Quem faz constantes viagens por estradas com pedágio sabe como é ruim ter que perder tempo na fila para pagar o pedágio ou mesmo utilizar sistemas de pagamento posterior das tarifas. Assim como você muitas pessoas se incomodavam com o pagamento do pedágio e desejavam ter uma forma de passar mais rapidamente pelas paradas da estrada.
Dentre essas pessoas estava Rafael José Tavares um jovem de pouco mais de 30 anos que enquanto realizava uma viagem para a capital paulista, vindo de Goiânia, começou a pensar se não havia uma forma mais prática de passar pelos pedágios. Rafael desejava fazer uso do sistema Sem Parar dos Pedágios, porém, sem a necessidade de conferir uma fatura no final do mês ou mesmo pagar uma mensalidade.
Em meio a esses pensamentos eis que o jovem teve a ideia de criar um tag (aparelho que faz a identificação eletrônica) para fazer a inserção de créditos. Basicamente o jovem resolveu juntar a funcionalidade com a comodidade. A grande vantagem de usar o sem parar é reduzir o trânsito e ajudar a aumentar a vida útil dos pneus e da embreagem.
Dessa forma o tag pré-pago permite usar o sem parar, porém, sem a necessidade de conferir uma fatura todos os meses. Nessa época Rafael, o inventor do pedágio pré-pago, trabalhava numa empresa que contava com uma frota de 25 carretas que viajavam pelo estado de São Paulo com o sem parar pós-pago.
Por curiosidade ele foi verificar a fatura e se assustou com o valor de mais de R$ 30 mil reais, duzentas e poucas passagens pelo pedágio para conferir se foram feitas ou não. Sendo assim os usuários se sentem mais seguros com o sistema pré-pago, pois sabem que não serão cobrados indevidamente.
Outras Vantagens
Economia
Quem pensa que o novo aparelho é interessante apenas para quem viaja com frequência por estradas com pedágio deve saber que não é bem assim. Esse aparelho pode ser uma boa opção até mesmo para quem viaja apenas uma vez a cada 6 meses por essas estradas com pedágio.
Basicamente o motorista utiliza o cartão pré-pago, ou seja, não precisa fazer cadastro e nem mesmo pagar mensalidades ou ainda conferir faturas quilométricas. Uma comparação que podemos fazer desse sistema de pedágio pré-pago é com o serviço de telefonia pré-paga em que os usuários pagam somente o que realmente vão usar. Isso possibilita um controle e uma economia do orçamento de forma mais efetiva.
Melhoria no Trânsito
Um outro ponto que podemos destacar em relação ao pedágio pré-pago é o benefício de ajudar a melhorar o trânsito. Perceba que em muitos casos você acaba evitando um grande trânsito somente por ter um sistema sem parar, ou seja, por não precisar ficar na fila do pedágio.
Perder um longo tempo no guichê do pedágio contando moedas é uma forma de perder grande da diversão das suas viagens. Pense nisso, como ter um sistema de pedágio pré-pago pode fazer a diferença para as suas viagens pelas estradas.
Como Funciona o Aparelho
O aparelho de pedágio pré-pago tem o grande objetivo de suprir uma deficiência do mercado, ou seja, usar o sem parar, porém, com mais controle. O consumidor somente precisa fixar um aparelho no para-brisa do seu veículo. Esse aparelho tem espaço para a inserção do cartão “smart card” carregada previamente.
O aparelho conta com um visor que mostra o seu saldo e o que será debitado quando passar pelo pedágio. Além disso, o aparelho conta com um número serial que permite a você fazer a recarga pela internet. Muito mais facilidade e praticidade para quem deseja viajar sem pegar trânsito.
A ideia principal é que a inserção dos créditos seja igual a recarga do celular, no portal de instituições financeiras. A aquisição do smart card pode ser feita através de pontos de vendas como bancas de jornal, postos de combustível, lotéricas e até mesmo recarga online via bancos e máquinas de recarga.
O consumidor apenas precisa fazer o mapeamento do trajeto de viagem e assim calcular os gastos totais que terá com o pedágio. Existem sites que oferecem as informações dos valores de cada pedágio. Na sequência você deverá inserir o valor total no cartão, muito mais comodidade.
A proposta de Rafael é que o seu aparelho seja compatível com todas as bandeiras de pedágio do Brasil e também com os dos estacionamentos.
A Utilização do Pedágio Pré-Pago
O estado de São Paulo já conta com algumas opções de empresas que trabalham com o sistema de pedágio pré-pago. Uma forma inteligente de não precisar parar em cada pedágio pelo qual precisa passar.
Uma Boa Opção Para Empresas
Muitas empresas estão adotando esse sistema pelo fato de poder ter um controle mais efetivo dos gastos das suas frotas de veículos nos pedágios. Por exemplo, uma empresa que conta com inúmeros caminhões passando todos os dias por pedágios podem ter mais segurança com esse sistema pré-pago.
Em primeiro lugar os caminhões de transporte de carga não podem perder tempo no trânsito do pedágio para não atrasar as entregas. Porém, usar o sistema pós-pago que já enfatizamos que pode ter um grande volume de passagens a mais pelo pedágio não é a melhor opção.
Sendo assim basta que os empresários invistam nos tags, os aparelhos para inserir o cartão pré-pago. A compra de recarga é feita de forma bem simples e prática, as empresas descobriram que podem ter muito mais economia no dia a dia.
Uma Ideia Genial
A invenção do sistema pré-pago para pedágios pode ser considerada uma ideia genial porque veio para suprir uma necessidade real dos consumidores. Provavelmente você já desejou ter uma forma mais rápida e prática de não perder tempo pagando o pedágio. O tag apareceu como a solução ideal.
Quem está constantemente viajando por estradas com pedágio ou mesmo faz poucas viagens, mas deseja pegar menos trânsito precisa conhecer essa solução. Vale a pena contar com esse aparelho que pode te ajudar a passar com mais facilidade pelo pedágio. Uma ideia que vai mudar a rotina de muitas pessoas e ajudar a evitar aquelas longas filas de veículos nas estradas.