O Que São os Cavalos do Motor?

Uma expressão muito utilizada em concessionarias e por apreciadores de veículos é “esse carro possui (um número específico) de cavalos”. Mas o que isso quer dizer?

Na realidade essa medida, muitas vezes é abreviada para “cv”, que significa “cavalo-vapor” representa a potência que o motor de um automóvel possui. Quanto mais cavalos um carro tem, mais rápido ele é.

Alguns Exemplos:

  • Um Camaro conta com 461 cavalos de potência;
  • Uma Jeep Renegade tem entre 139 a 170 cv, dependendo do modelo;
  • A belíssima Ferrari F8 Tributo tem impressionantes 720 cv, sendo um verdadeiro monstro da velocidade;
  • Um Uno, que é um dos carros mais populares do país, tem entre 75 a 109 cv, que é a média nos veículos populares.

Onde Essa Expressão Surgiu?

Antigamente, antes dos carros sequer existirem, os cavalos eram usados como meio de locomoção, tanto sozinhos, quanto puxando uma carroça.

Porém com o tempo e a popularização dos automóveis, o uso deles passou a ser para diversão ou esporte, em fazendas, chácaras ou jóqueis.

A expressão “cavalo-vapor” foi inventada por James Watt, um famoso engenheiro que nomeou outra forma de medir a potência, o Watt, que muitas vezes é abreviado apenas por W e vale um Joule por segundo. Ele foi responsável por melhorar bastante os motores a vapor com suas invenções.

Na época, Watt estava trabalhando com cavalos e pôneis para elevar carvão em uma mina, e ele tentava um jeito de expressar todo o poder que os animais conseguiam levantar.

As libras e os pés eram maneiras muito utilizadas naquele tempo na Inglaterra para medir distâncias e massas, porém não existia um meio de determinar a dose de energia gasta em um tempo específico.

E foi justamente aí que Watt descobriu que um cavalo conseguia fazer 22 mil pés-libra de serviço em apenas um minuto. Esse valor equivale a cerca de 3044 quilos por metro, que é a medida utilizada aqui no Brasil.

Então ele aumentou 50% no número que equivalia a força do cavalo, e chegou a 33 mil pés-libra, o que quer dizer 4566 kg/m.

Essa nova medição foi extremamente útil para que Watt conseguisse comercializar as máquinas que ele mesmo fabricava.

Isso também facilitou para que o público conseguisse entender mais facilmente a potência que o aparelho possuía, tudo baseando na força que os cavalos tinham.

Diferença Entre Cavalo-Vapor e Horse-Power

Outra forma muito usada para definir a potência dos motores dos carros é o horse-power, que por sua vez, significa força do cavalo.

Embora as duas sejam bem parecidas, elas não representam o mesmo valor e são diferentes entre si.

Um cavalo equivale a 735,5 watts, enquanto um hp vale 745,7 watts. Logo, um cv tem 0,9863, e um hp tem 1,0139 cavalos.

Elas são praticamente o mesmo valor, tendo diferença apenas nas casas decimais. Mas, conforme você já percebeu, o horse-power é um pouco maior. Por exemplo: se um carro tem 100 HP, ele possui 100,6 CV.

Ambas podem ser utilizadas em diferentes tipos de motor e combustíveis, tais como gasolina, álcool, diesel ou até mesmo a elétrica.

Porém no caso dos carros que usam energia elétrica como forma de combustão, geralmente a medida watt é utilizada para expressar a potência.

Diferença Entre Torque e Cavalo

Na teoria, torque significa a força que é exercida por um corpo durante a rotação, assim como a força que faz com que os objetos se mexam. Por exemplo: se o pneu do seu veículo fura, você precisa trocá-lo, certo?

Para isso é necessário tirar o furado, mas antes é preciso usar a chave de roda e desparafusar os parafusos. A força que você exerce na chave para ela girar é chamada de torque.

Conforme você já viu anteriormente nesse texto, os cavalos dão potência para um carro, e o fazem ter mais velocidade conforme o número de cv.

O torque, por sua vez, garante força ao veículo. Ele é medido por kgfm, que significa quilograma força metro.

A potência de um motor é mais utilizada para medir os motores dos carros menores. Já o torque é muito usado para os veículos maiores, como, por exemplo, os ônibus, caminhões e outros automóveis que precisam de mais força para se movimentar e levar mais carga.

Outra diferença é que o torque não leva o tempo em consideração, mas a potência sim. Enquanto que os cavalos são o trabalho e a força em um determinado período de tempo, o torque é a medida de força que está aplicada em um objeto.

Por exemplo: para movimentar um carro, você precisa colocar na primeira marcha, e depois na segunda, não é mesmo? E é aí que o torque entra, já que é necessária mais força para tirar um objeto da inércia.

Depois que ele já está se movimentando e atingiu uma certa velocidade, já pode trocar para a terceira marcha, que é quando os cavalos tomam conta e garantem mais rapidez ao veículo.

Quais São os Carros Mais Potentes do Mundo?

Agora que você já sabe o que é a potência de um carro e a diferença entre ela e o torque, chegou a hora de conhecer os veículos mais rápidos do mundo!

Motor Preparado Para Corrida

Motor Preparado Para Corrida

Confira a lista abaixo:

10 – Em décimo lugar está o Bugatti Veyron Super Sport, com exatos 1200 cv;

9 – Na nona posição, está o belo Rimac Concept One, que é um veículo elétrico e tem 1241 cv;

8 – Na sequência, o Hennessey Venom GT, que conta com um design bem diferenciado, que puxa para o lado mais esportivo e se assemelha com um carro de corrida. Ele tem 1261 cv ao todo;

7 – Com 1328 cv, o SSC Ultimate Aero XT ficou com a sétima posição da lista;

6 – O Koenigsegg One:1, com 1360 cv vem logo na sequência;

5 – O SSC Tuatara garantiu um lugar no Top 5. Ele tem 1369 cv no total;

4 – A quarta colocação ficou com o Rimac Concept S, que tem 1384 cv;

3 – Com a medalha de bronze, estão empatados três carros, todos lindos designs da Bugatti. São eles: o Chiron, o Divo e a La Voiture, cada um com exatos 1500 cv;

2 – O segundo lugar ficou com o Koenigsegg Regera e seus 1509 cv de potência;

1 – E o grande campeão, que também é conhecido como Carro Mais Potente do Mundo é novamente um veículo da Bugatti, mais especificamente o Centodieci, com impressionantes 1600 cv ao todo;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *