Tabela de Giclagem Solex 32

Os carros também chamados de automóveis, vem da palavra grego “auto”, por si próprio e do latim mobilis que significa mobilidade. É um meio de transporte muito comum nos dias atuais que possui quatro rodas e que possui uma lataria para ter a capacidade de ocupar os passageiros.

É movido a combustão interna, podendo ser alimentado por diversos tipos de combustíveis, sendo entre eles a gasolina, o diesel, o álcool como sendo os mais comuns e agora o hidrogênio e o gás estão terminando a fase de teste para ser implementados. Combustão interna vem a partir de qualquer mistura entre um comburente, combustível e calor. Agora está surgindo o carro elétrico e ainda a vapor como antigamente eram movidos os trens.

Os motores atuais dos carros são bem parecidos em geral, tendo dois ou quatro tempos, sempre buscando inovações para melhorar o desempenho dos carros. Com certeza o carro é uma obra de diversas áreas do conhecimento, abrangendo a matemática, a física, as artes e o design.

Hoje no mundo é o um veículos mais utilizados pelas pessoas, sendo mais de setecentos milhões de passageiros no mundo que utilizam carro todos os dias. Sendo que somando carros e caminhões de uma rodovia já chegaram a 800 milhões em uma pesquisa feita em 2007. Isso é preocupante, pois os carros são um dos maiores problemas para o meio ambiente que a humanidade enfrenta nos dias atuais, por conta de eliminarem uma carga muito grande de dióxido de carbono muito grande na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa.

No Brasil, existe toda uma regulamentação acerca do automóvel, tanto para se adquirir ele, quando para circular com ele diariamente. Para que essa circulação ocorra de modo mais eficaz existe o código de estrada, além do Código de trânsito Brasileiro.

O carro entra na regulamentação de veículos de até oito passageiros. E precisa manter a manutenção sempre para que não seja multado, além de sempre ter em mãos a carteira de motorista e o documento do carro, comprovando que ele está de dentro das normas, pagando o IPVA.

O carro surgiu somente com a revolução industrial, mas desde sempre o ser humano sonhava com a locomoção mais fácil, que não dependesse de animais, que o protegesse do tempo e acima de tudo fosse mais rápido. Hoje em dia poucas pessoas realmente vivem sem um carro.

Com isso todos que possuem um carro precisam de um mínimo de conhecimento sobre seu funcionamento para que caso ocorra algum problema possa pensar em soluções rápidas ou até mesmo para não ser passado para trás quando levar o automóvel ao mecânico.

O conhecimento é mais importante ainda quando os carros são mais antigos e que podem dar muito problema. Algumas inovações fizeram os carros atuais serem bem mais seguros e até mesmo menos poluentes do que os antigos. A mudança de carburador para injeção eletrônica por exemplo foi uma delas.

Carburador

É uma peça de carro que está entrando em desuso, porém sempre foi muito importante para seu funcionamento, pois trabalha com a alimentação do motor de combustão, lembrando que é uma peça mecânica e que por isso foi substituído pela injeção eletrônica para facilitar e melhorar essa mistura que muitas vezes tinha problema ao chegar no motor por questões de dosagem. Cuida da mistura ar e combustível para que exista a combustão, não podendo esquecer que precisa de uma quantidade determinada.

Houve uma tentativa de mudar o carburador mecânico para elétrico, antes da injeção eletrônica, porém não teve resultado esperado pela maioria. Algumas vantagens de se usar a injeção eletrônica é dela ser bem mais barata e mais fácil de fazer a manutenção, porém a manutenção em uma injeção eletrônica é bem menos recorrente.

O Funcionamento Ocorre da Seguinte Forma:

Primeiramente o ar é puxado pelo pistão, que vem com alta velocidade pelo difusor e consegue empurrar a porção de combustível do reservatório para o motor. Para dosar essa quantidade de combustível existe a borboleta que abre e fecha de acordo com o necessário. Assim é bombeado para aceleração do carro. Com isso o carro começa a desenvolver uma potência e um número de RPM. O aumento da marcha faz com que a borboleta abra mais.

Glicê

Ajuda na regulagem da quantidade de passagem do combustível, que fazem parte da queima nos motores. É outro nome dado para a famosa borboleta, e é uma peça bem pequena rosqueada no centro da passagem para o difusor. O Glicê de um carro movido a álcool é mais largo, por precisar de mais combustível para se locomover, por isso ele consome mais.

Se aumentar a giclagem do carburador, com certeza vai deixar o carro mais potente, porém junto com ele vem o aumento do consumo de combustível. Por apresentar mudanças de potência entre os carros, cada um possui o seu tipo de glicê.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *