Cuidados com o Conjunto de Embreagem: Excesso de Pó

Quando conduzidos de forma agressiva, os carros da com transmissões manuais às vezes são vítimas de embreagem por questões relacionadas com o pedal executado em velocidade alta. Estes maus comportamentos são comumente originados pelo pedal da embreagem.

Troca de marchas demandando maior força por parte dos condutores em consequência do aumente da rigidez ou sentir que o carro parece estar muito preso ao chão representam dois sintomas de que o conjunto em si não está funcionando como deveria. Conheça alguns cuidados necessários que devem ser empregados no conjunto de embreagem.

.

Diagnosticar os Problemas: Cuidados Essenciais com a Embreagem

Ao longo dos anos, diversas causas para diagnosticas às raízes de problemas de pedal. Não há um amplo acordo, mas o fato parece permanecer constante. Confrontado com problemas de pedais, às vezes se faz necessário substituir todos os componentes hidráulicos de embreagem, com estoque peças novas, jamais usadas, para que o veículo obtenha melhor desempenho em velocidades altas.

Interessante notar que a poeira da embreagem pode infundir no fluido de carros, principalmente quando são conduzidos de forma agressiva. Este pó danifica a integridade dos selos na hidráulica.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço da manutenção não ultrapassa o valor de vinte dólares, adicionados de duas horas de espera. Em termos gerais, a manutenção preventiva representa o melhor cuidado que os motoristas podem ter com o conjunto da embreagem.

Perigos da Acumulação de Pó no Conjunto da Embreagem

O elemento crucial de defesa está na prevenção, nunca permitindo que o pó de embreagem a se acumular no líquido. Não permita que o fluido fique escuro. Os proprietários que apreciam direção agressiva devem ter em mente que será necessário gastar dinheiro em consequência do trabalho forçado exercido pelo conjunto da embreagem.

Quando aquecido o suficiente o fluído degradada, fervendo o seu conteúdo de água e emitindo um gás. No vapor do sistema hidráulico, ao contrário do fluido, acontece ação que comprime e causa o mau funcionamento das peças que dependem de um nível de pressão-hidráulica não alcançado.

Embreagem

Embreagem

Enquanto isso, a poeira acumulada na embreagem vai desgastar os selos e torná-los com mau funcionamento ao longo do tempo. Pense no que a poeira faz para a sua pálpebra, o mesmo prejuízo é decorrente no funcionamento do veículo, que fica no mínimo instável, inviável para ser dirigido com segurança.

A ação de limpeza da tampa pode prender o fragmento de madeira, o que causa dano à córnea. Do mesmo modo, os pedaços de cobre e de ferro em pó, a partir do disco de embraiagem, podem aderir à abrasão da superfície de vedação de borracha em sistemas hidráulicos.

Estas escoriações causam manchas de desgaste e fugas. Isso coloca a localização do sistema hidráulico em estreita proximidade com o calor elevado e poeira soprada, especialmente durante o lançamento e de alta velocidade e mudanças de marcha que implicam necessariamente o deslizamento das superfícies de atrito entre a placa de pressão, o disco de embraiagem, e do volante. Estas explosões de calor por fricção induzida elevada são suficientes para ferver líquido da embreagem.

A indicação clássica de líquido degradado está na mudança de cor, quase de claro para escuro e sombrio. Quando se chega a esse estado, o fluido deve ser limpo. Se isso não for feito, o funcionamento normal do sistema hidráulico de embreagem será interrompido sobre circunstâncias de alta demanda. Isto pode causar a retirada incompleta da embreagem durante a alta velocidade, proporcionando assim aumento de danos para a transmissão. Corredores de estrada sabem que devem sangrar o fluido de freio com frequência para manter o comportamento agressivo durante as sessões de pista!

Mantenha a Meta em Mente

Mantenha o fluido no sistema hidráulico da embreagem livre de poeira acumulada. Siga o ponto de ebulição nominal seco na lata. Mantenha o líquido seco, por exemplo, sem contaminação por infusão de água. Se isso é realizado através de frequentes mudanças do conteúdo do reservatório, o sistema hidráulico de embreagem nunca vai ver a poeira acumulada embreagem, nem ter temperatura suficientemente alta para fazer a fervura excessiva do líquido.

Oito Dicas Essenciais para Verificar o Fluído do Freio

.

  • 01: Verifique se o fluido no reservatório mestre da embreagem cilindro
  • 02: Alterar o fluido no reservatório do cilindro mestre de embreagem.
  • 03: Desenhar o fluido descolorado com uma seringa, mantendo-se o líquido corrosivo em sua pintura.
  • 04: Limpar o reservatório e o diafragma da tampa, utilizando um ambiente limpo, sem fiapos toalha.
  • 05: Localize a linha de preenchimento ou no reservatório.
  • 06: Recargue o reservatório até um pouco abaixo da linha de enchimento com o líquido fresco especificado no manual do proprietário. Não exceda de preenchimento. Se o reservatório tem duas marcas, uma de mínimo e outra de máximo, a sugestão está no enchimento para o ponto médio.
  • 07: Limpe o diafragma, encaixe na tampa do reservatório.
  • 08: Substitua a tampa do reservatório confortavelmente.

Dez Dicas Gerais: Cuidados com a Embreagem

  • 01: Saber diagnosticar os problemas representa passo necessário para que a manutenção seja feita antes que a integridade física de alguma peça fique abalada;
  • 02: Utilizar com frequência o pedal da embreagem em velocidades altas proporciona maior esforço por parte do conjunto. Alto calor produzido durante a condução agressiva pode causar prejuízo se não existir manutenção preventiva;
  • 03: Jamais permita que o pó de embreagem se acumule no líquido;
  • 04: Não permita que o fluido fique escuro;
  • 05: Os proprietários que apreciam direção agressiva devem ter em mente que será necessário gastar dinheiro em consequência do trabalho forçado exercido pelo conjunto da embreagem;
  • 06: Cuidado! A ação de limpeza da tampa pode prender o fragmento de madeira, o que causa dano à córnea. Trabalho indicado para verdadeiros profissionais. Interessante notar que o serviço de manutenção no Brasil não custa caro se comparado com os cobrados por outros tipos de manutenções;
  • 07: Corredores de estrada sabem que devem sangrar o fluido de freio com frequência para manter o comportamento agressivo durante as sessões de pista!
  • 08: Necessária manutenção com peças novas, jamais usadas, para que o veículo obtenha melhor desempenho em velocidades altas;
  • 09: Mantenha o líquido e seco, por exemplo, sem contaminação por infusão de água;
  • 10: Fluido no sistema hidráulico da embreagem deve ser livre de poeira acumulada.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *