A Dodge é marca tradicionalíssima de automóveis, fundada em 1900 pelos irmãos John Francis e Horace Elgin Dodge. Era originalmente uma distribuidora de peças, mas em 1914, começou a construir carros inteiros.
Os dois irmãos infelizmente vieram a falecer em 1920, devido a Gripe Espanhola, e não conseguiram ver sua criação se tornar uma das maiores montadoras do mundo. A companhia foi vendida pela família em 1925 para a Dillon, Read & Co, um antigo banco de investimentos de Nova York, e em 1928 para a Chrysler. Desde 2014, pertence ao grupo Fiat.
É uma marca de grande força no setor de caminhões e picapes, como a enorme Dodge RAM, mas que também faz sucesso com carros esportivos, como o belíssimo Challenger.
Encabeçada pelo bilionário Sheik Hamad Bin Hamdan Al Nahyan, que faz parte da família que governa Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Ele é o quarto filho do fundador do país, o ex-presidente Sheik Zayed Bin Sultan Al Nahyan, e irmão mais novo do atual presidente, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan.
Para se ter uma noção do tamanho de seu egocentrismo, o sheik certa vez mandou escreverem seu nome (Hamad) nas areias da ilha Al Futaisi, que é dele. Cada letra tem um quilômetro de altura, e ocupam cinco de extensão. Hoje, ela pode ser vista do espaço e pelo Google Maps.
O sheik é também conhecido por ter uma vasta coleção de carros, que são abrigados em uma pirâmide (construída apenas para isso) a 45 minutos da cidade. Estima-se que haja cerca de 230 veículos lá dentro. Hoje, a pirâmide é um museu, que pode ser visitado por qualquer um.
Atualmente, ele se encontra fechado devido ao combate contra o Coronavírus, mas geralmente está aberto sete dias por semana, das 9h da manhã, às 18h da noite.
Lá dentro, encontram-se diversos veículos, dos mais variados tipos, incluindo as curiosas Mercedes S-Classes, cada uma de uma cor diferente do arco-íris, para cada dia da semana. Os carros foram dados de presente à esposa do sheik.
Há também veículos antigos, raros, carros adaptados, blindados, caminhões e claro, criações próprias, como o maior carro do mundo. Logo na entrada, é possível ver outra loucura, como um motor home no formato da Terra, que é exatamente um milionésimo do tamanho real.
A picape foi construída por volta da década de 1980, sobre a lendária Power House, de 1950. Pesa 50 toneladas, e é feita em uma escala 8 vezes maior que a normal! Ela é tão grande que abriga uma casa dentro! Com dois andares, quartos, banheiros, suíte e varanda (que abre na porta traseira, claro). Já serviu de inspiração para uma reportagem no clássico programa TOP Gear, apresentado por Jeremy Clarkson.
Nessa entrevista, o sheik explica que a criação é uma homenagem aos anos 1950 e à explosão do consumo de petróleo, que teve sua expansão nessa época, e é a principal fonte de renda da região até hoje.
E, apesar de não ser possível dirigi-lo normalmente, por motivos óbvios, essa monstruosidade anda, pois há nele um motor de seis cilindros em linha da Detroit Diesel, e uma cabine para direção.
Abaixo separamos uma lista com alguns dos outros maiores veículos do mundo:
O Maior Avião: Antonov AN-225 Mriya
O Antonov AN-225 Mriya (que significa ‘sonho’ em ucraniano) é a maior aeronave de ave fixa do planeta. É um transporte cargueiro estratégico, e foi construída pela Antonov Design Bureau, na União Soviética em meados dos anos 1980.
Sua potência vem de seis motores, e chega a uma velocidade máxima de 850 km/h. seu peso total é de 285 toneladas. Tem o comprimento de 84 metros, altura de 18 metros, e a área das asas ocupa 905 metros quadrados.
Ele foi idealizado primeiramente para transportar o ônibus espacial russo, chamado Buran. Mas já foi usado para levar inúmeras diferentes cargas, incluindo até máscaras e testes para a COVID-19.
Certa vez, em 2001, chegou a levar cerca de 252 toneladas de equipamentos, em um voo de aproximadamente 1000 quilômetros.
São necessários dois pilotos e quatro engenheiros de voo, enquanto que o normal em aviões cargueiros é de apenas duas pessoas no total.
A Maior Embarcação: Prelude FLNG
O Prelude FLNG foi construído pela Samsung para a petrolífera Shell, em 2012, e atualmente se encontra desativado. Era utilizado na exploração de gás natural na costa da Austrália.
Seu comprimento é de 488 metros, com uma altura de 105 metros, o que equivale a um prédio de 20 andares. Com um custo de aproximadamente 12 bilhões de dólares, e um peso de mais de 600 mil toneladas. A tripulação necessária para navega-lo varia entre 220 e 240 pessoas.
O Maior Submarino: Typhoon
Também construído na década de 1980 pela extinta União Soviética, seu projeto demorou 10 anos para ser concluído. Typhoon, que significa ‘tufão’ em inglês, é na verdade, uma classe de submarinos. Contavam com seis unidades. Porém, hoje existe apenas uma, que se encontra na Rússia.
Tem uma altura de 12 metros, a largura de 23 metros, um comprimento de 175 metros e carrega uma tripulação de 173 pessoas. Sua profundidade chega a 400 metros debaixo d’água, podendo passar até 120 dias lá.
O Maior Caminhão: BelAZ 75710
Produzido pela Bielorrússia, o BelAZ 75710 foi construído em 2013 e é usado no campo da mineração. Ele custa mais de US$6 milhões de dólares. Conta com 6 motores, 2 a diesel e 4 elétricos, com uma potência de 8835 cavalos.
Vazio, seu peso é de 360 toneladas, mas ele consegue transportar mais de 450 toneladas, usando oito pneus.
E quando o assunto é pneus, outro recorde quebrado: o BelAZ utiliza os maiores do mundo também! Fabricados pela Michelin, cada unidade tem 4 metros de altura, por 1,50m de largura, pesando 5 toneladas.
O consumo desse gigante é de absurdos 13 litros por quilômetro, e ele chega a um total de 64km/h, o que parece pouco, mas como é utilizado em grandes campos de mineração, é uma velocidade considerável.