Carros Equipados e Rebaixados

Os carros equipados e rebaixados estão cada vez mais comuns depois que a resolução 479/2014 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) passou a vigorar. De acordo com essa resolução não é mais proibido rebaixar carros, mas devem ser seguidas algumas regras que visam a manutenção as segurança do automóvel. Conheça a seguir quais são as regras para rebaixar o seu carro sem infringir a lei e como equipar seu amigo de quatro rodas da melhor forma possível.

Regras Para Rebaixar Carros

Garantia do Veículo

Se o seu carro ainda está no período de garantia saiba que ao realizar qualquer modificação estrutural, como o rebaixamento, ele automaticamente deixa de estar garantido. Você poderá saber mais sobre essa questão lendo o manual do proprietário que acompanha o seu carro.

Kits Apropriados para Rebaixamento

O mercado de produtos para tuning cresceu muito nos últimos anos e um dos itens mais interessantes são os kits de rebaixamento específicos para diferentes modelos de carros. Não é recomendado simplesmente cortar as molas da suspensão na busca pelo rebaixamento. Existem várias lojas especializadas que podem te auxiliar na escolha do melhor kit para o seu veículo.

Aprovação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito)

Toda e qualquer modificação realizada no veículo deve ser comunicada e aprovada pelo Detran do seu estado. Um carro só pode ser rebaixado se tiver a aprovação do órgão. O rebaixamento deve estar de acordo com os parâmetros de segurança do Detran. Carros sem permissão para circular ou que não tenham solicitado a aprovação podem ser apreendidos.

Onde Rebaixar o Veículo

Para que o Detran aprove o rebaixamento do seu veículo é necessário que o trabalho tenha sido realizado num centro credenciado ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Como é o Processo para Rebaixar o Carro?

– Análise

A primeira etapa é a de análise realizada pelo Detran em que todos os pedidos são estudados com base nas normas do INMETRO. Não havendo nenhum inconveniente de segurança o Detran libera que o centro especializado escolhido realize o procedimento.

– Instalação da Suspensão Rebaixada

Tendo o CSV (Certificado de Segurança Veicular) em mãos o centro autorizado poderá fazer a instalação da nova suspensão.

– Inspeção do Detran

Após a instalação da suspensão o veículo passa por nova vistoria do Detran para que fique atestado que tem condições de segurança para circular pelas ruas.

– Regularização dos Documentos do Veículo

Essa mudança estrutural do veículo deve ser devidamente comunicada em todos os documentos do mesmo. A nova altura do veículo (calculada a partir do chão até o farol original) deve ser incluída no Certificado de Registro Veicular (CRV) e no Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV).

Atenção a Manutenção

Após a instalação da suspensão rebaixada é essencial fazer a manutenção do seu carro. Procure por oficinas especializadas nesse tipo de veículo para ter sempre a opinião de um especialista.

Outras Modificações em Carro – O Que Pode?

Além de rebaixar o carro existem outras modificações que os adeptos da tunagem desejam. Antes de modificar seu veículo saiba quais são as mudanças permitidas por lei e que não interferem na segurança.

Rodas e Pneus

Não pode aumentar ou reduzir o diâmetro das rodas, fique atento também que não se pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.

Potência do Motor

De acordo com a lei a potência do motor pode ser aumentada em apenas 10% do original.

Pintura e Adesivagem

Nos casos em que for feita pintura total ou que a adesivagem cobrir mais da metade do veículo é necessário alterar os documentos do veículo relatando sua nova aparência.

Seguradoras

Um capítulo a parte sobre carros equipados e rebaixados diz respeito as seguradoras que podem se recusar a prestar seus serviços a carros rebaixados. Algumas empresas que aceitam essa incumbência cobram valores mais altos sob a alegação de que esses são carros que estão mais em vista de ladrões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *