Como Proteger o Carro do Sol de Verão

O verão é a melhor estação do ano, mas além de aproveitar ao máximo as temperaturas lá encima é importante cuidar de alguns pequenos detalhes. Não é só você que sofre com o calor, o seu carro pode ter alguns pequenos problemas se ficar exposto ao calor, sol e maresia.

Para te ajudar a manter o seu carro sempre bem cuidado nessa estação do ano selecionamos algumas dicas. Confira como cuidar do seu carro se for viajar para a praia ou mesmo se estiver numa cidade que não é litorânea. O calor é o mesmo em qualquer lugar e apenas a ação do sol já pode ser bastante prejudicial para o seu companheiro de quatro rodas.

.

Antes das Férias

Para prevenir qualquer problema com o seu carro durante as férias é importante fazer uma revisão completa no mesmo antes de pegar a estrada. Fique atento a alguns itens que podem ser mais fragilizados pelas temperaturas mais elevadas.

Cuide principalmente da temperatura do seu carro, pois é muito importante evitar o superaquecimento do motor. Manter o sistema de ar-condicionado em bom funcionamento também é bem essencial.

Outro ponto de extrema necessidade para cuidar é o painel, fique sempre atento a temperatura, quando algo esquenta muito no seu carro é um mau sinal. O sistema de arrefecimento pode enfrentar alguns problemas durante o calor intenso como, por exemplo, o superaquecimento. Isso é bem importante de evitar, pois pode acabar fundindo o motor.

Durante o período de temperaturas mais elevadas o sistema do carro é mais exigido e isso pode representar o começo de muitos problemas mecânicos.

Atenção nos Pneus

Os pneus merecem uma atenção bem especial durante o verão, independente se você vai ou não viajar com o seu carro. Saiba que o seu carro pode sofrer alterações, essas são causadas pela dilatação da borracha. A dica para evitar problemas é manter a calibragem sempre em dia.

Cuidados Com a Areia e Maresia

Proteja o Carro no Verão

Proteja o Carro no Verão

Ir com o seu carro para a praia pode ser o começo de alguns problemas estéticos e mecânicos. Por isso vamos te dar dicas especiais sobre como lidar com a areia e a maresia. Saiba que a maresia representa um grande risco de oxidação para o seu carro, o que chamamos popularmente de ferrugem.

Depois de uma viagem para a praia com o seu carro é indicado fazer uma lavagem completa no mesmo. Isso ajuda a tirar a areia do carro e também a maresia que pode grudar nele. Você deve efetuar a lavagem do seu carro, nada de jogar óleo por baixo do veículo.

Cuide também no sol muito forte incidindo sobre o seu carro, os raios do sol podem comprometer a estética da lataria. Além disso, o sol pode ter efeitos bem negativos sobre a pintura, acabamento interno, painel e bancos. A dica é encerar o carro a cada três meses e deixa-lo sempre que puder na sombra. Isso vale também para quem não está na praia, mas mora num região de sol intenso.

O Carro Precisa de Ar Fresco

Os principais cuidados com o seu carro incluem ficar de olho na parte mecânica, preservar a estética e também a qualidade do ambiente para os passageiros do veículo. Além de cuidar para que o sol não acabe com a pintura do seu carro e a maresia o deixe enferrujado é importante manter o ambiente bem ventilado.

Carro

Carro

Por isso mesmo manter o ar-condicionado funcionando bem é tão importante. Verifique a carga de gás, a limpeza dos filtros, leia o manual de instruções do fabricante para saber que está tudo ok com o equipamento.

O ar-condicionado pode contar com uma ajudinha para manter o seu carro sempre com uma boa temperatura. Não estacione o seu carro por longo períodos sob o sol, antes de entrar no carro num dia muito quente é interessante abrir as portas e deixar  ar circular primeiro.

Deixe os vidros abertos o máximo de tempo que for possível para que haja a saída do ar quente interno. Depois que o ar quente sair completamente você pode fechar os vidros e ligar o ar-condicionado.

Encerar Para Proteger

Uma forma de proteger o carro que fica exposto ao sol intenso é encerá-lo. Se o seu carro ficará exposto a elementos que podem prejudicar a pintura do mesmo é necessário tomar cuidados preventivos.

Em geral o carro deve ser encerado a cada dois meses, mas com a possibilidade de haver algo que arruíne a pintura do veículo é interessante contar uma proteção para a pintura. Lembre-se também que as partes internas do carro também ficam expostas, o painel é um exemplo disso.

Sendo assim cuide para que todas as partes expostas ao sol recebam a aplicação do melhor produto possível.

Os Bancos do Seu Carro

Os bancos do carro também merecem a atenção do proprietário. Por exemplo, quem tem bancos de couro no carro não pode deixar o mesmo parado embaixo do sol intenso. Dependendo do calor pode ser quase impossível sentar no banco do carro caso ele tenha ficado muito tempo exposto às altas temperaturas.

Fique atento por que em alguns casos é possível até mesmo sofrer queimaduras ao seu sentar no banco de couro quente.

Insulfilm

O Insulfilm é uma alternativa para quem deseja preservar a parte interna do carro da ação do sol no verão. Quem preferir pode optar ainda pelos protetores dobráveis usados no parabrisa pelo lado de dentro. Lembre-se que é importante manter o volante do carro longe do sol, em especial os que são forrados com couro.

A Cor e a Temperatura

A física nos lembra que as cores mais escuras retêm mais o calor enquanto as mais claras esquentam menos. Essa máxima vale também para o seu carro, as pinturas mais escuras esquentam mais enquanto as mais claras são mais agradáveis. Na hora de escolher a cor do seu carro leve em conta se na região em que você mora faz muito calor.

Os cuidados com o seu carro no verão devem ser preventivos, ou seja, evite os problemas. É muito melhor poder curtir o verão sem surpresas no seu carro tanto na parte estética como na parte mecânica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *