Como Escolher o Melhor GPS para o Seu Carro

As cidades brasileiras cresceram muito nos últimos anos e uma forma de tentar se localizar é utilizar um GPS (Global Positioning System). O aparelho, que está cada vez mais moderno, é um equipamento essencial para o seu carro. Porém, com tantos modelos no mercado fica difícil saber qual é o ideal.

Para te ajudar a resolver essa difícil questão elaboramos uma lista de itens de como escolher o melhor GPS para o seu carro. Fique atento e depois de ler com atenção siga para a loja em busca do seu aparelho.

O Que é GPS?

Um dos aparelhos mais utilizados atualmente é o GPS, para quem não vive sem o seu é bem claro qual é a sua função. Porém, é interessante conhecer a origem de um dos equipamentos mais importantes do nosso cotidiano.

A mecânica de funcionamento desse aparelho foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esse sistema de localização utiliza satélites que estão em órbita na Terra e oferecem através de receptores (aparelhos GPS) a possibilidade de conhecer a localização de vários destinos.

O que é GPS

O que é GPS

Esse tipo de equipamento tem diversas aplicações, a principal delas é como um aparelho que traça rotas para os motoristas chegarem ao seu destino, mesmo que desconheçam o caminho para isso. Além de ajudar o motorista a traçar a rota esses aparelhos também ajudam a escolher o melhor caminho dentre todos para chegar ao seu destino.

O Que Observar?

Na hora de fazer a escolha definitiva do seu aparelho de GPS é necessário pensar em qual é o uso que você fará desse equipamento. Por exemplo, se você viaja muito para diversos destinos nacionais e internacionais com o seu carro precisa de um equipamento de GPS que tenha facilidade para baixar novos mapas.

Porém, se o seu uso desse aparelho se caracteriza por guardar muitas informações nele, a dica é pensar num modelo com uma capacidade de armazenamento maior. Observe que alguns modelos ainda oferecem a compatibilidade com cartões de memória o que pode ser bem útil para guardar tantos dados.

GPS Com Voz

Um dos itens principais que não podem faltar num bom equipamento de GPS é a função de voz. O objetivo de ter um GPS no seu carro é garantir a localização de destinos e, dessa forma, essa é a função principal. Uma coisa muito importante é que o motorista não precise tirar os olhos do trânsito para conferir as indicações do aparelho.

Por isso, destacamos a função de voz como um dos itens indispensáveis para o seu GPS. O guia vocal permite que o motorista se localize e não distraia os olhos enquanto conduz o veículo. Outro ponto muito importante é escolher um GPS que ofereça um comando de voz numa língua que seja familiar para você. Não compre um modelo em inglês se não entende o idioma.

Teste também a interface do aparelho para ter certeza de que conseguirá navegar com ele no dia a dia. Muitas vezes, o aparelho é incrível, mas não nos adaptamos a forma de utilizá-lo.

http://www.youtube.com/watch?v=zd3HsOick6A

A Tela

O tamanho da tela também é um item que deve ser observado, pois se você tem dificuldades para enxergar é importante contar com uma tela num tamanho razoável, assim não irá passar por dificuldades enquanto dirige. Se tiver problemas para visualizar as informações na telinha será difícil se adaptar a utilizá-lo no dia a dia.

Tela do GPS

Tela do GPS

Fique atento também a questão do reflexo da luz, pois a tela deve ter uma boa atuação em diversas situações. Teste o aparelho em relação ao sol para ter certeza de que ele não representará um item de distração enquanto conduz o seu carro.

A Inteligência do Aparelho

Outro diferencial importante num aparelho de GPS é que ele seja inteligente, ou seja, não ofereça o risco de o próprio aparelho se perder e fazer você dar voltas desnecessárias. Para ter a certeza de estar escolhendo o modelo certo consulte amigos e também veja os comentários dos usuários das marcas na internet.

Ter esse conhecimento prévio é muito importante para evitar se arrepender da compra e ficar com um GPS que é quase inútil.

Detectando a Fiscalização Eletrônica

A fiscalização eletrônica tem sido uma das pedras no sapato dos motoristas, pois muitos não se dão conta dos radares e acabam abusando da velocidade aonde não devem. Para quem deseja saber onde estão os radares pode contar com essa função em alguns aparelhos GPS.

Porém, é importante que fique claro a importância de respeitar a velocidade, mesmo em locais que não tenham radares. Andar em alta velocidade pode resultar num acidente, então fique atento. O GPS com esse “alerta” de radar existe apenas para evitar multas por pequenas distrações.

Funções Extra

Além dessas funções principais que já enfatizamos, alguns aparelhos GPS ainda oferecem algumas funções extra. Para muitos motoristas, essas funções são fatores decisórios na hora de escolher o seu aparelho. Dentre essas funções estão TV digital, MP3 ou MP4 Players para distrair os passageiros no veículo.

Quem gosta de pequenos mimos, ainda pode contar com a possibilidade de personalizar a voz que indicará o caminho no GPS, bem como ter alguns locais já pré-registrados. Tudo depende do aparelho que você irá comprar, claro que quanto mais opções e alternativas o aparelho lhe oferece, mais caro ele será.

O Preço

Um dos itens mais importantes na hora de fazer a escolha de um equipamento como o GPS é o preço. Nem todo mundo está disposto a desembolsar uma grande quantia e, por isso mesmo, é válido saber como escolher a melhor possibilidade para o seu bolso. Esse é um aparelho eletrônico como qualquer outro.

Dessa forma, a sua marca e funções que oferece influenciam diretamente na formação de um preço maior ou menor. Para que você tenha uma ideia, os preços de aparelhos GPS podem variar de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. Isso é bem fácil de perceber quando visitamos lojas online de eletrônicos.

Em geral, os equipamentos mais caros são aqueles que além de indicar o caminho para os motoristas também oferecem transmissão FM, MP3, MP4, jogos, TV digital, dentre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *