Carros Nacionais Modificados

Muitas pessoas são verdadeiramente apaixonadas por carros e esse amor faz com que elas busquem agregar ainda mais valor para os seus veículos. As modificações entram nessa história como uma maneira de mostrar todo o carinho e dedicação que elas tem pelo carro. E para quem pensa que as modificações se restringem aos carros importados alertamos que existe uma série bem grande de possibilidades para modificar carros nacionais.

O trabalho de modificação não é exclusividade de carros que vem de fora e tem um valor bastante elevado. Para quem gosta de modificação vale tudo e em qualquer modelo. Se você anda pensando sobre modificar um carro nacional ou importado para circular pelas estradas brasileiras deve ficar atento ao fato de que existem regras para essas modificações.

O objetivo do Detran estabelecer essas regras é manter a segurança e a capacidade de fiscalização. Já pensou se todo mundo que compra um carro fizesse quantas modificações desejasse no seu carro? Seria impossível manter uma fiscalização eficaz e seria também muito perigoso haja vista que nem todo mundo tem bom-sendo. Vamos conhecer essas regras então?

Regras Para Modificação de Carros Nacionais e Importados

Mudanças Estruturais

Quem deseja fazer alterações na estrutura do carro precisará ter as devidas autorizações do Detran para realizar essa tarefa. O grande exemplo que podemos citar em relação a estrutura de carros é o uso de lâmpadas de xênon. O que confunde muitos amantes do tuning é que alguns carros circulam por aí com esse tipo de lâmpada sem levarem multa.

Basicamente os carros que já saem de fábrica com esse tipo de lâmpada podem usá-las sem problema porque também são equipados com um bloco óptico que ameniza a emissão de luz que é três vezes maior do que a das outras lâmpadas. A proibição de substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de xênon se deve exatamente por isso, pois carros que não saem de fábrica com esse tipo de lâmpada não tem o bloco e logo acabaram atrapalhando a visão dos outros motoristas podendo até mesmo causar acidentes.

Observação – Durante algum tempo a legislação permitiu que fossem instaladas essas lâmpadas com um bloco adaptador. Essa modificação deixou de ser permitida uma vez que existe o risco de ficar desregulado.

Aumento da Potência do Motor

A lei permite que a potência do motor de um carro seja aumentada em somente 10%. Isso porque o carro como um todo é projetado para suportar uma determinada potência. Se a potência for demasiadamente aumentada a carroceria, conjunto de rodas, freios e demais sistemas tem grandes chances de não aguentar e acabar causando um acidente. Aqui entra a questão do bom senso.

Rodas e Pneus

Quem tem o desejo de modificar o seu carro em geral quer trocar as rodas e pneus e se surpreende ao descobrir as regras da legislação. O conjunto de itens de rodas e pneus não pode ter diâmetro superior que do conjunto original. A substituição desses itens sem atentar para essa questão pode ser muito perigosa uma vez que pode ocorrer choque com o para-lama ou mesmo perda do controle do carro.

Modificações Permitidas

Quando as modificações que se deseja fazer são meramente estéticas não há problemas, boa parte delas é permitida pela legislação. Os especialistas alertam que nem sempre compensa muito, pois pode ser um dinheiro investido em algo que não dará nenhum retorno. Porém, se o proprietário realmente deseja essa modificação pode realiza-la.

Em geral os itens estéticos não influenciam em nada a questão de estabilidade do carro ou mesmo de consumo de combustível. Nos modelos superesportivos é que se deve ter mais atenção, pois pode ser que esse tipo de item acarrete num consumo maior de combustível. Alguns itens que podem causar esse maior consumo são spoilers, aerofólios ou defletores laterais. Para se ter uma ideia adicionar um rack pode aumentar o consumo de combustível em quase 10%. É importante pensar bem antes de fazer esse tipo de modificação.

Personalização

O que atrai tantas pessoas para fazer modificações em carros nacionais ou mesmo nos importados é o fato de personalizar o veículo. Muitas vezes o investimento nas modificações é muito mais elevado que o preço do carro, mas pergunte se isso faz alguma diferença para quem ama tunagem.

O objetivo de modificar o carro é ter um modelo exclusivo que vai encher os olhos de outras pessoas que o virem circulando pela rua. Você pode ter um carro que mais ninguém tem na sua garagem, mas é bom saber que toda essa exclusividade exige um preço bem elevado. Vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de fazer o investimento.

Curiosidade – Os Dois Modelos Mais Modificados

Para quem está pensando em modificações de carros e se perguntando como fazer isso de uma forma interessante a dica é conhecer mais sobre os dois modelos que mais passam por modificações. Os carros que são campeões de modificações são o Fusca e a Kombi. Dois modelos que são queridinhos de quem ama automóveis.

Fusca

Um carro que se tornou um verdadeiro ícone de estilo, embora seja pequeno possui um motor potente. Obviamente é necessário guardar as devidas proporções. O charme do Fusca fez com que ele conquistasse muitos fãs que estão sempre em busca de possibilidades para deixa-lo mais bonito e aprazível. As modificações incluem desde a retirada do seu teto até mesmo a adição de acessórios.

Kombi

Outro modelo bastante simpático que se tornou amado por vários povos. Esse modelo é interessante porque é bonito e também porque oferece conforto. Por seu tamanho a Kombi pode ser transformada até mesmo numa espécie de trailer, claro que você precisará ser criativo para aproveitar bem o espaço. A Kombi já foi até mesmo transformada em limusine.

Tudo é Válido Quando a Lei Permite

O que podemos concluir é exatamente isso que tudo é válido em modificações de carros desde que a lei permita. Procure se informar melhor sobre o que está na lei e assim encontre as melhores maneiras de realizar o seu sonho de tunagem sem colocar a vida de ninguém em risco, inclusive a sua e da sua família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *