Faça os freios durar longo tempo ou comece a acelerar menos e por consequência ter menor exigência. A escolha é sua! Por vezes a região geográfica possui relação direta com o desgaste. De qualquer forma, manter a peça em plenas de condições se faz necessário para a própria segurança de motoristas, passageiros e demais pessoas que estão compartilhando o trânsito.
Informações Importantes: FREIO ABS
O freio ABS representa outro sistema de frenagem no sentido de evitar que aconteça o bloqueio da roda e por consequência o pneu derrape na pista, proporcionando descontrole.
Com o sistema se aproveita melhor com atrito estático ou cinético. A derrapagem consiste em uma das grandes causas dos acidentes graves. Na Alemanha se equivale em pelo menos quarenta por cento na média anual dos primeiros anos do século XXI.
A história aponta que os primeiros sistemas ABC foram designados para oferecer frenagem aos aviões. Sistema desenvolvido em 1950 por DUNLOP levou como base modelos designados às aeronaves. Em termos gerais o primeiro modelo original foi desenvolvido pela BOSCH e ficou disponível ao mercado mundial desde o final da década de setenta do século XX.
O ABS da atualidade consiste em sistema eletrônico composto por sensores capazes de monitorar as rotações que existem em cada roda, comparando com a velocidade do veículo.
ABS não é ativado durante as situações de frenagens cotidianas. Para aliviar a pressão nos momentos em que a velocidade da roda cai quando comparada com o carro o sistema realiza envio de sinais às bombas e válvulas do sistema de óleo do freio. Ao pisar fundo, a operação causa vibração.
Física Na Derrapagem
Em termos conceituais o sistema de freio ABS está baseado em conhecimento físico. No momento em que as rodas estão em movimento podem sofrer por causa da força inerente aos atritos estáticos.
Dentro Do Brasil
Dentro do Brasil quase vinte por cento dos veículos em circulação possuem ABS, ao passo que em países europeus e nos Estados Unidos está presente entre oitenta e cem por cento nos carros produzidos de modo anual. As leis internacionais possui maior exigência do que em terras nacionais, por este motivo que o veículo no exterior é produzido com maiores níveis nos acessórios de segurança.
O melhor freio ABS (BOSCH) do mercado é importado e junto com outros itens de segurança, caso dos airbags frontais, a conta pode sair cara para motoristas, pelo menos dois mil reais.
Falta de reivindicação política e desconhecimento das vantagens de seguranças referentes aos freios ABS são motivações para que aconteça pouca valorização em níveis mercadológicos na revenda. Interessante notar que mesmo com a presença da fábrica Bosch presenta em Campinas a grande parte das peças presentes no mercado chega das fábricas estabelecidas na Europa.
Poder Efetivo Dos Freios ABS
Superfícies em concreto ou asfaltos, sejam secas ou molhadas, podem ficar seguras quando o veículo tem freios ABS, com capacidade de atingir maior capacidade de frenagem.
Motoristas profissionais podem usar técnicas especiais de direção no sentido de ganhar segurança parecida com o sistema ABS, mesmo sem o freio estar caracterizado com o sistema. No entanto, grande parte das pessoas que dirigem não possui os conhecimentos de especialistas e demanda da operação para reduzi os impactos e ao mesmo tempo diminuir as chances de acontecerem os mesmos.
De acordo com a opinião de motoristas profissionais, quem não tem experiência e possui ABS, em situação de emergência, deve pressionar o pedal do freio com a maior força possível, tente desviar dos obstáculos.
Interessante notar que com freios normais os motoristas não podem apostar no desvio de obstáculos, visto que as rodas estão travadas e por consequência o carro possui chances de derrapar.
O ABS pode aumentar a distância de frenagem em pistas irregulares com superfícies de pedregulhos ou nevadas. Certos sistemas deixam a roda travar e destravar de acordo com as condições da pista.
O benefício elementar do freio ABS em pistas desreguladas está na capacidade de aumentar a capacidade do motorista a manter o controle do carro ao invés de derrapar. No momento em que é ativado o pedal do freio é acionado de modo instantâneo.
Grande parte das pessoas que dirigem em veículos com o sistema de maneira raro ou mesmo nunca precisa acelerar de modo brusco ao ponto de travar as rodas. Não de pode ignorar o fato de que quase ninguém se preocupa em ler o manual, característica descoberta apenas em situações de emergências.
Quando motoristas se encontram em períodos emergenciais e acionam a travagem das rodas podem sentir sensações estranhas como menor pressão do pedal, por consequência aumenta a período de frenagem e ao mesmo tempo contribui para que diminua o índice de acidentes perigosos.
Existem fabricantes renomados no mercado que implantaram sistemas de avaliação para testar as operações e ao mesmo tempo saber quanto de frenagem será necessário para garantir a segurança.
Especialistas concordam entre si ao afirmar que o ABS pode reduzir de modo significativo e ao mesmo tempo melhorar a segurança de motoristas de carro em situações de trânsito em que não se sabe ao certo ser necessário soltar ou pisar no pedal.
Usando circuito eletrônico que controla o sistema os freios impedem com que aconteça o travamento das rodas nos momentos que acontecem à frenagem. No sentido de ganhar poder na freada tenha em mente de que o pneu precisa estar ligado ao solo com maior presença possível.
ABS traz segurança ao automóvel porque permite às rodas de um veículo em manter a tração e o contato com a superfície da estrada. Consiste em sistema automatizado que usa os princípios do limite de frenagem e cadência praticada por motoristas habilidosos com sistemas de gerações anteriores de travagem.
Oferece o controle do veículo melhorado e diminui as distâncias de travagens em superfícies secas e escorregadias para motoristas, no entanto, em pistas soltas, como cascalho ou asfalto coberto de neve, ABS pode aumentar de modo significativo à distância de frenagem e ainda melhorar o controle do veículo.
Como o uso generalizado inicial em carros de produção, sistemas de antibloqueio de travagem evoluíram de modo considerável.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier