Carros Mais Roubados no Brasil: Índice CNSEG

Saber quais os veículos mais roubados do Brasil representa ponto importante para os consumidores, não apenas por deixar de ser visado por ladrões como também a não ter que pagar verdadeira fortuna com os custos do seguro. De forma anual a CNSEG (Confederação Nacional das Empresas de Seguros) divulga lista dos automotivos recordes em roubo. 

Questão de GOL!

Existem consumidores que pensam comprar modelos Gol da Volks ao levar em conta que se trata de modelo popular e que não possui potência alta como outros veículos com maior preço no mercado. Acontece que as peças do veículo são desejadas no mercado negro, o que faz aumentar os olhos dos ladrões por roubar o veículo. Nesse sentido, nos anos de 2011 e 2011 o modelo ficou no topo de lista de carros mais roubados no Brasil de acordo com a lista CNSEG.

Não se pode ignorar o fato de que o modelo também está na lista entre os carros mais vendidos no hemisfério nacional. Mesmo com a disponibilidade de peças em alta, a cada temporada o prêmio do seguro aumenta de valor ao acompanhar a problemática de aumento dos roubos. De acordo com os registros da Polícia Militar no ano de 2012 foram quase quarenta mil unidades roubadas entre o primeiro e penúltimo mês.

Com amplo número de veículos do gênero circulando nas vias nacionais também aumenta a oferta para acontecerem os roubos. O fato de ser líder em vendas ajuda de forma direta para o modelo permanecer por dois anos consecutivos na lista dos carros mais roubados do Brasil. Os bandidos são experientes e sabem aproveitar a grande oferta para roubar de forma rápida e integrar aos desmanches que repassam o automotivo por partes no mercado.

Dados Gerais: Carros Mais Roubados do Brasil

Apenas no ano de 2012 foram mais do que 233 mil veículos roubados no hemisfério nacional. A CNSEG leva em conta tanto furto como o assalto, ou seja, desde roubos que não existe contato entre bandidos e cidadãos até nos momentos em que acontece a abordagem. Não se pode ignorar o fato de que a contabilidade não leva em conta os assaltos que acontecem com condutores que possuem pertences roubados e pelo menos permanecem em poder do automotivo.

Em termos práticos é possível afirmar com clareza que acontecer queda no número de roubo dos veículos ao comparar os anos de 2011 (237 mil, aproximadamente) e 2012 (233 mil, aproximados), o que evidencia aumento na segurança pública especialista em evitar com que aconteçam roubos de carro. 

Concorrência de Vendas e Roubo

Vale ressaltar que de acordo com os dados da CNSEG quanto mais popular o carro, maiores são as chances de acontecer o roubo. O Gol representa evidência clara do fato. Outro tipo de clareza se encontra no FIAT UNO, o segundo mais vendido e roubado no território nacional em 2012, com valor além do que 18 mil unidades. De fato, a lista segue com unidades populares como as mais roubadas do país, desde Corsa até o Fiesta.

Recorde de Roubo dos Carros Antigos

Um ponto que causou surpresa nos analistas com relação aos valores de veículos roubados se encontra no fato de modelos antigos e que saíram de linha também estarem em posição avantajada na lista dos veículos mais roubados do Brasil no ano de 2012. Monza e Fusca são dois exemplos que causam espanto quanto ao número de unidades roubadas. De acordo com especialistas o aumento acontece porque ambos os modelos estão presentes em grande número nas ruas, fora que também existe demanda para peças no mercado ilegal. 

Principais Carros Roubados no Brasil

Assim como explícito em parágrafos anteriores deste artigo, Gol e Uno são os dois primeiros modelos que estão na lista dos carros mais roubados do Brasil. A empresa italiana produz o carro que está na terceira posição do índice CNSEG, Pálio com quase 13,5 mil unidades roubadas no ano de 2012. A GM demonstra unidades automotivas que estão na quarta e quinta posição (Corsa com 10.120 e Celta com pouco mais do que 7.221).

Na sexta posição está o Fiesta, produzido pela FORD e que se encontra com ampla variedade de cores nas vias brasileiras (quase sete mil unidades).  A GM volta para a lista de carros mais roubados do Brasil na sétima posição com quase cinco mil unidades Monza roubadas, de acordo com a contabilidade oficial da PM (Polícia Militar).

Na oitava e nona posição há Volks: Parati e Fusca (4577 e 4468, respectivamente). O Siena produzido pela FIAT fecha a lista CNSEG na décima posição com quase quatro mil unidades roubadas. 

Cuidados: Segurança do Carro

Nos dias de hoje motoristas precisam ter o máximo de cuidado com o carro. Qualquer deslize pode chamar a atenção dos bandidos. Sempre aconselhável manter um sistema de alarme que funciona de forma efetiva. Na verdade, quanto maior o número de acessórios de segurança, mas barato será o seguro do próprio carro.

Já foi o tempo em que condutores e condutoras podiam estacionar o carro no pé da montanha, de noite, para curtir a lua ao vivo. Quando menos se espera surge um bandido armado com arma de fogo que obriga o casal a ficar sem o bem. Por esse motivo, evite fazer o tráfego de forma principal nos ambientes noturnos e que estão vazios.

Na hora de estacionar é sempre aconselhável procurar local no qual exista movimento constate de pessoas. Ao estacionar em locais isolados o risco aumenta não apenas do roubo como também das ações dos bandidos que podem ficar violentos e matar o condutor.

Sobre essa ótica não se esqueça de jamais reagir ao assalto. Tenha em mente de que o veículo tem menor valor do que a sua vida. Por vezes o jeito é entregar o automotivo e acionar a policia. Quem não tem o seguro aumenta as chances de não entregar o carro por saber da perda do bem de forma definitiva. Nesse sentido, embora seja caro, nos dias de hoje vale a pena ter o seguro, de forma principal quando o tráfego acontece em períodos noturnos na grande parte da vida útil do veículo. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *