Carros Adaptados

O carro sempre foi um sonho de consumo das pessoas que visam ter conforto ao se deslocar até um destino ou para parar de depender do transporte público. E, por conta disso, muitas montadoras passaram a oferecer diversos modelos de automóveis, para todos os bolsos, gostos e, claro, necessidades.

E, desse grande montante de veículos, nasceram os carros populares, os sedãs, as minivans ou peruas, os carros de luxo e os SUV, sendo essa última categoria, uma das mais desejadas do momento no Brasil, tirando mercado dos carros do tipo “sedan”, que era considerado um dos mais desejados no país, por conta de sua desenvoltura e imponência nas estradas.

No entanto, para poder desfrutar de todo o conforto e destreza que um automóvel pode oferecer, é necessário que quem deseje conduzir o veículo tenha a sua carteira de habilitação. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que somente uma pessoa bem capacitada fisicamente pode obter uma CNH. Felizmente, hoje é possível que pessoas com deficiência possam tirar sua própria CNH, considerada especial e, depois das aulas e do teste, se aprovado, já pode começar a conduzir um veículo. Mas você sabe como é um carro adaptado? Aqui nesse artigo, será mostrada a resposta para essa pergunta, além de outras informações interessantes. Confira.

A CNH Especial Para A Pessoa Com Deficiência

Caso uma pessoa com deficiência queira se candidatar para ter uma CNH, o processo inicial é o mesmo: o candidato precisa se dirigir até uma CFC para dar início aos trâmites. No entanto, é necessário ele ter em mente que não são todas as autoescolas que dispõem de credenciamento do Detran para lecionar as aulas a uma pessoa com deficiência, cabendo ao candidato procurar uma CFC especializada nesse quesito. Ao encontrar e dar início ao processo, a autoescola irá indicar uma clínica psicotécnica para a realização dos testes necessários, além de uma avaliação complementar de um médico designado pelo Detran, que irá avaliar o candidato e irá indicar quais serão as restrições do candidato ao dirigir por causa da deficiência.

Depois de portar o laudo com as suas restrições ao dirigir e além, é claro, de ter sido aprovado nos demais testes, é necessário que o candidato retorne à Autoescola, para dar início às aulas teóricas, que carga/hora total de 45 horas. Caso seja de seu interesse, o candidato pode consultar o CFC sobre a possiblidade de realizar tais aulas em apenas uma semana – será necessário a presença do candidato nas aulas de manhã, tarde e noite, para que, em apenas uma semana, possa pôr fim às 45 horas aula. Depois de completada as 45 horas aula obrigatórias, o candidato pode se candidatar a realizar a prova teórica, no qual será necessário o acerto de 21 questões da prova, de um total de 30.  Aprovado no exame, o candidato deve aguardar a emissão da LDV, que é a licença de direção veicular e, em posse dela, poderá realizar as aulas práticas no carro da autoescola de sua escolha. Vale lembrar que o carro disponibilizado para você deve ter as adaptações necessárias para que você aprenda a dirigir já com as restrições que a deficiência impõe.

Realizada as aulas, que tem carga horária de 25 horas (sendo 5 dessas horas realizadas no simulador), o candidato pode solicitar a prova prática, isso, claro, se ele se sentir confiante para tal. Se não estiver, pode optar pela compra de mais aulas para poder, enfim, treinar mais para o temido exame.

Chegado o dia do exame, a realização do mesmo é idêntica aos que concorrem pela CNH comum: a única diferença é o carro utilizado, no qual é adaptado às necessidades especiais do candidato e, também, pelo examinador do Detran, que estará ciente de que restrições você terá ao dirigir. Depois da aprovação, a CNH, ainda permissão, chegará em até uma semana na casa do candidato, e no documento irá constar todas as restrições que o candidato tem por conta de sua deficiência.

É válido lembrar que, se uma pessoa que tem uma CNH normal se acidenta, é necessário que ela tire uma CNH condizente com sua nova condição, mas, em alguns casos, nem o exame psicotécnico nem a prova prática são necessários novamente, só precisando da emissão de um novo documento contendo todas as restrições impostas pela deficiência.

Os Carros Adaptados Para Quem Tem Deficiência

Depois da aprovação no exame prático do Detran, é necessário comprar ou adaptar um carro para as condições de deficiência relatados. E é válido mencionar quais podem ser essas adaptações para as pessoas com deficiência.

Caso uma pessoa tenha como deficiência a presença de apenas uma mão ou um braço, é necessário que haja uma espécie de base no volante que possibilite o controle dele por meio de apenas uma das mãos. O mesmo vale para aquelas pessoas que não possuem braços, mas contam com pernas em plena atividade. Nesse caso, o volante fica na parte de baixo do painel, próximo aos pedais de freio e acelerador, e a pessoa com deficiência deve utilizar os pés para dirigir e conduzir o veículo.

Para as pessoas que não conseguem andar, os carros adaptados recomendados são aqueles com grandes portas na parte de trás, como o Doblô, da montadora italiana Fiat, já que, mediante adaptação, possa se fazer com que o deficiente entre com sua cadeira de rodas pela traseira do veículo, podendo utilizar a cadeira como banco, depois de fixa-la, e guiar o carro utilizado a mão e os braços.

Atualmente, são realizadas diversas campanhas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de se incorporar à sociedade as pessoas com deficiência, no qual encontram muitas dificuldades para fazer sua voz valer e ser ouvida pela população: antes, era muito difícil arrumar um emprego, ter uma vida social estabilizada, entre outros problemas, tudo isso sendo influenciado pelo preconceito. A obtenção da CNH pelos deficientes é mais uma prova de que não há mais espaço para discursos depreciativos e preconceituosos para com aqueles que possuem deficiência. É hora de inclusão e incorporação dessas pessoas ao cotidiano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *