Hidrogênio como Combustível é Alternativa Viável

Há muito se pensa no hidrogênio como combustível, porem esta sempre pareceu uma alternativa bastante distante, entretanto isso hoje pode ter mudado fazendo com que a hipótese que antes parecia ser praticamente impossível tenha se tornado uma idéia plausível uma vez o hidrogênio já está sendo até testado como combustível.

Problemas Quanto à Fonte do Material

Hidrogênio como Combustível é Alternativa Viável

Hidrogênio como Combustível é Alternativa Viável

Que o hidrogênio é tudo que existe de bom é unanimidade entre os entendidos quando se olha apenas as vantagens que ele trás. È gerador de energia para motores elétricos sendo que da queima resulta como resíduo puro vapor d’água apenas. O problema encontrado até hoje para que o hidrogênio pudesse se usado como um combustível está no fato de que quando tinham início as discussões sobre as fontes de retirada do material é que os problemas começavam a surgir.

As Fontes

Energia

Energia

No momento em que se extrai o hidrogênio da água pelo processo de eletrólise o consumo de energia é muito grande e em muitos países a geração dessa energia consumida para a extração se origina em outros tipos de combustíveis que não são renováveis. Quando ele vem do gás natural ocorre à geração de monóxido de carbono que é altamente prejudicial a nossa saúde. Entretanto hoje o hidrogênio como combustível é alternativa viável até porque na bolsa de apostas de novos recursos energéticos, ele está crescendo e assim se firmando como uma possibilidade concreta.

Começam os Testes

Evolução

Evolução

De acordo com Caio Mogyca que é diretor de marketing e engenheiro da Air Liquide, no mundo todo o hidrogênio deixou de ser visto como uma pesquisa em constante evolução e passou a ser considerado uma alternativa viável como combustível.

A Air Liquide é uma empresa multinacional francesa especializada não só na produção como também na distribuição de gás. Como tal essa empresa teve participação nos estudos do ônibus a hidrogênio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo sendo que este ônibus começa em teste, este mês ainda a rodar num Corredor Metropolitano.

Extração de Fontes Diversas

Segundo Mogyca hoje já é possível que se faça a extração do hidrogênio partindo de diversas fontes, além de que pode ainda por meio de processos químicos, obterem o gás através da energia eólica, de fonte solar, da eletrólise e ainda da decomposição do gás natural. O que na realidade irá definir a maneira de obtê-lo é o tipo de energia de cada região.

O engenheiro afirma ainda que mesmo se tratasse dos processos considerados como sujos há possibilidade de que esse processo possa ser revertido. Em se tratando da eletrolise existe a possibilidade da geração de hidrogênio ser realizada nos horários em que o consumo de energia baixa e esta sobra, sem ter como armazená-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *