, comprar um carro desses pode ter um custo significativo de forma que é bom ter alguns cuidados para fechar o negócio.

Para te ajudar nessa compra vamos dar algumas dicas, o que observar, o que vale mais a pena enfim como escolher a picape perfeita para as suas necessidades. Um dos principais erros cometidos nesse tipo de compra está em não avaliar corretamente o tipo de carga e se a picape escolhida é a ideal.

Dicas Para Comprar a Picape Certa

O Tamanho da Caçamba

Quando dizemos para considerar o tamanho da caçamba estamos dizendo que você deve pensar no tamanho que precisa para agora e que virá a precisar no futuro. Picapes pequenas carregam até 500kg enquanto picapes médias tem capacidade para até 1000kg, ou seja, o dobro por uma diferença não tão grande.

No caso de quem precisa da picape para trabalhar isso é fundamental, pois comprar um modelo com uma caçamba maior irá atender as necessidades de crescimento futuras. Além disso, comprar um picape com capacidade de 500kg para transportar 700kg é prejuízo na certa já que em algum momento o excesso de peso causará danos ao veículo.

Dica – Não esqueça de colocar um bom protetor de caçamba, pois materiais que sejam muito duros ou pontiagudos podem acabar tirando a tinta dando início a um começo de ferrugem. Com isso o veículo acabará sendo depreciado.

A Caçamba Será Aberta ou Fechada?

Tudo depende do tipo de carga que você pretende transportar na picape, tem algumas cargas que irão exigir a instalação de uma capota marítima. Esse tipo de capota reduz a capacidade da caçamba uma vez que é instalada na altura das laterais. Quem pretende transportar uma grande carga, mas necessita de proteção da chuva deve optar por capotas de fibra.

As capotas podem ser encontradas em lojas de acessórios e tem várias opções de modelos com ou sem janela, com escotilha no teto ou mesmo com porta-escadas. Você pode encontrar uma boa opção pesquisando na internet de acordo com a sua necessidade.

Motor a Diesel

O motor a diesel é uma das principais dúvidas de quem vai comprar uma picape, pois apesar de ser mais caro ele é mais eficiente. Opte por esse motor se você for fazer uso comercial da picape. Esse tipo de picape é mais robusta e econômica agüentando bem a rotina de uma jornada de trabalho.

Motor Flex

Comparando os valores dos motores a diesel com os flex ou a gasolina observamos uma diferença de até R$ 20 mil. O custo desses modelos é bem menor não somente pelo motor, mas ainda pela possibilidade que o cliente tem de comprar uma picape menos completo com traça 4×2, ou seja, somente em duas rodas ou ainda sem ter sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD) entre outros.

Contudo, vale pensar que esses R$ 20 mil que você irá economizar no valor da picape podem se tornar prejuízos muito maiores lá na frente. Faça uma conta dos gastos em combustível que são bem maiores no caso de uma picape de motor flex. Além disso, deve-se considerar o tipo de uso bem como a forma como será depreciado quando for ser revendido.

Tamanho e Acessórios

Quem está pensando em comprar uma picape menor deve ficar atento em relação a potência e ao torque do motor. Porém, também deve saber que a flutuação de preço também está ligada aos acessórios que a picape possui. Faça uma ampla pesquisa entre os modelos oferecidos pelo mercado e compare os preços com foco em acessórios como direção hidráulica, protetores de caçamba, capotas marítimas entre outras.

Para carregar muito peso é necessário contar com uma suspensão com feixe de molas. Já para carregar mais volume a dica é contar com molas helicoidais na traseira que oferecem mais conforto para quem está cabine também.

Dicas Especiais Para Comprar Picapes Usadas

Na hora de comprar uma picape usada é essencial fazer uma boa verificação na suspensão antes de fechar negócio. Avalie o carro no elevador e tenha certeza em relação ao bom estado dor amortecedores, molas e batentes da suspensão traseira. Verifique ainda os mesmos itens na suspensão dianteira e olhe os pivôs, terminais de direção, borrachas de bandejas entre outros.

Os itens que citamos são os que mais sofrem quando os motoristas utilizam a picape com uma carga além da máxima. Enquanto o carro estiver no elevado aproveite ainda para verificar se tem algum vazamento de óleo de motor, câmbio ou de caixa de direção hidráulica.

Para picapes de tamanho médioa dica é prestar atenção ao preço dos pneus que pode ser significativo. Pneus que estejam gastos ou que tenham passado por deformações podem representar um bom gasto futuramente. Para terminar essa avaliação faça um test drive na picape para saber se ela realmente está em boas condições.

Falta de Experiências com Picapes – Cuidado Para Não Capotar

A principal característica de uma picape é ter o centro de gravidade elevado. Quem não em experiência com picapes deve começar indo com calma, pois na sua primeira curva você irá sentir a diferença da tração traseira e do centro de gravidade diferente. No caso de picapes que não possuem distribuição eletrônica de frenagem (o EBD) a dica é sempre pegar leve para evitar situações inesperadas.

Além disso, saiba que uma picape ainda apresenta falta de precisão para fazer a mudança de marchas que é bem característica de modelos que possuam a alavanca comprida. Invista ainda no protetor de cabine em aço que é chamado de Santo Antônio.

O Valor do Seguro

Antes de comprar a picape é importante fazer uma consulta em relação ao valor do seguro. Saiba que o modelo do veículo assim como o perfil do motorista pode acarretar numa alteração de até 50% na sua apólice. Tem alguns modelos que possuem um índice elevado de roubo e assim o seguro acaba ficando mais caro.

Tente negociar um valor de franquia mais barato, os veículos importados geralmente são mais caros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *