Leasing e Consórcio De Carros

De um lado está a opção de levar o veículo na hora, poder usar, mas sem ter o nome registrado no documento de forma oficial até o final da quitação das parcelas. Do outro não é possível usar o carro no momento, visto que os pagamentos acontecem de forma antecipada com a vantagem de pagar o menor valor às vezes até do que a precificação à vista. Afinal, fazer leasing ou consórcio?

Fim Do Financiamento: Hora Do Consórcio

Ao analisar as opções de leasing e consórcio um fato pode ser concluído como exato, não existe apenas a opção de financiar um carro a prazo de acordo com as condições ofertadas por lojas que às vezes trazem valores abusivos que no final das contas pode valer dois ou três automotivos com preço à vista.

No começo da segunda metade do século XXI quase oitenta por cento das comprar de veículos se referem ao financiamento. Por esse motivo as duas modalidades estão perdendo espaço no mercado, embora sejam soluções que podem ser melhores até mesmo do que o financiamento.

Por exemplo, quem não tem pressa em ter o veículo pode apostar no consórcio e pagar valor até quitar o final das prestações, pagando valor inferior e fazendo economia, de forma principal ao analisar que o carro representa um tipo de bem que sofre desvalorização no momento da compra.

Quanto ao consórcio também existe a chance de ser contemplado, ou seja, ganhar o sorteio e receber o veículo antes de terminar de pagar as parcelas. Porém, receber o carro antes por sorte não implica dizer que também não existe a necessidade de pagar os reveses financeiros. Ao contrário, quem não pagar o restante fica com o nome negativado e pode ter problemas de crédito no futuro. 

Leasing: Financiamento Ou Aluguel?

Os anos noventa do século XX no Brasil observou o crescimento das operações leasing. No caso, os bancos fazem a compra do veículo. Consumidores possuem o direito de uso, desde que pague espécie de aluguel por mês, que funciona de forma parecida com o financiamento, mas com a diferença de opção de compra no final das parcelas que são acordadas conforme regras do contrato. Nos dias atuais existe limite máximo de dois anos de acordo com grande parte das instituições financeiras que oferecem o serviço. 

Por Que o Leasing Diminui Em Termos De Consumo?

Porque o leasing não faz mais sucesso como antes? Simples, quando começou o plano real o câmbio nacional tinha poder equivalente à moeda norte-americana em termos de consumo no hemisfério nacional. FHC prometeu que a situação iria permanecer no seu segundo mandato, o que de fato não aconteceu. O dólar foi às alturas e o leasing acabou por ser esquecido entre os consumidores. Para aumentar o número de investidores e controlar a inflação os juros subiram e mesmo assim o financiamento assumiu a ponta do mercado ao ponto da grande parte dos carros comprados no país ser de contrato financiado.

Nos dias atuais as empresas que possuem grandes frotas são as principais consumidoras de leasing ao levar em conta as vantagens que existe na compra em massa no setor fiscal e de contabilidade.  Entre consumidores comuns existem maiores dificuldades no caminho, embora taxistas também apreciem o fato de comprar com a modalidade financeira ao levar em conta que quase sempre estão trocando de carro.

As grandes empresas possuem frotas com grande número de veículos, visto que nenhum na verdade foi comprado, apenas alugado, o que concede o direito de uso até o final do contrato, quando empreendedores decidem se querem ou não fazer a compra. Nesse sentido, apesar do direto em usar o automotivo, quem tem o direito de propriedade é o banco ou a instituição financeira do processo de leasing.

Vantagens De Leasing Ou Consórcio

Sem dúvidas a principal vantagem está em pagar por menores taxas de juros para comprar o carro. Nesse sentido os consumidores possuem ganhos em finanças para melhorar as condições do orçamento no sentido de fazer novas compras de bens de consumo duráveis que custam caro em termos de mercado.

Nesse sentido, donos de comércios possuem a vantagem de fazer negociações com base no leasing ao levar em conta que os juros são menores. Como existem centros comerciais que precisam fazer trabalho com carga o processo pode sair ainda mais barato ao levar em conta que em certo prazo não vai existe a necessidade de fazer a manutenção de peças importantes do veículo, como o sistema de suspensão, por exemplo.

Vale ressaltar que não há apenas vantagem entre consumidores que fazem a compra via leasing. Por exemplo, após assinar o contrato existe a necessidade de ficar preço às quantias até expirar as parcelas, independente da vontade do cliente em permanecer ou não com o veículo. Outro ponto a se considerar consiste no fato da grande maioria das empresas não ofertarem alívio dos juros apenas por conta do ato de antecipar as parcelas. 

Consórcio: Invenção Do Brasil

Interessante notar que a modalidade de consórcio consiste em invenção típica brasileira que foi inventada para se adequar ás características de mercado e da média do poder de consumo do brasileiro que está entre os menores do mundo. Existem pessoas que tem o costume de comparar o modo de compra como espécie de cheque pré-datado, outro tipo de tendências que acontece com exclusividade no Brasil.

O consórcio funciona como espécie de clube no qual os compradores se reúnem para pagar valores mensais e receber o veículo depois de quitar as parcelas ou mesmo sendo contemplado com o sorteio. Não se pode ignorar o fato de que a vantagem consiste em ter o nome registrado no documento do carro, ao contrário do leasing. 

Exigência Do Fiador

Existem planos de consórcio que por obrigação exigem a presença do fiador. Isso acontece porque nos casos de contemplação os consorciados precisam quitar as parcelas finais no ato para receber o veículo. Quem não tem a disponibilidade pode ter problemas no caminho caso não tenha alguém para fiar.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *