O motor automotivo movido a diesel tem a capacidade de fazer a transformação da energia térmica em energia mecânica, promovendo a queima do diesel. A qual acontece no interior dos cilindros existentes no motor.
A invenção do motor a diesel aconteceu no final do século XIX. Surgiu com o objetivo de ser um motor com mais eficiência e melhor sustentabilidade do que os motores que usavam a gasolina como combustível.
Porém, não foi bem assim que as coisas aconteceram. Na prática, o motor a diesel não funcionou do jeito que se esperava. Vamos conhecer um pouco mais do motor a diesel.
Os melhores motores a diesel da atualidade são BMW e Audi.
Como é o Funcionamento do Motor a Diesel
Nos motores movidos a álcool e a gasolina, uma faísca é produzida pela vela de ignição. E essa faísca provoca uma explosão, causando a combustão dentro da câmara de combustão.
Já no motor movido a diesel, a queima do óleo diesel acontece quando o calor é liberado pelo ar, que é comprimido na câmara onde acontece a combustão. É esse processo que faz com que o diesel inflame, ao invés de uma faísca produzida por uma vela de ignição.
Para que esse processo aconteça, são necessárias quatro fases:
- 1ª fase- Indução: a válvula de entrada puxa o ar para o interior do cilindro do motor.
- 2ª fase- Compressão: o ar que foi sugado para dentro do cilindro é comprimido pelo pistão.
- 3ª fase- Ignição: o ar comprimido atinge uma temperatura altíssima. Nesse momento, é injetado o óleo diesel nesse ar. Isso faz com que a combustão do óleo diesel seja instantânea, fazendo com que o pistão seja forçado a fazer um movimento para baixo.
- 4ª fase- Exaustão: com a ascensão do pistão, os gases formados na hora da ignição são expulsos para fora do cilindro.
Depois de finalizadas as quatro fases do processo de combustão, a regulagem da quantidade de combustível, que será fornecida pela bomba de combustível, fica na responsabilidade do acelerador. Dessa forma, a potência que será gerada pelo motor é ajustada.
Por ser muito simples, o motor a diesel é empregado em muitas áreas e diversos tipos de veículos e máquinas. Alguns exemplos de utilização do motor são: tratores, navios, trens, submarinos e outros.
Esses motores são de uma resistência muito grande, são capazes de suportar altas pressões em seu interior.
Quais São os Tipos de Motores a Diesel?
Os motores movidos a diesel, quando se fala em tamanho, existem 3 tipos:
▪ Pequeno – esse tipo de motor a diesel é utilizado em tratores de pequeno porte, veículos de passeio e em caminhonetes.
▪ Médio – esse tipo de motor a diesel é usado em tratores de grande porte, caminhões também de grande porte e equipamentos agrícolas;
▪ Grande – esse tipo de motor a diesel é usado em navios, locomotivas e em geradores de elevada capacidade.
Existem algumas diferenças entre motor a gasolina e motor a diesel.
Sem levar em conta a parte técnica, as diferenças mais perceptíveis entre um motor a gasolina e um motor a diesel, do ponto de vista de uma pessoa mais leiga são:
1º – Consumo de combustível e preço do mesmo.
A autonomia de um motor movido a diesel pode chegar até 25 km/l de combustível. Em média, o preço do diesel aqui no Brasil fica em torno de 18% mais barato em comparação com a gasolina.
2º – Preço do motor e a manutenção do mesmo
O motor a diesel, devido a sua tecnologia mais avançada, tem um preço mais elevado, e a sua manutenção também fica mais cara do que a manutenção e o preço do motor a gasolina.
3º – A durabilidade do motor a diesel e a do motor a gasolina.
O motor a diesel é bem mais robusto e tem uma durabilidade bem maior do que a do motor a gasolina, justamente pelo mesmo motivo que o torna mais caro e o faz ter uma manutenção mais cara também, a tecnologia mais avançada.
4º – Performance do motor a diesel e do motor a gasolina.
Em se tratando de performance e potência necessária para alcançar altas velocidades, o motor a gasolina é o vencedor.
5° – Tecnologia do motor a diesel é bem mais moderna
O setor de autopeças possui uma pressão maior para liberação, que necessita elevar o conteúdo tecnológico de seus produtos. No caso das montadoras maiores de carros também possuem interesse, uma vez que possuem produtos em seu exterior, e a sua utilização também pode ajudar a alcançar metas de consumo. Em contrapartida, as montadoras de carros pequenos já não demonstram tanto interesse.
6° – Os motores a diesel não utilizam velas
Os motores flex consistem em motores cuja ignição é por centelhas, podendo ser usado tanto gasolina quanto etanol. Enquanto isso, os motores a diesel contam com ignição por compressão, não necessitando de vela de ignição.
Hoje em dia, eles correspondem a motores mais avançados, com uma taxa de compressão que é mais elevada em comparação com motores a gasolina. Possuem injeção direta para combustível e também são turbinados.
Em relação a economia o motor a diesel é melhor?
De uma maneira bem simples, pode-se dizer que sim.
Um veículo cuja motorização é a diesel, tem um consumo de combustível entre 15 e 20% menor que um veículo movido a gasolina.
Além disso, além de consumir menos, o óleo diesel segundo a Agência nacional de Petróleo (ANP), custa atualmente no Brasil R$3,54, enquanto que a gasolina está custando R$4,30.
Outra questão importante, é que a desvalorização dos carros movidos a diesel é bem menor que a dos carros movidos a gasolina ou flex.
Porém, tem uma desvantagem: um veículo com motor movido a diesel não muito interessante para as pessoas que gostam de trocar seus veículos em um espaço curto de tempo, pois veículos movidos a diesel normalmente tem um preço 30% mais elevado.
Veículos Que Possuem o Motor Movido a Diesel Mais Econômico e Melhor do Brasil
De acordo com o Inmetro e com números emitidos pelos fabricantes de cada veículo, vamos conhecer os veículos com o melhor e mais econômico motor movido a diesel.
▪ Volvo XC60 D5 Momentum
▪ Range Rover Evoque 2.0 TD4
▪ Mitsubishi Outlander 2.2
▪ Mercedes Bens GLC 220d
▪ Jeep Compass 2.0
▪ Land Rover Discovery Sport TD4
▪ Jaguar F-Pace 2.o
▪ Mitsubishi L200 Triton 2.4
▪ Volvo XC90 D5
▪ Fiat Toro 2.o