Novos Modelos de Avião

Voar está se tornando cada vez mais comum: isto é, as pessoas estão usando cada vez com mais freqüência os serviços aéreos para viajar ao invés de transportes tradicionais como carros e ônibus.

Serviços

As companhias aéreas projetam novos aviões para dar conta da demanda. Por um lado, algumas empresas pesquisam maneiras de acomodar mais pessoas no mesmo vôo, poupar energia ou voar mais rápido, por outro, algumas empresas tentam intensificar o luxo de suas aeronaves dotando-as de confortos como poltronas confeccionadas com fibras adaptáveis.

MIT Cria Aviões do Futuro

Para acomodar melhor os passageiros, as empresas estão pesquisando novas tecnologias. Uma inovação foi a poltrona confeccionada com fibras de plantas que são capazes de se deformar para se adaptar ao corpo do passageiro, oferecendo maior conforto.

Já o MIT (Massachusetts Institute of Technology) criou o protótipo H, cuja meta é substituir o Boeing-777. O H tem uma economia de combustível de até 70%, acomoda 350 passageiros e tem metade do ruído.

Prototipo

O MIT também criou outro protótipo chamado de “D”, que também reduz em até 70% o consumo de combustível e acomoda até 180 passageiros.

O segredo das duas aeronaves criadas pelo MIT é que os motores foram deslocados da parte inferior da aeronave para a parte traseira (no caso do H) ou para a parte dianteira (no caso do D). A diferença de posicionamento tornou as aeronaves mais econômicas, mas também teve um custo: elas ficaram até 10% mais lentas de comparadas ao Boeing-777.

Aviação Mais Silenciosa

Um dos maiores incômodos causados pelos aviões é imenso ruído que provocam. É justamente isso que o Icon II combate, conseguindo produzir apenas 75 decibéis de ruído, um barulho menor do que o feito por muitos carros. O modelo é um supersônico desenvolvido pela Boeing para acomodar até 120 passageiros em uma viagem de 3,5 horas entre Londres e Nova York.
Outro modelo desenvolvido para acabar com o barulho é o Supersonic Green Machine, desenvolvido pela Lockheed Martin. O modelo deve começar a ser produzido em 2035.

Novos Conceitos para a Aviação

Para acomodar mais gente, o Airbus A380 usa um conceito simples: ao usar dois andares na aeronave, onde cabia um determinado número de pessoas começara a caber o dobro. Deste modo a aeronave é capaz de transportar até 853 pessoas por vôo.

Passageiros

A Boeing inova novamente ao desenvolver um avião híbrido, o Sugar Volt. A propensão do avião é baseada em motores que funcionam a combustão ou com sistema elétrico.

A autonomia do avião é de três horas e pode levar até 154 passageiros.
Mais revolucionário é o avião SolarImpulse, desenvolvido por uma fábrica de relógios, a Omega. O avião possui um sistema de armazenamento de energia solar, e usa essa energia para voar durante a noite.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *