No ano passado, a Latin NCAP iniciou seus trabalhos de avaliação de segurança em veículos oferecidos no mercado da América Latina, os primeiros resultados não foram nada bons.
Dos modelos que foram testados, o veículo com maior nota no quesito proteção de adultos ficou com o Toyota Corolla, ganhador de quatro estrelas na avaliação. No quesito proteção e segurança para crianças, nenhum dos modelos que foram utilizados nos testes receberam mais do que duas estrelas.
A avaliação da Latin NCAP seguiu os padrões europeus, onde são avaliados impactos frontais a 64 km/h, com dois bonecos simulando adultos posicionados nos bancos da frente do veículo, enquanto dois bonecos com características de crianças de 3 anos e de 18 meses são acondicionados nos bancos traseiros.
Os seis veículos testados foram considerados como carentes de segurança, especialmente no quesito segurança infantil, e os modelos testados foram o Toyota Corolla Xei, o Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4 ELX, VW Gol Trend 1.6, Peugeot 207 e Geely CK 1.