Trocar o Óleo do Carro: 10 Dicas

O óleo possui incumbência de lubrificar o motor do veículo, permitindo com que a estrutura dure longos anos sem necessidade de reposição. O líquido limpa o motor, retirando todos os tipos de partículas que ficam grudadas após o processo de combustão. Interessante notar que os especialistas atestam o poder da substância para refrigerar os motores, evitando o superaquecimento.

Óleos de Carro

Óleos de Carro

A lubrificação do óleo forma película protetora na superfície do motor, auxiliando na movimentação de certas peças, principalmente nos momentos de acelerações.

Quais São os Tipos de Óleo no Mercado Convencional?

Tipos de Óleo

Tipos de Óleo

Há três tipos de composições no mercado da atualidade: Mineral (obtidos via componentes do petróleo), sintético (resultado de reações químicas) e semissintético (mistura entre petróleo e química). Quem deseja saber qual é o melhor tipo de óleo a ser empregado no motor do carro, deve ler as regras descritas no manual. Condutores que não possuem a indicação podem perguntar nas concessionárias que vendem o tipo de veículo.

Como Evitar a Borra no Motor?

Borra no Motor

Borra no Motor

Faz alguns anos que os especialistas discutem formas para evitar a borra, conhecida também como espécie de pasta vinda da substância do óleo. A maioria dos pensadores aponta problemática no uso dos lubrificantes. Principalmente os veículos populares podem sofrer com a problemática. Especialistas indicam outras causas: Troca dos filtros e do óleo fora do tempo e substituição após a quilometragem correta.

A Troca Precisa Seguir de Forma Específica as Instruções?

Grande parte das revistas especializadas aponta que o motorista deve seguir os manuais de instruções especificamente. No entanto, é necessário ficar com os olhos atentos, principalmente quando as indicações são aos modelos antigos que trazem previsão de troca a cada vinte mil quilômetros.

Trocar o Óleo

Trocar o Óleo

O limite de quilometragem está previsto para consumidores europeus ou norte-americanos que especificam de forma clara e objetiva as características do óleo que deve ser usado e o tempo limite para fazer a substituição do lubrificante. No Brasil, somente os veículos mais novos trazem a informação, isto quando produzidos em terras nacionais pelas multinacionais.

Condutores de veículos somente produzidos fora do país, ou mesmo aqueles que têm veículos mais antigos, devem seguir para a concessionária da marca ou pontos de troca renomados no mercado, no intuito de coletar as informações atualizadas com profissionais especializados.

Troca de Óleo Deve Ser Feita Por Quilometragem ou Tempo?

Troca de Óleo

Troca de Óleo

Resposta que depende de acordo com as condições do veículo. Especialistas indicam que existem aditivos no óleo que ficam inertes até a colocação dos lubrificantes específicos. Os reagentes químicos entram em ação, inclusive, quando o motor fica algum tempo sem funcionar.

Na prática, a escolha tem relação mais aos costumes de uso do que com as características do próprio veículo. Condutores que rodam pouco devem trocar por uma questão de tempo. Motoristas cuja maior parte do tempo estão em rodovias, podem trocar por quilometragem. Máximo é de cinco mil quilômetros rodados.

Qual é a Relação Entre Condições Severas e Óleo?

Com os grandes problemas promovidos por causa da modernidade desorganizada, muitos trabalhadores optam por morar perto do trabalho. Com isso, em menos de quinze minutos é possível chegar, mesmo quando existe trânsito parado. Especialistas em automotivos indicam que este comportamento poder ser crucial para a relação qualitativa entre óleo e motor.

Condições Severas

Condições Severas

Este tipo de regime intitulado “severo”, prejudica o desempenho do veículo ao longo prazo. O ideal está no trafego de percursos diários acima de quinze minutos, com velocidade de sessenta quilômetros por hora, em estrada livre de veículos e buracos – o que no Brasil representa condições difíceis de serem encontradas dentro do sistema de trânsito metropolitano.

Relação Entre Filtro do Óleo e Lubrificante?

Filtro de Óleo

Filtro de Óleo

É necessário fazer a substituição do filtro de óleo em cada troca de lubrificante de acordo com a maioria dos especialistas presentes neste tipo de discussão. Por exemplo, levando em conta que motores 1.0 precisam de média processada equivalente a vinte litros de óleo por minuto, em cada cinco quilômetros trafegados com velocidade equivalente a trinta quilômetros por hora, o filtro processa quase duzentos mil litros de óleo. Seguindo este pensamento, imagina como se encontram as condições dos filtros após algum período sem ser substituídos?

Pode Misturar Óleo Sintético e Mineral?

Uma grande dúvida de muitos condutores inexperientes está na mistura dos dois tipos. Pessoas apreciam a técnica, visto que o sintético custa mais barato e a técnica proporciona maior economia. De qualquer forma, o segredo da charada está presente nos manuais do veículo. Na prática, uma vez que as especificações técnicas sejam atendidas, não deve existir problema com a mistura.

Óleo Sintético e Mineral

Óleo Sintético e Mineral

Porém, veículo de luxo, caso das BMW, exige com que seja aplicado apenas óleo sintético para o veículo obter maior desempenho e não ficar com o motor prejudicado. Vale ressaltar que é sempre interessante consultar a informação, pelo menos uma vez por ano, diretamente com a concessionária para se atualizar quanto as mudanças nas especificações do manual de instruções. Estas informações também podem ser colhidas nos sites oficiais presentes na internet. Quem tem dinheiro para investir não podem fazer economia, visto que misturas podem danificar a resistência térmica do motor.

Pode Misturar Marcas Diferentes de Óleo?

Marcas de Óleo

Marcas de Óleo

Se o lubrificante tiver a mesma especificação técnica, não existe problema em misturar líquidos de rótulos diferentes. Empresas dizem que não é possível por conta de estratégias de fidelidade dos clientes. Existem diversos comerciais ou mensagens nos rótulos da embalagem relacionadas com a enganação.

Esperar o Motor Esquentar ou Sair Normalmente Com o Veículo Pela Manhã?

Em termos gerais, motores modernos não demandam um período necessário para aquecimento do óleo lubrificante. Porém, é sempre mais seguro ligar e sair somente após trinta segundos, assim o aquecimento fica assegurado no óleo e nas peças, não elevando assim as rotações do motor antes do ponto ideal de aquecimento.

A Luz do Óleo Ascendeu no Painel do Veículo! E Agora?

Luz do Óleo

Luz do Óleo

Não pense duas vezes, pare o veículo no ponto mais próximo e desligue o motor de forma imediata. Por causa do descuido no passo, será necessário chamar assistência de algum mecânico. O esquecimento da troca dos lubrificantes também pode acionar a emergência.

Principais Níveis de Consumo do Óleo!

Veículo das décadas de 80 e 90: 1L por mil km

Carros do séc.XXI: 300 ML por mil km

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • alugo casa em águas de lindóia para o evento de carro antigo nos dias 04/06 05/06/06/06/07/06 à 300 mt do evento pode ir a pé com 5 quartos 2 suites
    acomoda até 15 pessoas muito bem casa fica localizada no bairro cavalinho branco perto do aluguel de cavalo

    jonas silva 19 de maio de 2015 0:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *