A maioria dos cães gosta de andar em carros. De certa forma é divertido levá-los junto às viagens. No entanto é importante ter em mente de que o animal não é um brinquedo e precisa de cuidados básicos para que a experiência não se torne traumática aos animais. Procure viajar com os animais para locais divertidos e não somente no sentido de levar para tomar vacina ou visitar veterinários. Animais precisam assimilar as viagens de carros com coisas boas para não se recusarem no futuro a subirem a bordo e ficarem traumatizados.
Dicas Rápidas: Viagem de Carro com Animais
- 01: Lembre de que segurança deve estar em primeiro lugar. Condutores que não possuem grades ao animal devem reservar assento. Contraindicado viajar com cães ou gatos no colo do passageiro! Na dúvida o interessante é comprar assento de segurança no sentido de transmitir segurança e conforto ao cão;
- 02: Coloque grade de arame para impedir com que o cão salte sobre as costas dos assentos, a maioria dos carros possui grade de arame instalada. A instalação pode ser feita em menos de cinco minutos;
- 03: Forre o assento com cobertores para que o cão cochile na viagem. Pode representar maneira fácil de lidar com a doença de movimento;
- 04: Deixe o animal de estimação se acostumar a andar em um carro de maneira gradual. Comece por permitir que seu cão passeie com o carro para fora do motor. Então comece com viagens curtas até o animal se familiarizar com a viagem de carro.
- 05: Não alimente o cão em instantes da viagem;
- 06: Coloque alguns brinquedos da mastigação na parte de para o cão se manter ocupado;
- 07: Garanta com que o animal de estimação não ande ao redor do veículo, considerar a compra de um cinto de segurança para cães, ideais para os animais não serem lançados do veiculo em cima dos outros passageiros com freadas ou colisões;
- 08: Mantenha coleira do cão. Há sempre uma chance – não importa o quão bem comportado o animal pode ser – que o mesmo vai sair do carro e para longe do controle dos donos.
- 09: Esteja ciente que o cão pode pegar insolação em carros estacionados por muito tempo. Ao parar o veículo se faz necessário retirar o animal para que ele estique os ossos, mesmo que seja na única na grama do restaurante fast-food na estrada. Isso permite que utilize o banheiro ou beba um pouco de água.
- 10: Não se esqueça do pacote de suprimentos adequados para o cão quando se toma uma longa viagem de carro. Traga a água tratada, coleira, alguns brinquedos favoritos de mastigação, e sacos plásticos para lixo.
- 11: Se a sua viagem durar mais do que algumas horas, (cerca de quatro horas é o limite absoluto aos cães), se certifique de parar em algum lugar gramado e calmo para alimentar o cão com alguma comida e água, leve para caminhada para que ele possa deixar fora o excesso de energia.
- 12: Consulte ao veterinário se o cão apresenta sinais de doença de carro. Nunca medicar o seu cão com qualquer medicamento sem a orientação do veterinário de confiança. Quem viaja por longa distância pode considerar a obtenção de uma casinha de cachorro.
- 14: Se o cão tem problemas de hiperatividade, entre em contato com o seu veterinário e solicite sedativo leve, disponível e seguro, especialmente se for uma viagem longa. Siga atentamente as instruções de como tomar o medicamento.
- 15: Ao parar em um local de comida rápida para refeição, estacione o carro na sombra e deixe as janelas abertas por cerca de um centímetro para entrar ar frio. Bloqueie as portas do carro. Tente não gastar mais do que cinco minutos, principalmente se for um dia quente.
- 16: Amarre o seu cão em um post ou apenas dentro da porta da frente ou do lado de fora, em um lugar onde possa ser visto. Pelo menos ele vai estar fora do calor. Certifique de amarrar com nós seguros para que ele não escape à estrada. Nós apertados também significam que será menos provável para alguém roubar. Coma seu alimento com o cão para que ele tenha companhia. Bom momento para caminhar depois do almoço antes de prosseguir viagem.
- 17: Faça as primeiras viagens de poucas pessoas no carro junto com o cão, de preferência conhecidos para que ele não fique assustado. Procure ir para locais divertidos como campos ou parque para que ele associe o ato como algo de bom. Não viaje com ele apenas para tomar vacinas ou visitar o veterinário, visto que existem chances consideráveis dos cães se recusarem a entrar no carro caso o destino seja sempre algo chato para ele.
- 18: Cachorro não é brinquedo. Filhotes quando estão no passeio de carro devem estar “com o estômago vazio” por alimentos de retenção na fonte para duas a quatro horas antes do passeio. Diversos passeios sem náuseas ajudam a evitar com que o filhote de cachorro desenvolva a doença de carro.
- 19: Tampas de assento podem ajudar a manter o carro limpo.
- 20: Quem planeja viajar por mais de 24h de carro com cães deve certificar de maneira antecipada se o hotel aceita a entrada de animais;
- 21: Alguns cães podem ficar enjoados. Mantenha olhar atento sobre eles e forre o banco de trás com cobertores velhos ou jornal se quiser estar no lado seguro;
- 22: Se o cão fica doente de maneira constante em viagens, então consulte o veterinário sobre isso que de maneira provável deve indicar medicamentos.
- 23: Sem conforto dentro do carro o cão começa a demostrar sinais de sofrimento. Conforte, tão natural quanto parece, reforce a ideia de que algo ruim está acontecendo. Faça o seu melhor para manter a calma e fique com a atenção acesa aos sinais de sofrimento verdadeiro.
Lista de Itens Necessários para Viajar com Animais de Estimação de Carro
.
- Cama do cão
- Brinquedo para manter ele ocupado
- Água potável
- Coleira
- Alimento seco ou molhado para cães
- Casinha ou caixa ou de segurança
- Reservar assento no carro
- Grade de Arame entre os bancos da frente e traseiros
- Tampas de Acento
- Remédio (Caso indicados por veterinários)
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier
Categoria(s) do artigo:
Notícias