Alunos Criam Protótipo de Carro Esportivo

Os alunos e professores da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, estão comemorando orgulhosos o resultado do projeto interdisciplinar desenvolvido pelos alunos dos cursos de Design e Engenharia automotiva. Durante um ano e meio eles se dedicaram ao projeto no Laboratório de Protótipos de Engenharia Automotiva da Universidade, com apoio de empresas do mercado automobilístico, e assim nasceu o “Alvus” o protótipo de um carro esportivo que custou apenas R$ 600,00 aos cofres da instituição. Depois de muito trabalho duro dos alunos, contando com a supervisão dos professores, desenvolveram o projeto e o novo carro foi criando forma, um carro esportivo, de passeio, com projeto concebido e desenvolvido totalmente pelos integrantes da equipe.

O grupo de alunos engenheiros foi audacioso e não satisfeitos em desenvolver o veículo, foram responsáveis também pelo sistema de arrefecimento, pela fabricação de algumas peças da suspensão, e construíram também o revestimento e o chassi do “Alvus” utilizando para isso material de sucata, reciclando “lixo” encontrado nos depósitos da ULBRA. O resultado de tanta pesquisa, estudo, criatividade e inovação foi o carro esportivo batizado como “Alvus” que teve um custo de produção de R$ 600,00. A equipe possuía um motor do Astra e peças de veículos que era utilizadas nas aulas no laboratório, essas peças e o motor do Astra, um carro da Chevrolet, foram aproveitados no protótipo. Além disso empresas montadoras de veículos se tornaram parceiras no projeto pois percebem a importância de experiências dessa espécie na formação dos futuros engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dos carros modernos. Assim doaram sistemas de freios e injeção eletrônica compatíveis com o projeto.

Automóvel

Automóvel

O resultado final do projeto é um carro com motor 2.0, potencia de 120 hp, tração traseira, cambio de 5 marchas programável, injeção eletrônica. Revestido com material reciclado, os alunos utilizaram tubos, placas de PVC e até luminárias, uma tecnologia que permitiu a criação de um veículo extremamente leve, cerca de 600Kg, bem menos do que os similares, veículos pesados. O carro apresenta muita estabilidade, apesar do pouco peso, o que garante o aumento proporcional da potencia do esportivo em corrida de carros, além de evitar acidentes.

Toda a equipe que participou do projeto está entusiasmada e já analisam futuros projetos a serem desenvolvidos, utilizando a tecnologia e os conhecimentos e a experiência do primeiro trabalho. Os professores avaliam o desenvolvimento desse grupo de futuros profissionais que através do projeto tiveram a oportunidade de colocar em pratica o conhecimento adquirido até então, e após muitas tentativas, erros, acertos, discussões, cálculos e estudos obter soluções aos grandes desafios que se apresentaram ao longo das diversas etapas de desenvolvimento do projeto. Apesar de simples, a realização deste projeto a nível universitário com certeza prepara futuros profissionais com capacidade de resolver os grandes desafios que a indústria automobilística tem pela frente com relação a emissão de gases poluentes ao meio ambiente e dos combustíveis alternativos e até mesmo criar carros com design engraçados ou diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *