Regular um carburador é muito fácil, mas não se pode ter medo de se sujar e colocar a mão na massa. Primeiro vai ser necessário desmontar a peça, é necessário retirar o carburador inteiro do coletor de admissão, tem que soltar seus parafusos de ficção de base e do cabo do acelerador.
Coloque a peça sobre uma bancada limpa e observe bem para saber montar de novo. Pegue uma chave de fenda e verifique a quantidade de voltas necessárias para que o gliceur se feche completamente sem usar a força. É necessário fazer o mesmo com o gliceur de ar. Desmonte o acionamento do injetor e retire os parafusos da tampa. Desmonte as cubas, a boia, a agulha e os gliceus de alta.
Limpe tudo com querosene ou gasolina com o auxílio de um pincel. Tenha um kit reparo e troque as peças que não estão em bom estado. Agora é só montar tudo novamente sem utilizar a força.
Um carro é um conjunto de várias peças e sistemas que precisam funcionar de forma adequada para que ele possa andar e assim levar o seu motorista para os mais variados lugares. Porém, nem todo mundo tem a visão de que um carro é um conjunto de coisas e não apenas o exterior, é importante cuidar bem do que está por dentro do carro e não somente da sua lataria.
Uma das principais dicas é conhecer e saber como regular o Carburador do seu carro, pois saiba que essa parte é uma das mais importantes na hora do seu carro funcionar. Saiba mais agora e se prepare para sujar um pouquinho as mãos.
Qual a Função do Carburador?
Antes de saber como regular o Carburador é importante saber qual é a sua função dentro do conjunto que forma o seu carro. Para começar, o Carburador é um componente mecânico que tem como principal tarefa realizar a mistura de ar e combustível, permitindo que o motor a explosão funcione e faça o carro andar.
O funcionamento desse componente é totalmente mecânico e o seu mau funcionamento pode carretar num carro parado que não consegue sair do lugar. Durante quase um século, o Carburador se manteve como um elemento basicamente mecânico, porém, com a melhoria na tecnologia de automóveis foi possível desenvolver novos sistemas para esse tipo de componente.
Assim o Carburador ganhou alguns elementos como dispositivos eletrônicos e depois de algum tempo foi substituído de forma definitiva nos novos carros pelo sistema de injeção eletrônica que faz essa mistura de ar e combustível com mais tecnologia e facilidade. Porém, os amantes de carros antigos ainda gostam muito do Carburador, pois ele é um elemento que ajuda a lembrar os áureos tempos desses modelos.
Itens do Carburador
Como Fazer a Regulagem do Carburador?
O Carburador é um componente que precisa estar sempre bem limpo para funcionar de forma adequada. Uma boa dica é a cada 30.000 km rodados desmontar para fazer a limpeza e regulagem desse componente. Se você costuma realizar esse tipo de procedimentos em seu carro, mas não sabe bem como fazer em relação ao Carburador confira o nosso passo a passo.
Antes do passo 1 é importante conhecer alguns dos principais “sintomas” de que o Carburador está precisando de uma limpeza e regulagem. Quando acontecem falhas de funcionamento, não é
possível fazer a regulagem de marcha lenta, existe um alto consumo de combustível sem explicação e também existe algum tipo de falha na aceleração rápida pode ser um indicativo de que o Carburador está pedindo uma limpeza.
Nesses casos, é importante saber como removê-lo do carro, desmontá-lo e por fim fazer a limpeza que está se mostrando tão importante e urgente.
- 1º – O primeiro passo é a remoção do Carburador, tenha muito cuidado nesse momento e preste atenção para soltar todos os parafusos e desconectar totalmente o cabo do afogador e também as mangueiras. Após remover totalmente o Carburador do carro, é importante coloca-lo apoiado de forma firme em uma morsa para começar finalmente a desmontagem do componente. Esse processo de desmontagem deve começar com a retirada da mola de retorno, aquela do acelerador.
- 2º – O passo seguinte é fazer a retirada do gargulante, também conhecido como gicleur. Desmonte e não esqueça de retirar a agulha magnética. Faça tudo com cuidado para não causar danos nas peças enquanto faz essa desmontagem.
- 3º – Nesse passo, você deverá remover a tampa do Carburador e com bastante cuidado fazer a remoção da haste que faz a ligação com a borboleta de aceleração. A habilidade manual e a paciência são importantes para fazer esse passo a passo.
- 4º – Com a ajuda de uma chave de boca você deverá desapertar na tampa a válvula estilete fazendo a sua remoção. Essa é aquela válvula que também é conhecida como Válvula da Boia.
- 5º – O passo seguinte consiste em desencaixar a boia da gasolina do carburador. Para facilitar, esse é um dispositivo que fica dentro da cuba e serve para medir o nível da gasolina, por isso é tão importante ter cuidado com essa peça.
- 6º – Nesse ponto do processo você deverá desapertar a manga misturadora. Essa peça serve para fazer a medida da quantidade de ar e de combustível que existe no sistema de marcha lenta e também no principal entre outros.
- 7º – Continue retirando a tampa da bomba de aceleração para poder ter acesso ao diafragma e também a mola de retorno.
- 8º – Faça a remoção da agulha de regulagem, aquela da mistura da marcha lenta. Porém, fique muito atento a essa peça na hora de fazer a regulagem, pois se você apertar demais pode ter problemas mais para frente. Uma boa regulagem dessa peça consiste em 2 a 3 voltas apenas. Cuide para não danificar a agulha.
- 9º – Nesse passo você deve desapertar o porta-gliceur e fazer a retirada do principal. O principal tem como função fazer o controle da dosagem de combustível para que seja realizada a mistura correta. O passo seguinte exige muita atenção e cuidado, pois será necessário fazer a retirada dele do seu alojamento. Na hora de montar o Carburador novamente não se esqueça de trocar as juntas.
- 10º – Faça a retirada do gargulante e aceleração rápida, essa peça é a responsável por fazer o controle da quantidade de combustível que é injetada no sistema.
Após desmontar o Carburador, existem inúmeros testes que você pode fazer para verificar que as peças estão funcionando bem. Cada um dos testes exige um conhecimento em relação as peças, por isso é importante que esse tipo de processo seja realizado por pessoas que entendem de mecânica.
É importante saber qual o peso ideal das peças ou quais devem ser as suas reações nos testes, a dica é estudar um pouco de mecânica antes de começar a fazer a regulagem do Carburador sozinho. Existem apostilas no mercado que ensinam tudo o que você precisa saber e, além disso, com esse tutorial é bastante fácil saber como desmontar o Carburador. Após realizar testes como o de pesagem das peças você montar novamente o carburador. Não deixe de realizar a limpeza também das peças.