Há alguns meses circulam notícias sobre a liberação por parte do Governo Federal de um financiamento dirigido exclusivamente aos motoboys. A notícia foi finalmente confirmada com a publicação esta semana no DOU – Diário Oficial da União, da Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador, onde estão estabelecidas todas as regras sobre a nova linha de crédito que vai beneficiar motoboys profissionais. Essa não é nenhuma Mensagem Sacana, é a mais pura verdade e o governo vai começar a ajudar essa classe de trabalhadores. Os motoboys tiveram sua profissão regularizada há pouco tempo, são motoristas que se utilizam de motos de baixa cilindrada para fazer entregas, serviços de bancos e outros.
Seu serviço começou de forma tímida no Brasil, mas com os congestionamentos e o trânsito nas grandes cidades tornando-se cada dia mais difícil a atividade dos motoboys cresceu muito, especialmente nas grandes cidades, onde eles têm condições de se deslocar com agilidade, rapidez e com baixo custo. Os motoboys enfrentam um sério risco em relação à falta de segurança no trânsito, ao qual eles estão vulneráveis. Para evitar acidentes é bom que sempre se Diminua a Velocidade e Um Caminho poderia ser o aumento da quantidade de Radares nas Estradas, forçando os motoristas a terem mais cautela. Visando também a segurança destes profissionais e atendendo uma reivindicação da categoria o Governo Federal estará liberando uma linha de crédito que em 100 milhões de reais de limite a ser distribuídos para os profissionais da categoria para a compra financiada de motocicletas de baixa cilindrada.
O prazo para contrair o empréstimo é até 30 de junho de 2010, quando deve ser encerrada a linha de crédito. O que Aconteceu foi que o Ministério do Trabalho já havia feito uma manifestação semana passada anunciando a emissão da resolução pelo Governo Federal, nela está detalhado todas as circunstancias e condições para efetuar o financiamento. A linha de crédito nacional é aberta para os profissionais registrados como autônomos no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para trabalhar com entregas e transporte de documentos e mercadorias, que tiverem autorização da Prefeitura Municipal, ou seja, o alvará de liberação, e também para trabalhadores com carteira assinada como motoboys, em atividade. Enfim, aqueles profissionais que comprovarem que exercem a atividade de motobolys como empregados ou autônomos estão aptos a se habilitarem para o empréstimo.
Através do financiamento os motoboys poderão adquirir motocicletas de baixa cilindrada, até 150, com valor máximo de R$ 8.500,00. As condições de pagamento são de 24, 36 ou 48 meses e com 6 meses de carência para o pagamento da primeira parcela. Além disso, poderá ser incluído no valor financiado o valor do seguro e da documentação da moto, desde que não ultrapasse o limite de R$ 8.500,00. Além disso, as outras condições exigidas é que a moto deve ser 0 km e deve ter todos os equipamentos de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito. A medida de Emergência do Governo tem dois objetivos, primeiro atender as necessidades dos motoboys e garantir maior segurança e esquentar a venda de motos que com a crise mundial e econômica caíram em cerca de 30%. O financiamento será operacionalizado pela caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
regitrei uma empresa no seguimento moto boy mas estou com uma retrição junto ao banco do brasil poderia eu financiar uma moto em nome da empresa.