Amortecedores e molas são componentes da suspensão do veículo para proporcionar a segurança e o conforto no veículo. Serve para absorver os impactos e por consequência fazer com que o veículo trafegue de forma contínua. Sem a presença dos amortecedores o carro iria fazer o trafego pulando. Ao absorver os impactos existe compensação das ondulações, irregularidades e buracos na pista.
Necessário fazer a troca dos amortecedores nos primeiros sinais de problemas que acontece nos caminho para a própria segurança de quem está dentro do veículo. Quem negligencia pode ter que pagar caro no final das contas ao fazer a manutenção completa da suspensão.
Manter o Cuidado Com Amortecedores
De acordo com a opinião dos especialistas existe a necessidade de fazer a verificação periódica dos componentes da suspensão, inclusive nos amortecedores. Para diminuir o desgaste que acontece com o uso do tráfego o segredo está em dirigir de forma adequada de acordo com a qualidade que há na pista. Outro ponto que não pode ser ignorado está no fato de jamais exceder os limites de peso dos automotivos.
Quais Sinais De Troca Dos Amortecedores?
No momento em que o carro começar a apresentar os primeiros sinais estranhos em termos de ruídos, talvez seja a hora de fazer a troca dos amortecedores em oficinas especializadas em fazer esse tipo de serviço. Outro sinal de desgaste clássico se encontra na mudança de comportamento do automotivo, de forma principal ao desempenhar as curvas.
Quando o veículo começa a balançar em excesso também representa outro sinal de que os amortecedores estão sofrendo com problemas. Fique de olho com o desgaste dos pneus que deve estar regular acima de tudo, por vezes quando não estão em estado desregular também pode representa problemas no sistema de amortecimento.
No momento em que mecânicos retiram para fora os amortecedores e percebem que existe a presença de óleo na estrutura, então é sinal de que o problema está em condições sérias e demanda de reparo imediato.
De acordo com especialistas existe a necessidade de fazer a manutenção de forma constante nos amortecedores, visto que com o atraso pode acontecer problemas em outros setores da suspensão, que nos dias de hoje está entre os serviços mais caros em termos de automotivos.
Conforme a opinião de profissionais especialistas na área o primeiro sintoma em grande parte dos casos está quando o veículo não tem controle na frente ou traseira ao desempenhar as curvas. No momento em que o carro ultrapassa vias esburacadas pode acontecer a pressão de suspensão que transmite vibrações na estrutura da carroceria e todos que estão dentro do veículo podem sentir o tranco.
Em casos de vazamento dos amortecedores de certa forma a estrutura fica comprometida e necessita da troca de forma imediata. Especialistas indicam fazer a troca de todos os pares de uma só vez, ao invés de trocar apenas a unidade que está com vazamento.
No sentido de fazer os testes sem a ajuda de profissional existe a possibilidade de apoiar de forma firma com as mãos no ponto próximo do sistema de amortecedor. NA sequência empurre com o máximo de força no sentido inferior e depois ao superior, como se estivesse balançando o automotivo.
Depois de fazer cerca de cinco movimentos em sequência solte as mães e observe se o mesmo continua a manter o movimento. Caso permaneça a quicar, então é sinal de que existem danos comprometedores no sistema.
Teste Com Amigos
Existe outro método simples para saber quando existe a necessidade de fazer a troca do amortecedor, ou mesmo para perceber que o mesmo não está a fazer o trabalho de forma correta e eficaz. Dirija o veículo em uma estrada que seja plana, sem excesso de ondulações.
Peça para algum amigo dirigir outro veículo na linha de trás. Quem analisa o carro à frente pode perceber se os pneus trafegam como se estivessem quicando. Caso isso aconteça, então representa sinal de que o sistema de amortecimento não funciona com qualidade e precisa da troca imediata antes que a sistemática fique comprometida.
Qualidade Do Amortecedor
Não existe um limite para fazer a trocar o amortecedor. As variações acontecem de acordo com o costume que existe no tráfego do carro. Por exemplo, veículos táxis têm maiores chances de desgaste ao levar em conta que de forma frequente carrega peso ao extremo. Para retirar a dúvida sobre quando fizer a troca existe a necessidade de consultar a informações no manual do proprietário, ou de acordo com os fabricantes do amortecedor, informações conquistadas tanto na embalagem como nos sites oficiais.
Não existe o melhor amortecedor a ser aplicado no veículo. Na prática, cada unidade automotiva tem a opção correta que está explicada no manual do proprietário. Importante seguir as indicações ao levar em conta que a montadora realizou testes para saber quais os melhores produtos a serem integrados no sistema automotivo.
Em casos de não conseguir a informação sobre o melhor amortecedor a ser inserido no carro existe a necessidade de comprar os produtos das melhores marcas, desde que tenham preços acessíveis, assim como as condições de pagamento. O importante é jamais negligenciar a manutenção dos amortecedores, visto que o futuro da suspensão do automotivo pode ficar comprometido.
Vendedores Espertos
Motoristas inexperientes podem cair na armadilha da troca completa. Ou seja, ao chegar à oficina para apenas resolver o problema dos amortecedores os vendedores indicam fazer outros tipos de trocas que por consequência vai pesar no orçamento. Procure fazer a manutenção em mecânicos de confiança, ou àqueles que são indicados de acordo com amigos que fizeram a troca e perceberam que pagaram preços justos.
Cuidado Com Manufaturados
Existem amortecedores que são construídos com novo processo manufaturado. Grande parte dos especialistas desaconselham a usar produtos do gênero por causa da própria segurança do automotivo que fica colocada em cheque. Os condutores possuem o dever de manter o veículo em condições perfeitas para uso e o amortecedor trabalhado diversas vezes com certeza não vai ofertar as mesmas condições de segurança para quem está dentro do carro.