Os carros foram criados depois que as revoluções industriais invadiram o mundo, a necessidade de se locomover cada vez para mais longe em cada vez menos tempo, fez com que muita gente se dedicasse a produção de um veículo motorizado e que pudesse ser acessível a maioria das pessoas. Muitas marcas foram criadas, muitos modelos foram dispersados pelo mundo.
Porém o grande “boom”, foi com Henry Ford, e o seu processo de fabricação denominado de fordismo, que porém de ter dado certo por algum tempo, não tinha nada de personalizado, todos tinham o mesmo carro com a mesma cor. Com o tempo outras montadoras viram como os clientes se sentiam perante essa padronização e falta de diferenciação. Disso surgiram marcas como GM, Voks, Fiat, entre outras.
Volkswagen
Marca alemã que hoje em dia forma um grande grupo com diversas outras marcas. Hoje em dia considerada uma das maiores do mundo, tendo como localização de sua matriz em Wolfsburg. O grupo conta com marcas extremamente famosas no mundo todo como: Porsche, Audi, Bugatti, Ducati, Seat, Lamborghini.
A marca porsche sempre foi muito próxima da Voks, seu criador trabalhava na fábrica antes de montar a sua própria, tanto é que os primeiro carros da Porsche possuem peças da Volks. Porém somente em 2011 a marca foi realmente comprada pela Volks, sendo um dos maiores investimentos que a marca chegou a fazer, com isso obteve direitos de comandar a marca quase pelo todo.
Outra vertente do grupo volkswagen é a de caminhões, onde além da Scania e a própria VolKs caminhões, ela adquiriu no ano de 2011 uma grande parte de ações do grupo MAN, sendo sócio majoritário conseguiu comandar as operações também.
Tentando ter um pouco de autonomia na maioria dos veículos terrestres, a Volks também se preocupou em adquirir uma empresa de motos, assim em 2012, com ajuda da audi que já fazia parte do seu grupo, conseguiu comprar a marca italiana Ducati, isso porque queria competir mais acirradamente com a BMW.
Depois de tantas aquisições, a Volks partiu para patrocínio de eventos e de alguns jogos mundiais, grandes exemplos são os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, as seleções de futebol da Argentina, da Nova Zelândia e da Rússia.
No Brasil, sempre produziu carros mais populares e alguns caminhões, o seu carro mais famoso aqui com certeza foi o Fusca, que teve diversas modificações mais nunca deixou de ser o queridinho da nação.
O Fusca
Foi um dos primeiros modelos a serem fabricados pela Volks e devido a quantidade de anos que ficou no mercado, seu número chegou a passar até o Ford Modelo T. Se manteve em produção por cerca de sessenta e cinco anos, com edições especiais e várias melhorias ao longo dos anos. Foram mais de vinte mil modelos fabricados. Ficou muito conhecido por ser barato e mundial. Tendo diversos nomes dependendo do país. Na Alemanha, por exemplo, era conhecido como besouro.
Sua produção começa de uma forma diferente das outras, enquanto a maioria dos carros tinha sua produção centralizada em um montadora e tudo dependia exclusivamente dela, o fusca tinha sido projetado por diversas marcas e até mesmo o governo estava no meio desse processo. Muito do carro foi idealizado próximo a Segunda Grande Guerra, onde muito da sua documentação foi perdida durante a guerra e não se achava que seria algo de muito importância na época.
Após a primeira guerra, a Alemanha não tinha se desenvolvido muito ainda, principalmente em níveis automobilístico. Todas as montadora do país se dedicavam a produção de carros de luxo, os quais não atingiam a população, além de serem montados com máquinas muito antigas deixando-os mais caros ainda.
Durante alguns anos, vários protótipos foram jogados para análise dentro do país, com o incentivo do governo, muitos engenheiros e projetistas se interessaram pela nova marca que estava para surgir e com isso. Depois de muitas pesquisas e reuniões o fusca foi criado e colocado nas ruas para fazer o maior sucesso da história.
No Brasil então, foi mega aderido pela população, principalmente pelo design diferente para época e pelo custo. Hoje em dia ainda existem fuscas em circulação e até foi lançado um novo modelo.
Giclê
É o regulador da quantidade em que as substâncias irão passar para formar a explosão dentro dos motores dos carros. É simplesmente uma peça com um furinho no centro para que possa ocorrer esse controle de quanto combustível irá passar para acontecer a combustão. Se aumentar o giclê de um carro, ele também irá andar mais, porém vai consumir muito mais combustível.
Para escolher o giclê de qualidade deve ser observado primeiramente o modelo do carro, e sem seguida o carburador, por ser onde ele fica, existem diversos modelos que muitas vezes não se adaptam.