Desmanche de Carros

O comércio de peças e acessórios de veículos danificados, batidos ou obsoletos por razões diversas é bastante comum no Brasil, mas ainda não é uma prática regulamentada oficialmente.

Desmanche de Carros

Desmanche de Carros

O problema com os desmanches de carros é que existem muitas quadrilhas envolvidas neste esquema, ou seja, pessoas que roubam carros especialmente para vendê-los nos desmanches, com uma agilidade e facilidade incríveis.

Um carro pode ser desmanchado em questão de poucas horas e isso torna o trabalho da polícia ainda mais difícil, pois praticamente não restam pistas dos veículos, que podem ter suas peças espalhadas por vários estabelecimentos diferentes.

Combatendo a criminalidade

Veículos

Veículos

A Fenaseg – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização propôs a regulamentação das atividades de desmanches em nosso país, tal proposta esta em tramitação e as discussões estão abertas, o assunto é bastante polêmico, especialmente para os representantes deste setor.

A regularização esta sendo defendida como uma possibilidade de combater de forma eficaz os roubos de carros, e em consequência os preços de seguros de automóveis poderiam ser reduzidos.

Os desmanches ilegais alimentam a indústria criminosa de vendas de peças, etc., que tem sua origem em carros roubados que são desmanchados de forma clandestina e tem suas peças vendidas a preços muito abaixo do mercado, se comparadas com as peças originais, mesmo que não sejam novas, os preços não condizem com o mercado.

No Brasil

Venda

Venda

Os desmanches em nosso país, são considerados como quaisquer outras práticas comerciais, sendo que não existem regras, procedimentos formalizados, nenhum tipo de controle com relação à procedência de tais peças, e nisto esta o grande problema.

Caso o sistema venha a ser legalizado, os representantes do setor esperam que este molde de fraudes seja reduzido, pois esta situação é muito preocupante. A redução da criminalidade neste setor seria o caminho mais curto em direção a redução de preços para os seguros.

No exterior

Outros países já encontraram o seu caminho neste segmento, por exemplo, na Argentina, desde 2003 as atividades tiveram seu início, e os resultados mostram uma queda muito importante, índices de 30,5% em furtos e roubos de veículos de um ano para o outro.

Lá existe o Centro de Recâmbios, que é mantido por um órgão que se denomina Cesvi – Centro de Experimentação e Segurança Viária, que atua no recebimento de veículos considerados como perda total, trata as peças de forma adequada e se responsabiliza por recolocá-las no mercado.

Este mesmo sistema já vem sendo adotado na Espanha desde 200, e em outros países também. O assunto é polêmico e não se sabe exatamente como iria funcionar, mas em geral, quando já existe um comércio estabelecido em algum setor, a sua legalização é positiva, e neste caso em especial, reduziria o espaço para o mercado negro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • boa tarde estou atras de um jeep fundido, pode ser willys ou banderantes vc acha que consegue quanto sairia ????
    Obrigado

    vinicius 25 de janeiro de 2011 17:51
  • se vc acha que consegue c/ preço bom cambio automatico do mondel 97 to desmontando subaro sw e sempre tenho 6caneco e v 8 ford

    alexandre muniz 13 de setembro de 2011 15:10
  • Solicito Orçamento das peças abaixo:
    Veiculo Passat Sedan 4 P 1.8 Turbo 20 Valvulas Ano mod 98/99.

    codigos: 853855/853985/867233/867234 e 853917

    Obrigado! Valter

    Valter 29 de setembro de 2011 11:50
  • Preciso da válvula do cabeçote do Gol Turbo 16 V. Ano 2000 1.0

    Salvino R.de Freitas 27 de dezembro de 2011 10:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *