Desde sempre os seres humanos quiseram algo para ajudar no locomoção de modo mais fácil, e com o tempo muitos tentaram descobrir como iria fazer isso. O carro que veio depois de milhares de anos, com certeza foi o meio de transporte mais cobiçado pelo mundo todo, e com certeza o mais utilizado na atualidade.
Porém para se chegar no que conhecemos hoje, muitos homens tiveram que planejar, inventar e quebrar a cabeça para que o funcionamento chegasse em como é nos dias atuais.
Todos os transportes iniciais era baseados em tração animal ou humana mesmo. A melhoria só ocorreu depois de centenas de anos com as revoluções industriais. A primeira revolução trouxe a locomotiva, descobrindo o carvão como fonte de energia e com isso algumas tentativas de carros a vapor foram buscadas, porém não funcionou muito. Com isso somente na Segunda revolução com a descoberta da eletricidade e do petróleo que o carro teve suas primeiras formas de construídas aos poucos.
Era muita burocracia e muito caro para conseguir montar algo tão grande como um carro. Foi a grande oportunidade de muitos que souberam aproveitar. O mercado para automóveis cresceu de forma surpreendente para todos e logo foi se barateando, arrumando materiais que pudessem suprir as necessidades, porém com o custo ainda menor. A partir disso o carro se popularizou, ganhou as ruas com muita rapidez e logo muitos empresários espertos viram que poderiam ganhar muito se investissem nesse ramos.
O maior exemplo disso é Henry Ford, quase um dos primogênitos na construção de um carro em tempos recordes, utilizando um sistema de produção também nunca visto, visando aumentar a rapidez, diminuir falhar e padronizar todos os carros, surgindo assim a linha de montagem, com profissionais especializados em fazer apenas uma função e que a fazia do melhor jeito possível. Foi nesse período que um dos carros mais vendido da história tomou conta das ruas: o Ford modelo T, na cor preta e igual para todos, inicialmente foi o único carro produzido pela montadora, que acusava que por ser apenas um carro poderia deixar os carros prontos em muito menos tempo.
Depois de todos cansarem de carros iguais e clamarem por novos modelos diferentes e arrojados, vem a nossa querida General Motors (o grupo) conhecida como Chevrolet na sua versão carros comuns, o diferencial dessa empresa é que ela já chegou tentando produzir carros diferentes para cada tipo de pessoa, chamando atenção de muitos clientes da época que achavam que por ter mais condição financeira mereciam carros de mais qualidade e de diferente design.
Com isso até a Ford se reformular para lançar novos carros no mercado, ela teve grandes prejuízos e deixou a liderança de marca mais vendida por anos. Enquanto isso marcar importantes começavam a se lançar no mercado com carros de todo jeito, esportivos, mais sofisticados, ou então modelos mais comuns para que todos tivessem acesso em todos os lugares do mundo.
Surgiram então novos modos de produção, como o Toyotismo que visava o cliente direto e os detalhes que eles queriam no seu carro, fora que era uma melhoria e tanto para muitos funcionários que agora não precisavam fazer apenas um processo de fabricação o que diminui a fadiga de muitos e também a necessidade de muita gente quando a produção estivesse em ritmos menores.
Com o objetivo de não poluir tanto o meio ambiente diversos combustíveis diferentes são estudados diariamente, um deles que já está aplicado em todos os centros é o etanol. Que produzido com cana-de-açúcar consegue adquirir grande porcentagem de desempenho parecido com o da gasolina.
Como Mudar Motor Ap De Álcool Para Gasolina?
Hoje em dia já existem muitos carros flex, que conseguem colocar os dois tipos de combustível, o que facilita bastante, pois o álcool é bem mais barato do que a gasolina. Em vista disso muitas pessoas reclamam dessa eficiência que não consegue ser tão alta e por isso tentam fazer a conversão do motor de álcool para gasolina.
O que vale lembrar dessas conversões de motores é que elas não podem ser simplesmente feitas, os combustíveis por serem diferentes precisam de materiais e tamanhos diferentes para se comportar, as principais características que mudam o motor é o poder calorífico que é maior na gasolina, gerando uma energia maior e entra em combustão com maior facilidade do que o álcool. Além disso vale lembrar que a taxa de compressão da gasolina é menor do que a do álcool, isso atrapalha na quantidade de combustível que irá chegar, precisando ser regulado ao ser trocado.
Outra diferença é na curva de ignição que nos motores a gasolina é mais atrasado. Para a troca ser feita com eficiência é importante que o motor não fique suscetível a detonação e tentar ficar o mais próximo possível do desempenho normal.