Hoje vamos falar sobre o sistema de carburação, um sistema de alimentação dos automóveis que já está virando peça de museu. O sistema de carburação é o responsável pela alimentação dos motores movidos à explosão, e foi substituído pelos sistemas de injeção eletrônica de combustível. Mais recentemente, pelo revolucionário sistema de injeção direta que, além de garantir uma maior performance e um melhor funcionamento do motor, garante uma economia considerável de combustível, ao contrário do que que nos faz pensar o seu funcionamento.
As marcas mais conhecidas de carburadores eram o Solex, o Brosol e o Webber, que equipavam veículos como o Fusca, a Brasília e a Kombi da Volkswagem, o Chevette e o Opala da Chevrolet, e o Fiat 147, Oggi e Prêmio da Fiat.
Por mais incrível que possa parecer nos dias de hoje, que nos acostumamos com sistemas computadorizados até em veículos populares e mais simples, o sistema de carburação tinha um funcionamento totalmente mecânico, sem nenhum componente eletrônico ou elétrico.
.