Crash Test Mais Rigoroso

Os acidentes de trânsito ainda são uma das maiores causa de mortes no Brasil e no mundo, e a cada ano milhares de pessoas de todas as idades morrem em decorrência de acidentes de trânsito, enquanto outras milhares de pessoas ficam feridas e muitas delas com seqüelas incapacitantes. Nos EUA o número anual de mortes no transito se equivale ao número de soldados mortos na guerra do Vietnã.

Os acidentes de trânsito e o número de mortos e feridos que ocasiona em todo o mundo é um assunto já desgastado pelas discussões, porém é sempre atual pois a cada dia no Brasil, dezenas de pessoas são vitimas do trânsito violento, ou da falta de condições das estradas ou mesmo dos veículos. Buscando amenizar essa situação essa semana está sendo veiculada na mídia uma notícia sobre novos e mais rigorosos testes de seguranças de veículos. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre estes novos testes que devem entrar em vigor em 2011.

Estatísticas do DNT – Departamento Nacional de Trânsito

Crash Test Mais Rigoroso

Crash Test Mais Rigoroso

Anualmente cerca de 25 mil brasileiros morrem, vítimas do trânsito, enquanto milhares de outras ficam apenas feridas, muitas delas com seqüelas pra vida inteira.

Apesar do número total de acidentes com e também sem vítimas ser maior a cada ano, quando esses números são comparados com o aumento do número de veículos em circulação, vemos que o número de acidentes com ou sem vítimas tem sido menor, ou seja, quando comparamos o número de veículos existentes, os percentuais diminuem bastante, e isso se deve a diversos fatores, como a fabricação de veículos mais seguros e a maior conscientização dos motoristas sobre a responsabilidade do trânsito e o uso de itens obrigatórios de segurança, como o cinto de segurança.

Essas estatísticas com menor número relativo de acidentes e de mortes se confirmam em estudos realizados pelos Órgãos de Trânsito no mundo inteiro

Sistema de testes de impacto mais rigoroso

Veículos

Veículos

O Diretor do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito anunciou que os veículos lançados no mercado brasileiro a partir do ano de 2012 deverão passar por um crash test muito mais rigoroso do que o sistema atual. Cresh test é o nome que recebe o sistema de teste de impacto a que são submetidos os modelos de veículos antes de serem lançados no mercado, e para os veículos já em circulação, esse novo sistema deverá ser implementado somente em 2014.

Nos Estados Unidos inclusive, os veículos são obrigados, desde o ano de 2007, a ostentar no pára-brisa dianteiro o número de estrelas obtidos no crash test do modelo, sendo cinco o número máximo de estrelas.

Maior segurança para os passageiros

Testes

Testes

Os novos testes de colisão serão implantados nos Estados Unidos a partir de 2011 e no Brasil em 2012, e apesar de não serem unificados os crach tests dos dois países vão submeter os modelos de veículos a testes rigorosos de segurança mais severos e em condições diversificados, com impactos laterais e bonecos de diversos tamanhos, testando principalmente os equipamentos de segurança obrigatórios e com pontos extras para os equipamentos preventivos.

Os resultados dos testes devem ser divulgados, para que o consumidor possa avaliar a segurança do veículo na hora de escolher o modelo do seu carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *