Dicas Para Montar o Som do Carro: 05 Regras de Ouro

Necessário tomar o máximo de cuidado no sentido de montar o som do carro de forma adequada. Quando a estrutura da bateria não consegue aguentar o excesso de potência podem acontecer problemas futuros com a partida. Um dos segredos do gênero está em tomar cuidado com a estrutura acústica e não com o tamanho das caixas de som que trazem o áudio alto. A potência é importante, mas está atrás da equalização em termos de importância na estrutura dos sons de veículos. Equipamentos de qualidade e importados faz com que os custos para ter qualidade sonora no automotivo se encontram na casa dos quatro mil reais.

A. De Olho na Acústica no Som do Carro

Entre todos os elementos que objetivam aumentar a qualidade do som do carro se pode dizer o que tratamento acústico está na lista de atividades primordiais. Especialistas apontam a necessidade de tomar cuidado com a acústica no sentido de evitar com que as ondas do som sejam perdidas. Para ter sonoridade qualitativa e que assustas as pessoas nas ruas se faz necessário investir no poder acústico.

Para condutores comuns que desejam apenas aumentar a qualidade do som no carro existe a possibilidade de trabalhar no isolamento nas portas dianteiras e traseiras, locais nos quais existem menor preço para aumentar o poder acústico. Quem deseja aumentar o nível do áudio além da média pode investir maior valor financeiro para trabalhar no porta-malas e teto, embora os custos aumentem em níveis a se considerar de forma negativa para as finanças pessoais. Apenas motoristas que desejam ter modelo para participar de competições profissionais devem trabalhar em outros setores para aumentar o diferencial no poder da acústica.

Quem tem poder acústico dentro do carro pode ligar o som quando o trânsito se encontra parado e começar a relaxar enquanto que a maioria dos outros veículos possuem motoristas estressados por conta também do som ambiente. Espumas e mantas são materiais empregados que trazem poder de isolar o som e que trazem menores preços em termos de mercado. Existem clientes que apreciam o fato de investir nos vidros duplos, o que também pode funcionar ao ponto de trazer diferencial em nível de competição nacional.

B. Áudio do Carro e Tempo do Processador Sonoro

O processador de áudio consiste em outros elementos indispensáveis para melhorar a qualidade do som no carro. Ao usar de forma correta os motoristas aumentam a capacidade de ajustar os tons certos para que a potência aumente sem excesso de graves ou agudos na sintonia. Consiste no método consagrado para acertar a correção do tempo em termos de som tocado e ouvido.

Especialistas indicam que o processador de áudio serve para direcionar as ondas de som ao setor do motorista. Também existe a opção de espalhar melhor as condições de áudio, ferramenta interessante para que todas as pessoas dentro do carro tenham a oportunidade.

Necessário existir equalização entre os alto falantes e sistema de som para que o motorista selecione a melhor opção para melhorar a condição do som. Por exemplo, ao direcionar o som para o lado de quem está atrás do volante existe a necessidade de diminuir o nível nos altos falantes localizados na parte esquerda do lado interior no veículo.

Não se pode ignorar o fato que existe a possibilidade de comprar o processador de forma separada. Com aumento da tecnologia os preços diminuem em troca de qualidade na ferramenta de áudio. Porém, nos automóveis recentes as montadoras possuem a tendência de fabricar o carro com sistema de som e processador.

C. Crossover: Som do Carro

Não há como ter um sistema de som no carro com qualidade sem que as frequências sejam trocadas de acordo com as necessidades da música, de quem está dentro do carro ou das regras da competição que objetiva premiar os modelos automotivos que possuem melhores sistemáticas no áudio interno.

Especialistas atentam ao fato de que o número de caixas de som consiste no mesmo valor de crossover que precisa existir no sistema. Apenas com esse método existe a possibilidade de equacionar o equilíbrio sonoro de conforme as próprias necessidades. Isso acontece de forma principal porque os auto falantes estão estabelecidos em locais distantes entre si na parte interna do veículo.

Quem deseja investir no total controle no nível de equilíbrio do carro precisa investir nos crossover de qualidade para cada unidade de caixa de som. Apenas dessa maneira existe a completa independência para ajudar os níveis sonoros de acordo com as necessidades de posicionamento. Sem contar que o equipamento consiste em fonte que serve para aumentar os níveis de proteção no sistema das caixas, conhecidos por terem preços altos para a manutenção.

D. TWEETER: Dicas para o Som do Carro

Palavras de especialistas de renome em termos de mercado apontam que a ferramenta serve para que as pessoas com desejo de ter som limpo e com menor teor grave fique satisfeitas. Não se pode ignorar o fato que consiste no sistema ideal para trabalhar em ciclos com frequências altas e grande nível no que tange à nitidez e qualidade sonora em termos gerais.

O melhor local para instalar esse tipo de equipamento está na parte de trás do veículo, de modo preferência na altura em que se encontram as cabeças das pessoas que estão dentro do veículo.

E. Atenção Redobrada ao Acabamento: Montar o Som do Carro

Especialistas apontam que o acabamento pode prejudicar em níveis seguros a qualidade do som. Nesse sentido, vale mais a pena investir na estrutura interna do que na beleza estética da estrutura sonora, a não ser em casos de competições que também analisam esse aspecto e dificultam as ações dos motoristas em equilibrar beleza estética externa com sistema interno de qualidade.

Vale ressaltar que de forma profissional a melhor maneira para evitar esse tipo de problema está em seguir ao máximo possível a estrutura original que fornece o áudio do veículo. Quanto maior o número de mudanças e equipamentos não originais mais chances de acontecerem problemáticas no futuro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *