Venda de Carros Adaptados para Deficientes

Os carros adaptados para portadores de necessidades especiais se tornaram um grande share de mercado para as montadoras. Quem deseja comprar um carro adaptado pode ter algumas dúvidas que vamos esclarecer a seguir, descubra quais são os descontos e características da negociação de compra de um carro desses.

Vantagens

Os portadores de necessidades especiais podem comprar um carro 0 km de até R$ 70 mil com a isenção completa de ICMS e ainda outros tipos de impostos. Existe a possibilidade de que esse valor suba ainda mais, contudo, existe resistência do Governo em relação a isenção de impostos já que basicamente esses carros estão livres de inúmeros impostos como o ICMS, IPVA, IPI , IOF entre outros.

Além disso, esses carros geralmente ficam de fora dos rodízios municipais realizados em alguns estados. Outra dificuldade que se destaca quando o assunto é a venda de carros adaptados com isenção de impostos é que fica claro que o Governo não consegue oferecer para os portadores de necessidades especiais um transporte público de qualidade. A isenção seria um incentivo para a compra de veículos próprios uma vez que o transporte é ineficiente.

Isenção de IPI

O valor limite para que o carro adaptado tenha desconto de ICMS está sendo reformulado, mas mesmo que o comprador adquira um carro de um valor que ultrapasse o limite estipulado ainda terá a isenção do IPI. Além disso, é importante ficar atento ao fato de que existe sempre uma articulação para tentar desfazer o benefício então é necessário estar a par do que foi decidido pelas entidades responsáveis.

Como Comprar Carro Adaptado com Desconto?

O processo de compra desse carro com o desconto dos impostos não é exatamente simples. Assim como muitos outros procedimentos no Brasil têm a sua burocracia, o portador de necessidades especiais deve estar pronto para todas as etapas para que possa retirar o seu carro adaptado 0 km da concessionária com os seus descontos de direito. Os compradores devem estar prontos para apresentar uma lista bastante ampla de documentos nas lojas.

Requerimento de Isenção

Para poder fazer a compra do seu carro adaptado com os descontos de impostos é necessário conseguir o requerimento de isenção bem como o laudo médico que é fornecido pelo Detran – consulte no seu estado se é esse o órgão responsável pela emissão do laudo.

Vale ressaltar que esse documento também pode ser emitido por clínicas que tenham cadastro com o SUS (Sistema Único de Saúde). Também é necessário uma certidão de regularidade fiscal – emitida pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e outra certidão negativa de tributos que basicamente serve para afirmar que o comprador não possui pendências.

Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH)

Existem carros adaptados desenvolvidos para serem conduzidos pelos portadores de necessidades especiais. Nesse caso em que o condutor é a pessoa que possui deficiência é necessário obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH). Essa carteira pode ser obtida por meio de laudo médico e da realização de um teste prático no Detran.

Nesse teste é importante que sejam observadas as especificações necessárias a respeito das adaptações feitas no veículo. Ressaltamos que os portadores de necessidades especiais que não serão condutores do veículo como deficientes visuais e tetraplégicos também tem direito a comprar com os descontos de IPI e IPVA.

Taxas

O comprador de um carro adaptado precisará pagar algumas taxas como o exame médico, a taxa do exame psicotécnico, as aulas teóricas e práticas nos CFCs, taxas dos exames teóricos e práticos, a taxa de emissão da permissão para conduzir e o custo de envio através dos Correios.

Mercado de Carros Adaptados

O mercado de carros adaptados tem se tornado cada vez mais amplo para atender a grande demanda uma vez que hoje em dia existem mais de 45 milhões de brasileiros que são portadores de algum tipo de necessidade especial. Grande parte dessas pessoas tem boas condições financeiras de maneira que podem adquirir um carro adaptado. Dentre os carros que mais tiveram saída nesse segmento de carros adaptados estão o Honda Fit, Honda City, Honda Civic e Toyota Corolla.

Os carros adaptados adquiridos com a isenção de IPI não podem ser revendidos por um período de dois anos. Se todas as isenções tiverem sido concedidas então esse período passa para três anos. É importante conhecer todas as regras antes de comprar o carro adaptado, essa questão do tempo é essencial.

Equipamentos

Em grande parte dos casos pode ser necessário adquirir equipamentos que complementem o carro adaptado. Um equipamento bastante importante é o acelerador no volante que custa em torno de R$ 4.500,00. Dessa forma concluímos que a economia feita com a isenção dos impostos pode não ser tão significativa frente aos outros custos.

Na tentativa de garantir que os portadores de necessidades especiais terão valores mais justos nos equipamentos a ABRIDEF (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência) luta para conseguir uma diminuição de 90% no valor das adaptações. Em geral é preciso instalar somente uma alavanca para o freio ou acelerador.

Lucros das Montadoras

A venda de carros adaptados traz benefícios para os portadores de necessidades especiais e também para as montadoras. A isenção de impostos também é interessante para as empresas, a negociação é realizada pelo procedimento chamado de venda direta, ou seja, é feito diretamente entre a fábrica e o consumidor tendo apenas uma intermediação da concessionária.

Com isso o gasto se torna menor de maneira que possibilita que as montadoras tenham um bom lucro vendendo esses carros mesmo com a isenção de impostos que é custeada pelo governo.

PNE (Portadores de Necessidades Especiais)

Fazem parte da categoria PNE (portadores de necessidades especiais) pessoas que possuam limitação nos braços e/ou pernas além de pessoas que tenham doenças que restringem os seus movimentos, mas não impedem de conduzir um veículo. As isenções também são válidas para os familiares dos portadores de necessidades especiais nos casos em que eles não podem ser os condutores do veículo.

Uma realidade cada vez mais presente na nossa vida pessoas, com algum tipo de deficiência estão presentes na nossa rotina o campo de trabalho para essas pessoas esta crescendo e o mundo esta se adaptando cada vez mais para receber em condições favoráveis essas pessoas que lutam por igualdade, não é em vão que a indústria automobilística esta investindo em Carros Adaptados e a procura vem crescendo cada dia mais, por isso muitas concessionárias estão investindo em ambientes adaptados para receber esse tipo de cliente com instalações mais modernas e propícias para que o deficiente possa se sentir bem sem sofrer qualquer tipo de preconceito.

Venda de Carros Adaptados

Venda de Carros Adaptados

Para ter uma idéia em São Paulo cerca de 1,3 mil Super Carros por mês são adaptados para deficientes até os táxis já estão sofrendo essas adaptações para poder receber os clientes de forma mais segura e confortável, é um diferencial que esta dando resultado e que esta valorizando muito o mercado automobilístico se for necessário na hora de uma Emergência o carro tem que estar de acordo com a necessidade do ocupante, a única marca que possui um programa adaptado para deficientes é a Fiat, sua preocupação fez com que as vendas crescessem ampliando os negócios e fazendo a empresa crescer no conceito com os deficientes.

Preço

Preço

Comprar um Belo Carro adaptado não é tarefa fácil, mas a Fiat garante que os seus carros adaptados tem total garantia, o programa Autonomy, lançada em julho de1996 oferece carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica e até setembro do ano passado já tinha vendido aproximadamente 2 mil carros, isso prova que as pessoas portadoras de deficiência estão dispostas a assegurar seu espaço e o seu direito de ir e vir como todo cidadão é também um alerta para que os motoristas Diminua a Velocidade para evitar acidentes que podem deixar seqüelas e até tirar a vida de pessoas inocentes. O Honda Civic com câmbio automático também pode ser adaptado e com isenção de ICMS para deficientes de acordo com a lei, não é por ser adaptado que podemos dizer que é um carro que não precisa ser um ““Grande” Motorista para dirigir, pelo contrário é preciso que o motorista seja habilitado adequadamente com as suas deficiências para poder desfrutar do direito de ir e vir como todo cidadão Brasileiro ou em qualquer parte do mundo.

Compra

Compra

É sem sombra de dúvidas um projeto muito grandioso e que precisa de pessoas especializadas para poder atender a demanda desse serviço e não é toda concessionária que possui gente habilitada para fazer o serviço. As adaptações dos Automóveis devem ser feitas conforme cada caso, o proprietário da Cavenaghi (empresa especializada em adaptações para deficientes físicos) conforme Carlos Eduardo Cavenaghi uma adaptação pode variar de 15 minutos a duas semanas, mas a média de tempo fica entre doze e vinte e quatro horas de trabalho que vale a pena pela satisfação que o cliente sai da loja.


Categoria(s) do artigo:
Nacional

Comentários

  • olia eu joao santos pereira deficiente fisico por falta de uma perna a direita mais sempre lutando pra consegui o pão de cada dia pra mim e meus filhos sou aposentado com um pequeno salario mais sempre com um sonho de ter um carro automaticosei que pra mim compra um e dificio mais pra vc e facio pode ser usado eu acredito muito em deus porisi resolvi pedi mai se for da vontade de deus vcs vai me ajuda e vou conta toda minha estoria hoje eu tem 41 ano sempre trabalhei mais por causa de um acidente minha vida fico dificio mais não desisti de vive por que tem meus filhos que são a minha vida poriso que vem apedi um carro pra sai com eles te 12 ano que perdi minha perna mais com muita fe vcs vai me ajuda

    joao santos pereira 23 de junho de 2012 21:31
  • TENHO MONZA 2.0 CLASSIC SE BORDO 4 PORTA, JA COM ADAPTAÇÕES DO ANTIGO DONO, VENDO POR 7.000 PRONTO SO ANDAR. CONTATO 91387038 CLARO 85539206 OI.

    Rafael 23 de junho de 2012 22:19
  • Estou vendendo um gol adapitado com adapitação Ec200, ano do gol 01/02 com 74200quilometro , muito novo. fone (85) 86350281 ou (85) 91540013. falar com Paulo.

    NomePaulo Sérgio 27 de junho de 2012 16:11
  • Olá , estou em processo de andamento com a carteira de Habilitação, já fiz as aulas teóricas na auto escola, exame especial no DETRAN do Capão do Imbuia em Ctba e agora dia 12 faço o psico. tô ansioso em fazer as aulas práticas e dirigir meu carro , tenho um fiat uno e preciso comprar um idramático adaptado

    Sidnei Rodrigues da Silva 3 de julho de 2012 16:51
  • ola como faco e se eu tenho direito de comprar um carro com desconto pois sou cardiaco e como faço para saber os documentos nessesario por hora so te aguradeco

    Nomevalentimmarques 1 de outubro de 2012 14:00
  • tenho 40 anos casado pai de tres filhos sou paraplegico a quatro anos quando cai de cima do caminhao que trabalhava depois de tres anos voltei a derigir comprei um santana todo original comecei tirar pessa eequipar hoje ta com roda 17 rebaixado som e tudo mais saio direto com meus filhos com minha esposa vamos direto para o quaruja pra sao paulo aonde faco tratamento na aacd e vamo que vamo logico sempre sempre com DEUS.

    reginaldo galani 3 de janeiro de 2013 15:14
  • sr: joão dos santos pereira Adorei seu comentario e o seu pedido, parabens pela atitude e coragem diante da sua necessidade, mais infelismente o nosso país chama Brasil. tambem sou portador de Deficiencia fisica tenho uma situação parecida com a sua e já mandei e-mail ate pro congresso nacional eles nem te dão resposta, ai mandei uma ideia para que tirassem os trinta por cento de desconto do carro zero e que direito nosso tive resposta na mesma hora, moral da historia se for para fazer o pior para os deficientes eles estão a disposição, mais se for para Ajudar como e o nosso caso eles fogem do assunto, e olha que eles vão trocar uma frota carros novos que os Deputados nem se quer usaram direito, e vão com certeza vender os outros semi novos porque não doam um para vc, e um para mim. porque para eles nos não existimos. abraços

    alexsandro cimino 5 de fevereiro de 2013 15:00
  • Preciso e quero muito comprar um carro,gostaria de saber se posso comprar um semi novo e mandar adaptar me responda por favor

    NomeMaria José de Souza 18 de abril de 2013 9:58
  • mais a pura verdade que vc falou alexsandro emquanto nos ser cavalo de politico eles anda sempre bem montado por no brasil noso direito e de apanha e fica queto por se não more ja tente varias ves fala com um politico para me ajuda mais e eles que me pede ajuda na ora de vota pra que eles ganha milhãos de rais um carro automatico pra nois compra e dificio mais se eles quize pode doar um por mes que sai nada do bolso deles mais um bom dia pra vc e tudo de bom sou de estado de rondonia e vc

    joao santos pereira 24 de abril de 2013 11:43
  • oi gostaria de saber se voce fazem adaptação para tetrapegia porque eu gostaria de poder dirige um carro novamente

    nalva maren 22 de maio de 2013 15:06
  • Este desconto de 30% para aquisição de veic 0Km é balela, o máximo que vi atingir foi 23%, um amigo comprou recentemente um citroen c4 aircros, e o desconto chegou somente a 20%, outra coisa,a burocracia é tamanha que precisamos jogar na mão de um despachante, caso contrário se tem séria dificuldade. Abraço.

    Sidney Simões 28 de maio de 2013 20:41
  • quero e preciso compra um carro adaptado, sou amputado a perna esquerda, mas estou com o nome no serasa, como eu posso sabe se egiste alguma chance de eu adquiri um carro financiado em meu nome pode ser usado, eu recebo alxilio doença ja fas alguns anos, por favor alguem pode me ajudar? (66)99422324

    francisco 28 de dezembro de 2013 8:44
  • Oi gente não podemos desistir nunca , eu tenho 9 anos que sou paraplégico acidente no trabalho, não consegui nem aposentar, consegui comprar um veículo automático fiquei rindo atoa . Mas ,para adaptar vou ter que refazer a documentação toda só por causa que vai acrescentar uma alavanca acelera e freia próximo ao volante que não vai mudar nada no veículo qualquer outra pessoa poderá dirigir sem problema , vai estar lá os pedais. Haja dim dim tempo . Nessa brincadeira, tem taxas mais o ipva 2014 imetro e o despachante auto escola stcs . É o brasil montado nos brasileiros .Se eu não conseguir faser essa adaptação, pretendo ir a brasilia vou ver o TIRIRICA,kkkkkkk abraços a todos,Luiz

    Luiz 29 de dezembro de 2013 21:52
  • ola sou cadeirante a nove anos e procuro um carro ja adapitado pra deficientes fisicos,não pode ser caro pois sou asálariada .procuro un carro fiet uno ou outro desdeque seja um carro pequeno,sem mais obrigado

    vilma alves claro gomes 5 de janeiro de 2014 17:21
  • sou paraplegico 42ans.queria comprar um carro usado adaptado,ganho salario por isso nao posso comprar carro caro,sempre que saio cm minha namorada tenho que pagar taxi ou mototaxi,e tao ruim quero ter o direito dfe ir i vir(37)99782214

    geraldo Americo 16 de setembro de 2014 17:47
  • eu gostaria de comprar um carro uzado adaptado para deficiente,um carro barato pois sou asalariado,tenho 42 anos,sempre que saio com minha namorada tenho que pagar taxi ou mototaxi,e muito ruim,si alguem tiver (37)99782214 obrigado,Deus abençoe…

    geraldo Americo 16 de setembro de 2014 17:53
  • eu gostaria de comprar um carro uzado adaptado para deficiente,um carro barato pois sou asalariado,tenho 42 anos,sempre que saio com minha namorada tenho que pagar taxi ou mototaxi,e muito ruim,si alguem tiver (37)99782214 obrigado,Deus abençoe…pitangui mg

    geraldo Americo 16 de setembro de 2014 17:55
  • procuro carro ja ad-pitado para cadeirante no rio de janeiro

    leonardo 6 de novembro de 2014 13:55
  • Tem possibidade de fazer uma adaptacao no carro para quem tem mal de parkinson?

    Luzinete 16 de fevereiro de 2015 20:15
  • OLA SOU MENDES GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇAO DOS AMIGOS E AMIGAS SABEMOS DOS DIAS DIFICIES DE TODOS CADEIRANTES E TEMOS NOSSAS LIMITAÇOES GOSTARIA DE TRABALHAR COM CADEIRANTES IDOSOS E DEFICIENTES AOS SABADOS EM PRO DE AJUDAR ESTAS PESSOAS NECESSITADAS DE UM AMIGO ACREDITO QUE UMA VISITA UM PASSEIO OU ATE UM CINEMA FARIA UMA DIFERENÇA GRANDE SEI QUE NAO E MUITO MAS E OQUE POSSO OFERECER NO MOMENTO MEU WATZAP 85562610

    ADILSON ALVES MENDES 31 de março de 2015 14:30
  • GOSTARIA DE COMPRAR UM CARRO ADAPTADO PARA MEU FILHO COM RAMPA ELEVATORIA PODE SER DOBLO OU OUTRO CARRO QUALQUER MAS GOSTARIA DE JA ESTAR PRONTO TENHO UM TOWNER ADAPATADA COM PLATAFORMA ELEVATORIA 2008 GOSTARIA DE VENDER E COMPRAR OUTRO CARRO MAIS NOVO

    CIOMARA 11 de julho de 2015 17:50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *