Identificando Problemas No Motor De Arranque

Uma partida moderna é composta por partes principais: o motor principal que transforma o virabrequim e começa o motor e a válvula solenoide que de maneira simultânea se envolve na engrenagem de arranque e fecha o motor principal dos contatos elétricos.

Construído para a robustez e durabilidade, motores de arranque e solenoides não falham por completo. Em vez disso, a maioria dos modos de falha de arranque irá desencadear uma série de sintomas.

Como Identificar Problemas No Motor De Arranque?

A: Tentar ligar o carro e pagar a atenção para as luzes no painel de instrumentos. Motores elétricos, fornecidos com certa voltagem, tentam girar a uma determinada velocidade. Se a fiação interna do motor desenvolve um curto interno (quando um fio conecta dentro de outro) a fiação vai chamar mais amperagem do sistema elétrico do que poderia. Isto irá retirar energia ao resto do sistema.

B: Ouça o clique dos solenoides de partida que tipicamente causam o clique perceptível se envolvem, este é o som da engrenagem envolvente e do fechamento do contato elétrico. Na maioria das vezes isso indica falta de energia a partir da bateria, mas pode também pode representar problema com o solenoide.

C: Ruído de moagem indica o motor de arranque da unidade não está desligando de modo correto dos dentes da engrenagem, ou não envolvem o volante por completo. Junto ou separado da moagem é possível ouvir zumbido após o início que soa como motor elétrico ou motor a jato.

D: Teste a bateria. O percurso simples está em remover (se necessário) e testar no local varejista de autopeças. Mas, mesmo se você tiver uma bateria ruim, não pense que é a única causa. Uma partida com empate de alta amperagem crônica pode conduzir o último prego no caixão da bateria velha. Basta substituir para resolver o problema por um tempo, mas uma partida ruim acabará por matar a peça nova também.

Como Reconstruir Motores De Arranque?

O motor de arranque de um veículo é a fonte de energia mecânica que se inicia o processo de ignição. Ele usa eletricidade da bateria do carro a fim de acionar o volante. Há muitos problemas que podem acontecer com o motor de arranque para que ele falhe, fazendo com que o reparo seja difícil e tedioso.

Se você está familiarizado com a mecânica de automóveis, só pode levar algumas horas para reconstruir o seu arranque. Conheça algumas dicas e mãos a obra:

A: Coloque para fora o seu motor de arranque usado em uma bancada, junto com todas as outras partes listadas para o reparo, assim como os componentes do seu kit inicial de recriação e ferramentas. Coloque as luvas de látex para proteger as mãos da gordura e sujeira do motor de arranque e dos óleos.

B: Use a chave soquete para desapertar os parafusos de fixação da carcaça para o quadro do motor. Em geral há apenas dois parafusos que prendem o alojamento conjunto. Se os parafusos estão sujos ou corroídos, use roda de arame ou ferramenta rotativa para limpar. Remova o grampo a partir do motor de arranque, de modo a separar os seus componentes internos.

C: Utiliza a chave no sentido de remover os parafusos na tampa de extremidade magnética, que é adjacente ao terminal. Extraia a tampa magnética e os componentes. Retire os parafusos e limpe o interior da carcaça do arrancador com aerógrafo quando o conjunto de escovas de contatos também for removido.

D: Use lixa para nivelar as superfícies na armadura se os fios estão desgastados. Caso contrário, será necessário substituir para que as escovas mantenham a superfície de contato ao girar.

E: Instale as escovas de contato novas. Use os mesmos conjuntos de lavadora isolante e parafuso para instalar em habitação o motor de arranque. Remonte o novo sistema de êmbolo do kit de reconstrução e feche a tampa traseira magnética para o terminal.

F: Use uma chave de caixa com uma tomada dimensionada ligeiramente maior do que a nova a fim de escovar com cuidado no alojamento.

G: Use as mãos e uma chave soquete para remover a bucha do motor de partida da carcaça de alumínio e substituir por unidade nova.

H: Graxa no êmbolo o motor de arranque. Limpe a gordura extra com um pano sem fiapos e que esteja limpo.

I: Use um ferro de solda para instalar novos pincéis para a bobina de campo do motor de arranque. Utilize um multímetro para verificar a continuidade, contatando as sondas de uma ou outra extremidade da solda e ajustando a resistência ao infinito.

J: Esfregue graxa à armadura antes de instalar no alojamento do motor de arranque. Certifique-se de que o alinhamento é ajustado corretamente usando as marcas do indicador na tampa da caixa e armadura. Insira o clip na posição correta e aperte os parafusos da caixa de volta no lugar.

K: Pegue o motor de arranque reconstruído e teste em alguma loja de peças de carros. Isso vai dizer se ou não a partida foi reconstruída e está rodando de modo correto.

Aditivos Ao Radiador

As situações quase sempre são as mesmas. Ao chegar para algum posto de gasolina no sentido de encher o tanque, os frentistas oferecem aditivos, seja em consequência do óleo ou água do radiador, que deve estar entre o limite mínimo e máximo dos marcadores para que possam ser considerados perfeitos à condução segura, sem colocar em risco os demais componentes dos veículos. Por vezes o problema da partida pode estar acontecendo por consequência da falta de aditivos.

Uma vez que óleo e combustível realizam funções vitais para o funcionamento do veículo, os aditivos relacionados com a água do radiador são interessantes no sentido de evitar a fervura ou congelamento em excesso.

De qualquer maneira, as dúvidas sobre como fazer este tipo de manutenção podem ser encontradas no manual do veículo. Os aditivos para radiadores são conhecidos por causa das propriedades anticorrosivas que impedem a ferrugem da água nas partes de metal do radiador.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho um c1 a diesel e queimou dois motores de arranque em seis meses

    antero sousa 20 de setembro de 2014 17:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *