CR Zongshen E-Power – este é o nome da fábrica chinesa que deverá ser a pioneira na produção de veículos elétricos no Brasil. A fábrica deverá ser instalada no estado do Rio de janeiro, com um investimento inicial de 20 milhões, devendo gerar mais de uma centena de empregos já a partir do primeiro semestre de 2011.
A CRZ-E é a primeira empresa a anunciar a iniciativa depois que o Governo do estado do Rio anunciou a concessão de incentivos da indústrias da chamada “energia limpa”. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa CRZ-E, que deverá fabricar bicicletas e motocicletas elétricas da marca Kasinski.
CR Zongshen E-Power – Nova fábrica e os investimentos
Os veículos elétricos da marca Kasinski já são comercializados no Brasil, e sua comercialização é crescente, com clientes cada vez mais interessados em produtos sustentáveis e também na economia conferida por esses produtos.
Assim a Kasinski já tinha planos de investir numa fábrica no Brasil, e logo que foi lançado o Decreto anunciando incentivos às indústrias que produzissem energia limpa, a marca anunciou a criação de uma empresa brasileira para produzir e comercializar as motos e as bicicletas elétricas, que deverá ser construída na cidade carioca de Sapucaia e gerar inicialmente cerca de 150 empregos diretos.
A empresa da kasinski é a CR Zongshen E Power (CRZ-E), um projeto voltado totalmente para a sustentabilidade e para as energias alternativas, que devem ser as palavras chave da nova empresa.
Motocicletas e bicicletas Kasinski
Claudio Rosa Junior é o presidente da nova empresa, e anunciou que inicialmente a CRZ-E deverá fabricar sete modelos: as bicicletas devem ganhar dois modelos, as scooters vão ganhar quatro modelos, dois modelos tradicionais, um modelo mais potente, para duas pessoas e outro modelo intermediário e também uma motocicleta de alta performance movida somente com eletricidade e deverá ser oferecida como uma alternativa econômica para as empresas que trabalham com entregas.
A empresa também está procurando fazer parcerias oferecendo os seus produtos para as empresas que trabalham com a vigilância de estacionamentos, condomínios, além dos serviços de entrega.
Combustível – energia limpa
O abastecimento e a autonomia dos veículos elétricos tem sido um dos maiores entraves do desenvolvimento da indústria dos veículos elétricos. Já antecipando o início da produção a CRZ-E já busca alternativas junto as concessionárias de energia elétrica para que os Postos de Combustíveis possam ter máquinas para recarga expressa das baterias ou ainda um método que possibilite a troca da bateria utilizando uma espécie de cartão para recarga, também nos postos de combustível.
Enfim, a empresa está empenhada em resolver este que parece ser um dos principais óbices para a popularização dos veículos elétricos no Brasil. A segunda dificuldade é a potencia desses veículos, que não alcança grandes velocidades, no entanto é perfeita para deslocamentos nas vias urbanas dos grandes centros, onde não é possível circular com grande velocidade, ao mesmo tempo que atenua a poluição ambiental de forma econômica.