Cooperativa de Transporte

O cooperativismo é uma das formas mais antigas de organização comercial que se tem conhecimento. Ele atua na forma de uma sociedade de diversas pessoas que possuem objetivos comuns e se caracteriza pela divisão em partes iguais das obrigações e também dos benedícios.

A cooperativa e a empresa comum não tem diferenças na sua forma de atuação no mercado, porém tem grande diferenças na sua administração. Enquanto a empresa os acionistas tem partes da empresa e quem tem mais ações manda, na cooperativa todos tem partes iguais e não há limites para os sócios, e as decisões são tomadas em assembléias pela decisão da maioria. As cooperativas no Brasil são regulamentadas pela lei Federal nº 5764 do ano de 1971.

Contudo o ramo de transportes só foi regulamentado em abril de 2002, quando então passaram a funcionar as cooperativas de transporte de cargas e de passageiros. Na implantação da legislação já haviam algumas empresas funcionando na forma de cooperativas de transportes e que agora são beneficiadas com a lei.

Cooperativa de Transporte

Cooperativa de Transporte

O segmento do cooperativismo no setor de transporte de cargas e passageiros tem perspectivas boas de crescimento, sendo um ramo muito dinâmico e onde atuam um grande número de pessoas e trabalhadores brasileiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *