Os equívocos podem ocasionar acidentes, causar o aumento do consumo de combustível e ao mesmo tempo provocar danos consideráveis na suspensão. Porém, a calibragem de modo incorreto representa prática constante entre parte das pessoas que dirigem automóveis.
.
Conforme dados do estudo realizado pela multinacional Bridgestone é possível considerar que um em cada cinco donos de automóveis procura dirigir de acordo com a pressão inferior em cada pneu.
Em termos gerais este tipo de falha pode parecer inofensivo. No entanto, além de proporcionar danos ao desempenho também pode trazer consequências consideradas graves ao condutor.
Atenção com o Seguro e a Suspensão dos Pneus
Vale ressaltar que os acidentes que são calçados por causa da falta de calibragem representam pontos em favor das companhias de seguros, que podem suspender a cobertura.
Especialistas apontam que quando os pneus estão em pressão abaixo da ideal existe maior contato com o solo e por consequência acontece desgaste irregular e rápido capaz de comprometer a eficiência nas pistas.
O carro passa a exigir maior distância no sentido de executar a frenagem, visto que a condição requer esforço por parte do motor, fazendo com que aconteça consumo do combustível além do normal e o carro a poluir em nível considerável.
Cuidado com o Excesso: Calibragem Errada dos Pneus
Nas ocasiões em que motoristas calibram os pneus além do valo indicado por fabricantes podem acontecer danos durante o percurso. Não se pode ignorar a evidência das chances de estouros por impacto ou furos em consequência de objetos proibidos na pista.
William Maluf, professor do curso de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), afirma que o excesso de ar faz com que aumente as chances de serem gerados problemas de segurança, o comportamento mecânico do automóvel sofre alterações por aumento de rigidez nos pneus.
Como Não Errar: Calibragem dos Pneus
Para não errar, motoristas precisam seguir as indicações do manual do veículo e realizar checagens de modo regular. A periodicidade da checagem precisa ser aplicada com disciplina no sentido de evitar os riscos que podem existir em pneus que não estão calibrados de maneira correta. Para evitar variações repentinas procure checar antes de percorrer dois quilômetros.
A atenção também precisa estar nos estepes. A dica está em colocar no máximo cinco libras além do normal. Necessário levar em conta de que o pneu reserva quase nunca é calibrado com a mesma frequência das unidades em uso.
Vida Útil do Pneu
De acordo com informações colhidas no site da Michelin a falta de qualidade na calibragem pode diminuir em trinta por cento a vida útil dos pneus. A multinacional ainda afirma que se todos os carros na França estivessem equipados com unidades calibradas de modo correto haveria economia de pelo menos 500 milhões de litro por combustível ao ano, o equivalente a 2% dos gastos totais.
Cientistas de Michelin apontam a resistência à rodagem que cresce quando diminui a pressão de calibragem como principal razão. Em termos gerais o motor compensa a energia demanda e em consequência faz crescer os poluentes. Tenha em mente de que além da economia financeira proporcionada a motoristas que calibram forma correta.
Pressão baixa dos pneus provoca pressão extra às bordas de contato, abaixa a vida útil e diminuir o rendimento médio das pistas em trinta por cento. Maior número de carcaças é abandonado nos aterros sanitários e passa milhares de anos para decompor, aumentando o passivo ambiental em consequência da destinação incorreta dos pneus.
Acidentes e Baixa Calibragem dos Pneus
O pneu sofre com aquecimento anormal e com a rodagem da pressão insuficiente. Fato que pode acarretar na ação irreversível do estouro de pneus. Caso aconteça o risco maior está na perda de controle do automóvel do veículo, o que pode acarretar em colisões consideradas fatais ao veículo ou à vida.
A empresa que administra estradas no território francês aponta que 6% dos acidentes nas estradas dentro do país são provocadas por causa dos pneus mal calibrados.
Queda de Combustível
Pneus podem ser considerados consumidores de combustível quando a calibragem aplicada está em desacordo com as especificações de fábrica ou presentes no manual do veículo. De fato, poucas pessoas conseguem fazer a ligação lógica com o alto consumo e baixa qualidade no ar dentro dos pneus.
Por estarem relacionados com o arrasto gerado pela calibragem incorreta os pneus mal calibrados geram maior consumo de combustível, prejudicando a atmosfera tanto com aumento da combustão gerada como também gasto repentino dos pneus que se acumulam nos aterros sanitários.
Quando pneus estão com pressão abaixo do recomendado as pessoas que dirigem sentem que os carros parecem trafegar de modo travado, como se algo estivesse atrapalho o desempenho do motor, também afetado.
Motoristas com baixa calibragem nos pneus reclamam com frequência do peso que prejudica a habilidade de dirigir e a capacidade de frenagem. Provoca o desgaste prévio dos amortecedores, rolamentos, das borrachas e articulações compostas na suspensão.
No Rio Grande do Sul as temperaturas oscilam durante o dia. Regiões com climas parecidos podem variar a pressão dos pneus. Em regiões com atmosfera fria o valor de calibragem cai em cada cinco graus célsius.
O consumo de combustível pode aumenta em níveis significativos conforme o tamanho dos pneus e arrasto. Porém, certas pessoas indicam que modelos largos representam defesas a considerar no sentido de obter maior estabilidade quando se desempenha curvas em alta velocidade, em principal quando não existe condição ideal de pista.
Cuidados com a Calibragem dos Pneus
Na dúvida sobre a melhor periodicidade de verificar a calibragem dos pneus as pessoas que aceleram ou moram em regiões com climas que mudam durante o dia devem optar de modo semanal. Quando ultrapassar casa dos dez mil quilômetros representa o momento de verificar geometria, balanceamento e estado dos pneus.
Qual o Valor da Calibragem Correta?
.
- 01-Procure consultar o manual do proprietário para saber qual valor da calibragem correta aos pneus;
- 02-Caso o pneu não tenha ás medidas originais é necessário verificar a opinião para saber o valor da calibragem correta.
- 03-A calibragem varia de acordo com: Modo de uso, temperatura, ambiente e condições da pista.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier