Desde a época em que foram inventados, os automóveis fazem parte da vida dos músicos. Encantados por causa das belezas automobilísticas, os artistas chegam até mesmo a compor músicas dedicadas exclusivamente por causa dos automóveis, revelando que de certa maneira este produção do consumo durável representa o grande sonho da humanidade.
Quem gosta de música sertaneja ou funk possui vantagem quando o assunto são composições nacionais dedicadas a carros. Um bom exemplo está na música Camaro Amarelo. Os sertanejos Israel Novaes e Gabriel Gava também conquistaram o Brasil com a sua canção “Vem em mim Dodge RAM” e “Fiorino”, de maneira respectiva. Conheça alguns carros que viraram música.
Jovem Guarda: Calhambeque
Não tem como pensar em idealizar alguma lista sobre carros que viraram música sem deixar de ressaltar o impacto positivo que o Calhambeque ganhou dentro do solo nacional depois que virou composição que ganhou o Brasil nas vozes de Almir Rogério e Roberto Carlos. Interessante notar que esta dupla também fez extremo sucesso depois que lançaram a música “Fuscão Preto”, outro hit de sucesso que marcou a época da brilhantina.
Ambas as músicas são relembradas até hoje, principalmente nas festas sobre décadas anteriores, nas quais esta faixa não parava de ser tocada nas principais capitais do país e da América Latina. Em termos gerais, até mesmo Roberto Carlos possui muita parte da sua fama conquistada graças ao lançamento do hit de sucesso que vendeu milhões de cópias de discos de vinil.
Neste vídeo os estimados internautas do CULTURA MIX podem conferir a música “Calhambeque” em sua versão original.
Fuscão Preto: Carros Bregas
Taxada de brega, ela fala de uma grande desilusão amorosa ao testemunhar o maldito momento em que a mulher amada foge com outro dentro de um Fusca de cor preta. A canção foi um sucesso estrondoso em 1982 na voz de Almir Rogério e acabou até virando filme no ano seguinte, com a participação de Xuxa.
Não se pode ignorar o fato de que a música de Almir Rogério representa uma mistura entre música sertaneja e forró, com alguns traços românticos no som do órgão que entra no meio do refrão, temperos para que esta seja considerada como a música brega mais popular em toda a história do gênero que possui o autêntico selo brasileiro. É claro que a escolha do automóvel da música ajudou para que a popularidade continuasse em alta.
Especialistas em musicalidade afirmam que a música “Fuscão Preto” representou a principal essência do que hoje vem a ser o sertanejo universitário, ritmo que faz estrondoso sucesso nos quatro cantos deste imenso país verde e amarelo.
Não perca a oportunidade de assistir neste vídeo a música “Fuscão Preto”, gravação original composta para a primeira edição do álbum de Almir Rogério. Raridade!
Axé e Carros!
Não se pode ignorar o fato de que os cantores baianos também já marcaram o nome na história de composições em homenagem aos automóveis. Ivete Sangalo viu a sua carreira ascender junto com a Banda Eva depois que compôs a música “Carro Velho”. Na verdade, a artista tinha feito a composição para cutucar um inimigo seu dentro da música que cantava na Banda Eva, em mais um capítulo dos grandes conflitos entre celebridades do Brasil.
Tendência História: Carros e Música
No Brasil, o sonho começou quando Roberto Carlos lançou a música Calhambeque nos anos sessenta. Desde então começaram a surgir diversas composições relacionadas com esta relação de amor entre o homem e a máquina. Isso porque a junção estre as duas ideias se tornou receita interessante para fazer sucesso, além da possibilidade de publicidade que fica aumentada em níveis consideráveis.
Fuscão Preto também é considerada outra música que representou a essência desta combinação dentro do Brasil. Em termos gerais, a composição até hoje é taxada como brega por muitos especialistas em música. Porém, para outras pessoas, este representa o principal segredo para que até os dias de hoje a faixa seja considerada popular e tocada, principalmente nos bares bregas da cidade!
Veraneio Vascaína: Capital Inicial
O Capital Inicial, durante a sua primeira formação, chegou a regravar algumas letras do conjunto Aborto Elétrico, entre elas “Veraneio Vascaína”, alusão direta ao Chevrolet Veraneio, principal carro utilizado pela PM de São Paulo do Rio de Janeiro durante a década de oitenta. Este veículo era pintado com as cores vermelho, cinza, preto e branco, assim como todos os tons encontrados no emblema do Vasco da Gama, segundo time de futebol mais popular do Rio de Janeiro.
Enganados são aqueles que imaginam o conteúdo da música relacionada com futebol. Pelo contrário, pois a canção representa crítica direta ao autoritarismo praticado pela PM, que na época estava apenas cumprindo as ordens dos ditadores. Não obstante, o primeiro disco do Capital Inicial, que possui esta música, foi censurado para menores de dezoito anos. A sorte de Dinho e Companhia é que as épocas ditatoriais já estavam se encerrando em terras nacionais. Caso o evento tivesse acontecido há alguns anos, provavelmente a banda ia ser presa por alusão de ideais contra a pátria.
Neste vídeo é possível ouvir a versão do Capital Inicial para a música Veraneio Vascaína.
Brasília Amarela: Mamonas Assassinas
Impossível idealizar alguma lista do gênero sem colocar a música mais popular do gênero pop/rock dentro do Brasil. Com poucos anos, a banda encontrou a ascensão em consequência direta da respectiva música. Logo em que o videoclipe da música foi lançado no Fantástico já virou sucesso, que registrou picos de audiência enquanto a música tocava.
“Pelados em Santos” é a música mais popular para a Brasília, segundo carro mais popular do Brasil, ficando atrás somente do Fusca. De certa forma, a escolha do modelo antigo e de baixa renda representa elemento essencial para que a canção alcançasse o pico do sucesso.
Em épocas recentes existem outros modelos que são cantados e decorados por diversos fãs que amam a banda e a estica que os possantes podem proporcionar para a própria imagem. Hoje em dia, se tornou difícil separar os automóveis da música. Os dois elementos estão ligados entre si, pois ambos representam o sonho de ascensão financeira do povo.