Carros Nacionais com Vida Longa

A média de vida de um carro no mercado automobilístico mundial é de quatro a seis anos, tempo em que um carro sobrevive à luta pela permanência no mercado diante das montadoras e dos seus clientes, que nos países desenvolvidos, são cada vez mais exigentes, com GPS no carro, por exemplo, e muitas vezes, recorrem a apenas pequenas mudanças no visual para mudar sua vida útil, que pode chegar, em alguns casos, a oitos anos, não mais do que isto. No Brasil, Nacionais com Vida Longa, têm na Kombi VW, um modelo que chega aos 56 anos de plena existência, uma verdadeira heroína de resistência, em modelos automotivos a permanecer na linha de produção por tantos anos sem interrupção, como em outros casos da própria VW com o Fusca e a Variant, relançada recentemente na Europa.

VW Kombi

VW Kombi

Com tantos clássicos rodando por ai, por que não participar de um Encontro de Carros Antigos, ao contrário de deixá-lo Escondido. A Parati também está entre os nacionais com vida longa, pois já é fabricado no Brasil a mais de vinte e sete anos. Fabricada inicialmente em 93, só em 99, viria a sofrer mudanças na sua forma externa, arredondando sua traseira. A Parati veio para substituir a Brasília e a Variant II, ambas com mais de vinte nos de produção e que estão na história de carros nacionais com vida longa. Sendo que a Variant foi relançada na Europa como um carro de luxo. Tanto a Fiat, a GM como a Ford, tiveram e tem carros nacionais de vida longa, principalmente no mercado de usados.

Fusca

Fusca

O que acontece no Brasil atualmente, com o grande desenvolvimento da indústria, é o lançamento a toda hora de um novo modelo e com isto, os carros usados vão ficando para trás e ninguém os quer mais. Hoje você tem mais facilidades em adquirir um carro zero do que um usado, que muitas vezes, tem melhor qualidade e durabilidade do que um modelo novo, hoje quase descartável. Os modelos antigos são mais pesados, mais fortes e agüentam mais o tranco de nossas ruas esburacadas. As pessoas gostam de aproveitar os carros mais antigos para praticar o tuning, como é o caso de muitos Carros Rebaixados que fazem sucesso nas ruas, alguns podem ser considerado até um Tuning Medieval

Para atingir o carro nacional com vida longa, a exemplo da Kombi, nos dias de hoje, será uma tarefa muito difícil, pois a tendência do mercado é sempre inovar, não importando muito a qualidade, a durabilidade e a consistência no mercado. Carro hoje é potência e design, o resto é o resto, e restos, são descartáveis. Por tudo isso, carro nacional com vida longa já é coisa do passado. Como será o carro do futuro é a grande Emergência que o mercado tem. A nova tecnologia automotiva da modernidade é que vai, daqui para frente, colocar esses novos modelos surgidos agora, na prateleira das revendas de usados, pois a lei do airbag, não vai encontrar, nesses modelos, condições de instalação. Vai ter que ser feito tudo de novo. Claro que em muitos casos não,mas os modelos populares, sim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *