Dirigir é um dos maiores prazeres da vida. No entanto, você sabe qual é a finalidade do comando de válvulas do carro? Sabe o que é preciso para que motor do veículo funcione? Sim, são várias as dúvidas relacionadas a essas peças que são responsáveis por manter um veículo em funcionamento.
No artigo abaixo, vamos abordar o comando de válvulas, um sistema que tem muita importância para todo os veículos. Aliás, para entender melhor sua função, você vai conhecer suas grandes características e como ele desempenha suas funções.
Afinal, todo bom condutor sabe que o motor de um automóvel é peça vital para que o prazer de dirigir não seja prejudicado por eventuais imprevistos.
Válvulas – Qual a sua Função?
Em primeiro lugar, antes de mais nada, é importante saber que as válvulas são essenciais dentro de qualquer motor. Até porque as válvulas são peças que servem para controlar a saída e entrada de gases nos cilindros, fazendo os motores serem acionados.
Cada um dos cilindros do motor é composto por duas válvulas: a válvulas de admissão, por onde entram os gases. Em seguida, ocorre a combustão e a liberação desses gases pela válvula de escape.
Desempenho do Carro e as Válvulas
Quando vamos comprar um carro, percebemos que ele costuma ter oito ou dezesseis válvulas. Os modelos com contam com 4 cilindros, sendo que cada um deles utiliza com 2 válvulas.
Em motores com 16 válvulas, são quatro por cilindro. Além do mais, saiba que isso é fator diretamente relacionado com o desempenho que o motor apresenta.
Por outro lado, note que veículos com oito válvulas funcionam melhor em baixas rotações, como hora do arranque e hora para buscar mais agilidade.
Em carros com 16 válvulas, ele consegue ter uma maior quantidade de ar para queimar o combustível, o que garante mais desempenho em altas rotações. Enfim, nas estradas esse motor consegue economizar mais combustível, visto que 8 válvulas consomem mais na cidade.
Para Que Serve o Comando de Válvulas?
Como conceito, saiba que o sistema chamado de comando de válvulas conta com a árvore de cames. Ou seja, um componente vital para que o veículo funcione.
Aliás, essa peça ainda é popularmente conhecida como veio de ressaltos, eixo de comando de válvulas, ou ainda como árvore de comando de válvulas. Na prática, este componente mecânico fazem as válvulas de escape e admissão fecharem e abrirem, controlando a saída e entrada de gases nos cilindros.
A árvore de cames possui os chamados ressalto em seu corpo. Sendo assim, quando essa árvore gira, ela aciona um impulsor capaz de pressionar para baixo a haste da válvula, fazendo ela se abrir.
Para isso, uma mola na haste ainda faz a válvula se fechar, completando todo o processo. Ainda vale lembrar que esse movimento precisa ser sincronizado com o ciclo de trabalho dos pistões.
Tipos de Comando de Válvulas
Agora que você já sabe um pouco sobre esse sistema, note também que existem tipos variados de comando de válvulas. Afinal, cada um é específico para cada tipo de motor. Assim, veja abaixo quais são esses tipos de comando de válvulas:
SOHC
Esse tipo de comando conta com uma única árvore de cames localizada no motor. Por isso, ele é o responsável por fechar e abrir as válvulas de escape e admissão. No geral, podemos encontra-lo em motores que contam com somente 2 válvulas por cilindro.
DOHC
Contando com duplo comando de válvulas no cabeçote, esse tipo emprega 2 árvores de comando para controlar as válvulas.
No entanto, diferentemente de outros modelos de comando, ele é mais comum em veículos que contam com quatro válvulas por cilindro. Sendo assim, uma das árvores é responsável pelo escape enquanto a outra, fica responsável pela admissão.
OHV
Este sistema de comando de bloco sempre foi mais comum em automóveis antigos. Afinal, motores com esse tipo de distribuição costumavam ter seu comando de válvula instalado no bloco, não no cabeçote. Sendo assim, o comando é realizado por meio de balancins e varetas, indiretamente.
Possíveis Defeitos nas Válvulas
Assim como os demais componentes de um automóvel, a presença do comando de válvulas também está sujeita a problemas e defeitos.
Nesse sentido, você precisa saber como fazer uma detecção prévia e segura. Enfim, veja a seguir alguns sinais claros de que as válvulas do seu motor podem estar apresentando defeito ou até mesmo estão desreguladas.
Em primeiro lugar, note se ao dar a partida há fumaça saindo da região do motor. Afinal, o deve ser no comando de válvulas. Sendo assim, nesse caso é provável que haja um grande desgaste nas vedações da válvula. Assim, se isso acontecer, saiba que o óleo pode estar em excesso no sistema, gerando outros defeitos.
Além do mais, existem outros sintomas para você poder detectar se suas válvulas estão desreguladas. Confira a seguir quais são as dicas:
- Aumento na emissão de poluentes;
- Sons de batidas de peças pequenas;
- Perda de potência;
- Piora na dirigibilidade;
- Superaquecimento do motor;
- Sons estranhos;
- Maior consumo do combustível;
- Queima excessiva de óleo.
Como Evitar Problemas no Comando de Válvulas
Como sempre ressaltamos aqui, o primeiro passo é a realização de manutenções preventivas no seu veículo. Sejam programadas pela montadora ou não, seu veículo está sempre sobre sua responsabilidade.
Aliás, essa ação detecta antecipadamente se uma peça está para quebrar, se haverá mau funcionamento geral e até problemas maiores no futuro.
Vale salientar que outro ponto importante ao cuidar de um carro é a trocar regular de óleo. Para isso, basta conferir sempre a periodicidade indicada no manual do proprietário.
Na prática, se o óleo estiver sujo ou com o nível baixo, ele pode gerar desgaste nas pontas das válvulas. Além do mais, essa atitude vai impedir que ocorram bloqueios no sistema.
Todas as peças que que fazem parte do sistema de comando de válvulas precisam estar apertadas segundo indicações da montadora. Ou seja, excessos para mais ou para menos vão contribuir para que seu querido veículo tenha uma diminuição drástica na vida útil de cada peça. Sem exceção.
Dito isso tudo, vamos finalizar com outra dica vital para sua segurança: se precisar repor de qualquer peça ou conjunto de um veículo, fuja do mercado paralelo.
Afinal, a alternativa pode sair mais acessível a curto prazo, mas sair mais caro e até fatal em pouco tempo. Sendo assim, fechamos nosso artigo sobre para que serve o comando de válvulas indicando que você invista sempre em peças originais.