Checklist de Cuidados Com o Carro

Quando compramos um carro costumamos nos perguntar o que ele pode fazer por nós, porém, a pergunta correta é o nós podemos fazer ele. Cuidar do carro não significa apenas comparecer com ele ao mecânico periodicamente para a chamada manutenção preventiva.

.

Algumas pequenas atitudes no dia a dia, que não exigem prática e grandes conhecimentos mecânicos, podem ajudar a manter o seu carro novo por mais tempo. Esses cuidados com o seu carro além de ajudar a conservar o mesmo ainda reduzem a possibilidade de problemas mais graves no futuro.

Para te ajudar a acrescentar esses cuidados no seu dia a dia com o carro elaboramos uma lista de checklist. Descubra o que você pode fazer para que o seu carro esteja sempre pronto para te levar aonde você quiser ir.

Cuidados Para Toda Semana

Lavadores dos Vidros

Não existe situação pior do que descobrir que se está sem água nos limpadores dos vidros quando mais se precisa dela. Sendo assim tenha o hábito de conferir semanalmente se é necessário completar a água dos limpadores.

Lavando

Lavando

Uma boa dica é acrescentar um pouco de detergente específico, não use detergente doméstico porque esse tipo de produto conta com soda cáustica na sua fórmula. Dessa forma pode ocasionar manchas na pintura do carro e ainda formar borra no reservatório entupindo os lavadores.

Líquido de Arrefecimento

É importante observar o vaso de expansão (consulte o manual do proprietário para saber qual é a sua localização). No caso de estar com o nível mínimo você deve adicionar água com o líquido de arrefecimento na proporção que o fabricante recomenda.

O mais indicado é que a verificação seja feita com o motor frio, porém, se não for possível tenha cuidado na hora de abrir o reservatório. O cuidado se justifica porque o sistema é pressurizado e a água quente pode espirrar se você abri-lo de repente.

Se perceber que precisa completar o nível com muita frequência é bom se certificar que não existe nenhum vazamento no sistema.

Cuidados com o Carro

Cuidados com o Carro

Óleo do Motor

É importante verificar o nível do óleo do cárter uma vez por semana. De preferência o veículo deve estar sobre uma superfície plana e com o motor frio. Se não for possível espere uns cinco minutos antes de checar.

Confira no manual a localização da vareta e limpe-a, volte depois e coloque-a no lugar. Tire novamente e faça a checagem do nível que deve estar entre as marcas de mínimo e de máximo.

No caso de o nível estar baixo você deverá completar utilizando um produto com a especificação recomendada pelo fabricante do veículo. Se houver óleo acima do nível máximo é necessário retirar esse excesso por meio do bujão do cárter, na parte inferior do motor, ou com a ajuda de uma máquina de troca de óleo por sucção.

Uma coisa muito importante é limpar a vareta com um pano que não solte fiapos para evitar que esses adentrem no motor.

Pressão dos Pneus

A pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente ou então antes de ir viajar seguindo sempre a indicação do manual do proprietário. Lembre-se que os pneus devem estar frios, ou seja, não devem ter rodado mais do que 3 km. Acima dessa distância o atrito dos pneus com o solo aquece o ar interno que acaba se expandindo e distorcendo a calibragem. Não esqueça de fazer a checagem também da pressão do estepe.

Cuidados Para Todo Mês

Fluido da Direção Hidráulica

Faça a checagem do nível do fluido de direção hidráulica uma vez por mês. Para isso basta que você abra o reservatório e confira através do medidor que existe na própria tampa. Se perceber que é necessário complete com o óleo indicado pelo fabricante no manual do proprietário.

Lâmpadas

É bem importante verificar o funcionamento das lâmpadas e substituir aquelas que estiverem com problemas. O processo é bem simples, porém, tome cuidado ao manusear a lâmpada nova, principalmente se for a dos faróis.

Uma dica importante é evitar tocar o bulbo, pois a oleosidade natural da pele vai acabar tornando o vidro amarelado o que reduz a sua eficiência e até mesmo a sua vida útil. No caso de ser inevitável tocá-la você deverá limpar a lâmpada depois usando um pano umedecido no álcool.

Cuidados Para Todo Ano

Palhetas dos Limpadores

Uma vez por ano você providenciar a substituição das palhetas. Quando a borracha do limpador está ressecada ou danificada a palheta acaba perdendo a sua eficiência e pode riscar o parabrisas.

Para trocar a palheta você deve desencaixar a peça antiga e encaixar a nova num processo rápido e que não exige experiência. Lembre-se que é necessário comprar o produto específico para o seu automóvel.

Cuidados Ocasionais

Bateria

Se quando você for olhar os polos da bateria estiverem cobertos por um tipo de pó verde não se assuste. Esse pó verde é o zinabre ou azinhavre, um produto resultante da oxidação dos terminais dos cabos que é causado pelo ácido do interior da própria batria.

Um problema que é comum e não indica nenhum defeito. Para eliminar esse pó você deverá eliminar, limpar os polos com uma escova e lubrifica-los com uma camada leve de graxa branca ou vaselina antes de religar os terminais.

Filtro de Ar

No manual do veículo você poderá conferir a localização do compartimento do filtro. Confira o seu estado mensalmente, em geral um filtro de ar pode durar aproximadamente 10 000 quilômetros. Porém, quem trafega em locais com muita poeira ou mesmo por estradas de terra deve trocá-lo com mais frequência.

Em alguns casos algumas leves pancadas são o suficiente para limpá-lo e dar uma sobrevida. Não é indicado usar jatos de ar comprimento, pois isso pode causar danos no elemento filtrante que é feito de papel.

.

Fusíveis

Quando o farol não acende e a lâmpada não está queimada então a causa é em geral o fusível. No manual do veículo você encontra uma descrição da localização do compartimento de fusíveis. Depois disso verifique qual deles é o responsável pelos faróis e retire-o. Substitua então por um novo.

Atenção – Não improvise com os fusíveis de amperagem diferente ou que sejam de outro tipo de material (como arame, papel alumínio entre outros). Isso pode causar danos bem sérios para o sistema elétrico do automóvel além de proporcionar um grande risco de curto-circuito e até mesmo de incêndio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *