Venda de Carros Adaptados para Deficientes

Os carros adaptados para portadores de necessidades especiais se tornaram um grande share de mercado para as montadoras. Quem deseja comprar um carro adaptado pode ter algumas dúvidas que vamos esclarecer a seguir, descubra quais são os descontos e características da negociação de compra de um carro desses.

Vantagens

Os portadores de necessidades especiais podem comprar um carro 0 km de até R$ 70 mil com a isenção completa de ICMS e ainda outros tipos de impostos. Existe a possibilidade de que esse valor suba ainda mais, contudo, existe resistência do Governo em relação a isenção de impostos já que basicamente esses carros estão livres de inúmeros impostos como o ICMS, IPVA, IPI , IOF entre outros.

Além disso, esses carros geralmente ficam de fora dos rodízios municipais realizados em alguns estados. Outra dificuldade que se destaca quando o assunto é a venda de carros adaptados com isenção de impostos é que fica claro que o Governo não consegue oferecer para os portadores de necessidades especiais um transporte público de qualidade. A isenção seria um incentivo para a compra de veículos próprios uma vez que o transporte é ineficiente.

Isenção de IPI

O valor limite para que o carro adaptado tenha desconto de ICMS está sendo reformulado, mas mesmo que o comprador adquira um carro de um valor que ultrapasse o limite estipulado ainda terá a isenção do IPI. Além disso, é importante ficar atento ao fato de que existe sempre uma articulação para tentar desfazer o benefício então é necessário estar a par do que foi decidido pelas entidades responsáveis.

Como Comprar Carro Adaptado com Desconto?

O processo de compra desse carro com o desconto dos impostos não é exatamente simples. Assim como muitos outros procedimentos no Brasil têm a sua burocracia, o portador de necessidades especiais deve estar pronto para todas as etapas para que possa retirar o seu carro adaptado 0 km da concessionária com os seus descontos de direito. Os compradores devem estar prontos para apresentar uma lista bastante ampla de documentos nas lojas.

Requerimento de Isenção

Para poder fazer a compra do seu carro adaptado com os descontos de impostos é necessário conseguir o requerimento de isenção bem como o laudo médico que é fornecido pelo Detran – consulte no seu estado se é esse o órgão responsável pela emissão do laudo.

Vale ressaltar que esse documento também pode ser emitido por clínicas que tenham cadastro com o SUS (Sistema Único de Saúde). Também é necessário uma certidão de regularidade fiscal – emitida pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e outra certidão negativa de tributos que basicamente serve para afirmar que o comprador não possui pendências.

Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH)

Existem carros adaptados desenvolvidos para serem conduzidos pelos portadores de necessidades especiais. Nesse caso em que o condutor é a pessoa que possui deficiência é necessário obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH). Essa carteira pode ser obtida por meio de laudo médico e da realização de um teste prático no Detran.

Nesse teste é importante que sejam observadas as especificações necessárias a respeito das adaptações feitas no veículo. Ressaltamos que os portadores de necessidades especiais que não serão condutores do veículo como deficientes visuais e tetraplégicos também tem direito a comprar com os descontos de IPI e IPVA.

Taxas

O comprador de um carro adaptado precisará pagar algumas taxas como o exame médico, a taxa do exame psicotécnico, as aulas teóricas e práticas nos CFCs, taxas dos exames teóricos e práticos, a taxa de emissão da permissão para conduzir e o custo de envio através dos Correios.

Mercado de Carros Adaptados

O mercado de carros adaptados tem se tornado cada vez mais amplo para atender a grande demanda uma vez que hoje em dia existem mais de 45 milhões de brasileiros que são portadores de algum tipo de necessidade especial. Grande parte dessas pessoas tem boas condições financeiras de maneira que podem adquirir um carro adaptado. Dentre os carros que mais tiveram saída nesse segmento de carros adaptados estão o Honda Fit, Honda City, Honda Civic e Toyota Corolla.

Os carros adaptados adquiridos com a isenção de IPI não podem ser revendidos por um período de dois anos. Se todas as isenções tiverem sido concedidas então esse período passa para três anos. É importante conhecer todas as regras antes de comprar o carro adaptado, essa questão do tempo é essencial.

Equipamentos

Em grande parte dos casos pode ser necessário adquirir equipamentos que complementem o carro adaptado. Um equipamento bastante importante é o acelerador no volante que custa em torno de R$ 4.500,00. Dessa forma concluímos que a economia feita com a isenção dos impostos pode não ser tão significativa frente aos outros custos.

Na tentativa de garantir que os portadores de necessidades especiais terão valores mais justos nos equipamentos a ABRIDEF (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência) luta para conseguir uma diminuição de 90% no valor das adaptações. Em geral é preciso instalar somente uma alavanca para o freio ou acelerador.

Lucros das Montadoras

A venda de carros adaptados traz benefícios para os portadores de necessidades especiais e também para as montadoras. A isenção de impostos também é interessante para as empresas, a negociação é realizada pelo procedimento chamado de venda direta, ou seja, é feito diretamente entre a fábrica e o consumidor tendo apenas uma intermediação da concessionária.

Com isso o gasto se torna menor de maneira que possibilita que as montadoras tenham um bom lucro vendendo esses carros mesmo com a isenção de impostos que é custeada pelo governo.

PNE (Portadores de Necessidades Especiais)

Fazem parte da categoria PNE (portadores de necessidades especiais) pessoas que possuam limitação nos braços e/ou pernas além de pessoas que tenham doenças que restringem os seus movimentos, mas não impedem de conduzir um veículo. As isenções também são válidas para os familiares dos portadores de necessidades especiais nos casos em que eles não podem ser os condutores do veículo.

Uma realidade cada vez mais presente na nossa vida pessoas, com algum tipo de deficiência estão presentes na nossa rotina o campo de trabalho para essas pessoas esta crescendo e o mundo esta se adaptando cada vez mais para receber em condições favoráveis essas pessoas que lutam por igualdade, não é em vão que a indústria automobilística esta investindo em Carros Adaptados e a procura vem crescendo cada dia mais, por isso muitas concessionárias estão investindo em ambientes adaptados para receber esse tipo de cliente com instalações mais modernas e propícias para que o deficiente possa se sentir bem sem sofrer qualquer tipo de preconceito.

Venda de Carros Adaptados

Venda de Carros Adaptados

Para ter uma idéia em São Paulo cerca de 1,3 mil Super Carros por mês são adaptados para deficientes até os táxis já estão sofrendo essas adaptações para poder receber os clientes de forma mais segura e confortável, é um diferencial que esta dando resultado e que esta valorizando muito o mercado automobilístico se for necessário na hora de uma Emergência o carro tem que estar de acordo com a necessidade do ocupante, a única marca que possui um programa adaptado para deficientes é a Fiat, sua preocupação fez com que as vendas crescessem ampliando os negócios e fazendo a empresa crescer no conceito com os deficientes.

Preço

Preço

Comprar um Belo Carro adaptado não é tarefa fácil, mas a Fiat garante que os seus carros adaptados tem total garantia, o programa Autonomy, lançada em julho de1996 oferece carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica e até setembro do ano passado já tinha vendido aproximadamente 2 mil carros, isso prova que as pessoas portadoras de deficiência estão dispostas a assegurar seu espaço e o seu direito de ir e vir como todo cidadão é também um alerta para que os motoristas Diminua a Velocidade para evitar acidentes que podem deixar seqüelas e até tirar a vida de pessoas inocentes. O Honda Civic com câmbio automático também pode ser adaptado e com isenção de ICMS para deficientes de acordo com a lei, não é por ser adaptado que podemos dizer que é um carro que não precisa ser um ““Grande” Motorista para dirigir, pelo contrário é preciso que o motorista seja habilitado adequadamente com as suas deficiências para poder desfrutar do direito de ir e vir como todo cidadão Brasileiro ou em qualquer parte do mundo.

Compra

Compra

É sem sombra de dúvidas um projeto muito grandioso e que precisa de pessoas especializadas para poder atender a demanda desse serviço e não é toda concessionária que possui gente habilitada para fazer o serviço. As adaptações dos Automóveis devem ser feitas conforme cada caso, o proprietário da Cavenaghi (empresa especializada em adaptações para deficientes físicos) conforme Carlos Eduardo Cavenaghi uma adaptação pode variar de 15 minutos a duas semanas, mas a média de tempo fica entre doze e vinte e quatro horas de trabalho que vale a pena pela satisfação que o cliente sai da loja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • devido um tumor na mama D,tive que fazer mastectomia,me disseram que eu tenho direito ao desconto na compra de um carro, gostaria de saber de quanto é esse desconto,se é só para carro zero e como eu faço para comprar, ( tenho que procurar em concessionária, agencia ou fabrica),aguardo resposta com urgencia. Obrigada

    Marcia Regina 19 de janeiro de 2011 14:48
  • Boa tarde, poderiam me sugerir algumas lojas que vendam carros adaptados para deficientes na cidade de porto alegre rs , estou a procura para meu sogro que é parapilégico e encontro dificuldades de encontrar este tipo de loja abraço.

    ALEX PRATES 27 de janeiro de 2011 11:55
  • PRECISO SE INFORMAÇÕES SOBRE CARROS ADAPTADOS (SOFRI AMÚTAÇÃO DA PERNA ESQUERDA) GOSTARIA DE SABER, PLANOS DESCONTOS E CONDIÇÕES DE ADQUIRIR UM CARRO ADAPTADO 0KM. FICAREI NO AGUARDO. GRATO PELA ATENÇÃO.

    jose laertes santos 28 de janeiro de 2011 15:43
  • oi tudo bom? mim chamo maria lucia..sou portadora de deficiencia..tive meningite.e perdi os movimentos das pernas..aus 3 anos de idade..que comprar um carro adaptado da fiat..gostaria de receber informaçao..pelo meu e-mail..como posso e feiar essa compra.? e se eu tenho direito de desconto pelo governo..?aguardo sua resposta com urgencia..obriga

    maria lucia rodrigues pereira 31 de janeiro de 2011 12:51
  • Estou louco pra saber preço e como comprar um carroa adaptado. Eu sou paraplegico e estou querendo comprar um siena, mais será que a fiat já da ele adaptado de fabrica, e quanto ficaria a mais com a adaptação. Se você souber por favor mim diga que eu estou ancioso para saber e adqueri, por favor… obrigado.

    Plínio Oliveira 8 de fevereiro de 2011 17:47
  • Tenho um filho com 20 anos que nasceu com uma paralesia grave, nao anda e nao fala, preciso de uma carrinha tipo mercerdes vito de 7 lugares mas adaptada com elevador na porta traseira para poder subir a cadeira . agradeço contactos……………………. pode ser ja carrinha usada

    joaquim gomes 10 de fevereiro de 2011 6:28
  • Boa noite.

    Em breve vou pegar minha carteira de motorista e com adaptação , pois sou deficiente física da perna equerda tendo uma sequela de polio . Gostaria de saber quanto é o desconto para a compra de um
    carro adaptado. Por favor me responda também como é a forma de pgto.
    Aguardo e-mail .

    elenilce 17 de fevereiro de 2011 20:40
  • Sou deficiente auditiva e gostaria de saber se tenho direito de comprar um carro com desconto para deficiente em nome do meu marido

    Carla Cristina Capetto Fernandez 24 de fevereiro de 2011 21:00
  • PORTADOR DE DEFICIENCIA NAO TENHO MOVIMENTO DO BRAÇO DIREITO COMO FASSO PARA COMPRAR UM CARRO ADAPTADO JA QUE TENHO MINHA ABILITAÇAO QUE ESPECEFICA ASSIM CORRO ADAPTADO COM CAMBIO AUTOMATICO DEREÇAO IDRAULICA E PAINEL ESQUERDO

    sergio 17 de março de 2011 15:38
  • tive um acidente de trabalho em 1989 e fiquei paraplegico, e tive a minha perna esquerda amputada,estou querendo querendo uma carro adaptado,queria que fosse semi-novo,saber preço, e quantos pagamenrto pois sou aposentadao e nao ganho bem.

    Antonio Carlos Pereira Pinto 11 de abril de 2011 10:34
  • BOA TARDE MEU NOIVO É DEFICIENTE CADEIRANTE, MAS NAO MORA NO BRASIL ELE VAI SE MUDAR ANO QUE VEM, EU NAO CONHEÇO QUE MODELOS DE CARROS QUE PODE SER ADAPTADOS QUE MARCA, EU GOSTARIA DE SABER QUAIS OS MODELOS E MARCAS,

    ALINE LEAL 18 de abril de 2011 13:39
  • sou cuidadora de 3 pessoas da familia sendo dois excepcional e um idoso um acamado e outro cadeirante, tenho muitas dificuldades quando tenho que leva-los ao medico ou compromissos que tenham que sair de casa, é muito complicado pois a porta dos carros comum dificultam a entrada de pessoas com ficiculdade de locomoçaõ .
    gostaria de saber se como cuidadora tenho direito de comprar um carro adaptado com os descontos especias. aguardo resposta o mais breve possivel . muito obrigada .

    Marina Aparecida de Oliveira 19 de abril de 2011 22:32
  • Tenho Esclerose Múltipla tenho sequelas nas pernas, necessito de um carro adaptado, gostaria que vocês me passasse valores, modelos, marcas e preços de carros usados, com direção hideaulica, câmbio automático, freio e acelerador manual. Resido no ABC.
    Obs: Já tenho habilitação especial com essas especificações citadas acima.
    Agradeço

    Sueli Maria da Silva Sá 23 de abril de 2011 22:55
  • CAro Leandro Moreira, Boa tarde!
    Estou em Congonhas MG e preciso comprar um carro adaptado mas ainda não terminei de tirar minha CNH. Voce poderia me informar quanto é a média do valor do carro mais barato que tem no mercado hoje em dia? Precisa ser Zero KM pra eu ter desconto na compra? Em BH eu acho carros para minha deficiencia (não tenho a perna direita funcional) ? É mais caro o carro adaptado ou o carro automático para mim? Por favor aguardo seu contato ou sugestões de pessoas para me ajuadr nisto. Obrigado, Renan

    Renan Senra Barbosa 27 de abril de 2011 14:24
  • SOU DEFICIENTE ABILITADO E RESPONDO A TODOS OS REQUSITOS ,O AUTOMOVEL Q PRESCISO SO TEM Q TER CÂMBIO AUTOMATICO. O Q VCs RECOMENDÃO -VALOR-FORMA DE PAGAMENTO E DESCONTOS

    DENILSON FERREIRA 29 de abril de 2011 14:50
  • oi sou paraplegica, gostaria de saber se tem van adaptada com embarque e desenbarque, au lado do motorista, com a cadeira motorizada, aquela que emgata e desemgata na cadeira de rodas, e quanto custa! e como devo faser para comprar uma, e qua é os descomtos??? obrigadoooooooooo

    leonor beatriz ourique pereira 2 de maio de 2011 13:12
  • Gostaria de saber , onde posso ter acesso a orçamentos de carros adaptados em sergipe, pois trabalho em uma prefeitura e o governo municipal tem interesse em adquirir esse carro tipo van ou doblô , que dê acesso a cadeirante , com elevador. Por favor preciso desse retorno. O brigada!!!

    luciana vieira temoteo 3 de maio de 2011 9:37
  • Nao

    Amilton rocha 19 de maio de 2011 20:29
  • gostaria de saber se já existe o novo uno adaptado para pessoas deficientes.

    josy 4 de junho de 2011 8:57
  • Tive uma lesao na coluna cervical, ja recuperei os movimentos superiores faltando ainda os movimentos dos dedos e gostaria de comprar um carro adptado pro meu caso aguardo respostas.

    Rodrigo 1 de julho de 2011 15:16
  • gostaria de saber se existe carro adaptado para passageiro, ele é cadeirante e idoso e sempre e necessario pegar no colo.

    maria jose santana 9 de julho de 2011 21:22
  • sou deficiente fisico como que eu faço para tirar aminha cateira de habilitação,na minha cidade não tem auto escola com corro adaptado para deficiente.

    aguardo retorno

    abdias 12 de julho de 2011 23:53
  • Tenho urgencia em saber como e onde comprar uma Dublo equipada com elevador para cadeirante e qual o d.esconto

    Wanda Lablla 13 de julho de 2011 12:15
  • GOSTARIA DE ANUNCIAR VEICULO PAILO YOUNG 2000/2001 PARA DEFICIENTES

    adriana 18 de julho de 2011 19:05
  • Bom dai, podem me ajudar, preciso saber onde comprar carros usados adaptados, preciso do acelerador na direita e de preferencia automático, só acelerado e freio. Ou se for o caso algum lugar que faça esta adptação em semi novos. Obrigado

    Marcos 22 de agosto de 2011 10:37
  • Boa noite !
    Gostaria de saber qual o valor de uma doblo adaptada para cadeirante, coloque com desconto e sem desconto e se vocês tem mais alguma marca dentro desse perfil,
    obrigado

    sergio 30 de agosto de 2011 23:54
  • Quero compra um carro semi-novo ou Novo e Tenho menos de 1.45 eles mi consideram Deficente fisica eu Tenho desconto para compra o meu carro ? ( PROLANGAMENTO DOS PEDAIS)

    Lukas 17 de setembro de 2011 20:58
  • quero comprar uma saveiro adaptada sou paraplegio se é possivel gostaria de mais informações. aguardo resposta um abraço

    adir mergen carvalho 25 de setembro de 2011 12:23
  • Olá eu sou a Elisabete, gostava de tentar saber de algum as duvidas. Tive um acidente de viação e fiquei com deficiência na perna e braço direito, não consigo conduzir um automóvel normal. E já me atribuíram 76% de incapacidade mas não sei qual e onde me dirigir agora, precisava dele urgente tenho 34 anos e encontro-me numa prisão que é a minha casa. obrigada e se me poder ajudar agradeço. Que passo dou agora?

    Maria Elisabete da Silva Ferreira Santos 3 de outubro de 2011 12:38
  • olá, gostaria de comprar um carro pequeno automático, com direção hidraulica. Sei das condições q tem para pessoas com necessidades especiais mas novo p mim vai sair muito caro então se tiver um pequeno nessas condições estou interessada, teria preferencia em um com motor 1.0. Aguardo retorno, obrigada!

    Eva 5 de outubro de 2011 16:06
  • Oi, sou deficiente fisico, meu sonho é tenho muitos sonhos, mas umbem acentuado. é comprar o meu
    carro adaptado. sou do sul do Piauí. de uma cidade pequena mais boa pra morar.Aqui sou professora,
    preciso muito da minha independencia. Pois, luto demais por minha independncia. E vou conseguir,por
    que aminha VITÓRA vem de DEUS.Quero mais detalhes. Pois, esse assunto me interessa muito.

    Sebastiana Maria Custódia 11 de novembro de 2011 22:51
  • PRECISO SABER MAIS, DESSE ASSUNTO DE COMO COMPRAR UM CARRO ADAPTADO.
    O MEU ENDEREÇO É RUA ARTUR RIBEIRO, CIDADE DE CAMPO ALEGRE DO FIDALGO PIAUÍ.
    POIS SOU DEFICIENTE FISICO E PRECISO MUITO DE UM CARRO. DE ACORDO COM AMINHA NECESSIDADE.

    Sebastiana Maria Custódia 11 de novembro de 2011 22:57
  • devido a um tumor na perna foi preciso anputar minha perna gostaria de saber que tipo de carro adaptado seria bom pra mim minha perna anputada foi a direita

    leandro jose 13 de novembro de 2011 22:13
  • quero comprar um saveiro ou um strada, tem isenção de impostos para deficiente?

    noeme 20 de novembro de 2011 23:44
  • Tenho defeiciência física e estou tirando a carteira de habitação nesses dias, com acesso a carros adaptados. Quais são osdocumentos necessarios para comprar o carro que preciso?

    Tessia Ene Meneses 13 de janeiro de 2012 16:55
  • Sou portadora de deficiência fisica dos membros inferiores, vivo em Angola Luanda. Quero saber se existe carros automaticos com a capacidade de tirar ou meter uma cadeira de rodas do lado do motorista para a porta bagagem sem ajuda de ninguém. se existir por favor mostram -me a imagem do mesmo. Preciso adquirir 1 e saber o preço. Daqui é a Francisca Davoca.

    francisca peio davoca 16 de janeiro de 2012 8:06
  • Sou paraplégico e pretendo comprar um carro adaptado conforme minha deficiência. Preciso saber quais carros são vendidos e seus respectivos preços?

    Paulo Carneiro Teixeira 28 de janeiro de 2012 1:09
  • sou deficiente física da perna equerda tendo uma sequela de polio . Gostaria de saber quanto é o desconto para a compra de um
    carro adaptado. Por favor me responda também como é a forma de pgto.
    Aguardo e-mail .

    cynthia medeiros 31 de janeiro de 2012 23:42
  • bom dia eu uso perna mecanica do lado esquerdo tirei minha carta em 2008 ate agora nao consegui meu carro elee muito caro eu quero um carro usado e mais barato espero suas resposta meu fone 96487827 ddd0 015

    jurandir brasilio de lima 9 de fevereiro de 2012 10:04
  • Olá, tenho um carro adaptado para deficiente físico,mondeo 1999 vermelho, câmbio automático, acelerador e freio manual, 2.0, ar condicionado, vidros e portas elétricos, arbag, abs, desembaçador traseiro, abertura das portas e do porta mala com conttrole da chave. Vendo com a adaptação, Documentação em dia. RS 7500,00.
    interessados no e’mail taraolme@hotmail.com, fone (51) 34341323 com Tania

    tania 9 de fevereiro de 2012 10:37
  • Segue ainda o celular para os interessados na compra do Mondeo (51) 84651511 c/ Tania

    tania 9 de fevereiro de 2012 10:39
  • Prezados, estamos trabalhando com adptação de carros para deficientes eo não deficiente, venha nos conhecer temos todas as soluções da maraca Guidosimplex.

    Uanderson 15 de fevereiro de 2012 13:25
  • bom dia mi chamo sotero sou paraplégico a oito anos o meu sonho e ter um carro adaptado mais as minhas condições são muito pouca para comprar um mais nem por isso eu vou deichar de sonhar de um dia eu poder comprar um portanto gostaria de saber quato custa o mais barato ok espero reposta…

    sotero de souza matos 22 de fevereiro de 2012 9:40
  • me chamo severino sou deficiente fisico da perna esquerda motivo da doença com seis meis de idade teve pararesia infatiu hoje tó com 48 ano é não recuperei o movimento da perna esquerda gostaria de ganha um carro adapitado é de um voluntario desse brasil para me ajudar no dia-a-dia da vida um abraço para todos povo do brasil a quardo resposta severino antonio da silva

    severino antonio da silva 2 de março de 2012 19:41
  • eu gostei da matéria e gostaria que vcs me respondessem a onde eu consigo carro com cambio automatico aqui em curitiba-pr ou aonde colocam cambio em carro normal.
    beijos ana

    ana maria 12 de março de 2012 9:58
  • sou deficiente fisica ttenho oparalisia do lado esquerdo ke me atinjiu aperna e obraço preçizo de um carro de pefere nçia adapitado confome o meu estado japoçui a habilitaçao paradeficiente
    por fayo como faço para conpar um carro usado ♥

    zenaide parra 18 de março de 2012 12:46
  • quero comprar um uno novo adaptado ,este modelo ja tem?

    cecilia ojas 6 de abril de 2012 10:13
  • Prezados Senhores
    Estou aposentado e gostaria de investir para complementar minha renda,colocar um táxi,mas que seria um que atendesse a necessidade das pessoas portadoras de necessidades especiais(cadeirantes)pois,moro no interior e minha cidade não dispõe desses benefícios para estas pessoas e gostaria de saber o veículo mais adequado,preços,formas de pagamentos,descontos para táxis,custo beneficio,etc,se possivel enviar fotos.

    agradeço

    Paulo Maciel

    PAULO MACIEL 17 de abril de 2012 10:43
  • gostaria de receber enformaçao de valores para carros adapitados sou de santabarbara d oeste sao paulo desde ja agradesso

    valeria 24 de abril de 2012 12:22
  • tenho luxação congenita de quadris com dificuldades na perna esquerda, solicito contatos para compra de carros adaptados na cidade de Canoas ou proximidades. tenho muitas duvidas, Eu escolho marca e modelo dps o mesmo será adaptado?

    Jucimara Cordeiro 29 de maio de 2012 10:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *