As empresas brasileiras, desde a última quarta-feira, dia 24 de junho, estão proibidas de fazerem importação de pneus usados de outros países como vinha acontecendo até agora. É que o Supremo Tribunal Federal por oito votos a um decidiu, atendendo ao pedido do governo federal impedir esse tipo de importação. O governo há bastante tempo vem contestando as decisões da justiça que autorizava a compra desse produto por parte das empresas brasileiras. Assim Termina a Importação de Pneus Usados de outros países para o Brasil. As reações que a medida de Emergência causou são as mais diversas, pois os empresários do setor são contra a decisão uma vez que afirmam que a medida vai prejudicar 40 mil pessoas que tem empregos diretos neste ramo.
Por outro lado tem aqueles que acreditam que nenhuma atividade econômica pode ser exercida a revelia dos cuidados com a proteção do meio ambiente. O julgamento que havia iniciado em março ficou suspenso com um pedido de vista e somente foi retomado agora, porém com o parecer contrário de Marco Aurélio Mello que acredita ser o veto uma medida que fere a livre concorrência. Por enquanto quem já tem negócios fechados com outros países ainda poderá receber as encomendas, mas já que a lei termina com a importação de pneus usados, não esqueça que os novos negócios não serão mais permitidos sob pena de quem desacatar a lei acabar pegando de um a quatro anos de prisão acusado pela prática de contrabando.
Os empresários brasileiros importam esses pneus para recaparem e venderem aqui, com essa proibição vai ter de comprar pneus novos e com isso vai aumentar a segurança para Super Carros. Segundo o Presidente Lula a importação é Inconstitucional, pois prejudica o ambiente e causam danos a saúde Publica. A Constituição assegura a todos o direito a um meio ambiente sustentável ecologicamente e se agora termina a importação de pneus usados. O Brasil estará apenas respeitando os direitos do cidadão brasileiro. Com a onda dos Super Carros Modificados ou carros tuning e Carros Rebaixados todos querem acessórios novos. Na verdade ao impedir a entrada desse lixo que vem de outros países estaremos apenas fazendo do mundo um lugar melhor para nós e mesmo que isso venha se tornar embaraçoso para alguns empresários, com certeza o saldo ainda será positivo de acordo com a área saúde que vê com bons olhos o término da importação de pneus.
A economia brasileira está entrando em um bom momento e por certo vai logo superar esse corte encontrando novas alternativas em borá para quem é do setor, quando termina a importação de pneus usados o Brasil comete um erro, pois esta, segundo empresários do ramo é uma atividade que retira do meio ambiente um número muito grande destes pneus. Mas, se você é um Cara Esperto, fique alerta para não se posicionar do lado errado da questão, pois os pneus já colaboram de maneira muito negativa para com a natureza além do fato de que é um deposito muito apropriada para que insetos se proliferem aumentando a incidência de doenças como é o caso da dengue. Segundo defensores das importações de pneus para recauchutagem as normas que determinam que a quatro pneus importados, cinco devem ser eliminados do meio ambiente, preserva esse meio, mas será essa norma realmente cumprida? O que Você Faria? Resposta Difícil de ser dada.
Tenho uma pequena empresa de remoldagem de pneus concordo com a proibição dos importados,mas o governo deveria dar mais apoio os recicladores de pneus no brasil para dar fins ou prolongar a vida util deste produto e deixar de cobrar o imposto destes produto até mesmo uma vez cobrado e vem dando duplicidade na coleta do imposto pago,o proprio governo deve fazer companha para induzir a compra do reciclado assim ajudaria a dar fins nestes tipo de problema tambem acelerar os processos para dar inicio de verdade na utilização na massa asfaltica e outros;mas a fabricaçao de pneus novos só prolonga o problema, acredito eu que dentro dos oragão do governo deveria usar sempre um percentual de produto renovado e assim o encetivo da população a fazer o mesmo isso seja em quaquer area de seguimento de renovavel.
Num pais onde os pneus tem os preços mais caros do mundo, por causa dos impostos e ganancia das fabricas, nao entendo a proibição tambem de importar pneus novos, um pensu no brazil custa 300 o mesmo no mercado sulamericano sai por 100, nao creio que essas medidas tenham apenas caraters ecologico.