Cuidar bem do carro é importante para evitar possíveis problemas mecânicos, porém, nem sempre é o suficiente. Saiba que até mesmo os mais dedicados em manter o carro em ordem podem ter problemas com o seu carro causados por questões mecânicas. Para que os problemas sejam notados a tempo e nada mais grave aconteça é interessante saber como identificá-los.
Saiba agora quais são as situações e avisos que o seu carro pode lhe dar de que algo está errado. Depois de perceber esses sinais do carro é importante procurar a ajuda de um profissional mecânico para evitar que o problema se torne maior e insolúvel.
Identificando Problemas
Antes de mais nada é importante destacar que nem sempre é fácil identificar os problemas de forma específica. Se você está no grupo de motoristas que ainda não conseguem desvendar o que os barulhos e ruídos significam saiba que isso é mais comum do que se pensa.
O mais importante é entender esses pequenos sinais como um alerta de que o carro está diferente e pode ter algum problema sério. Mesmo que você tenha pouca intimidade com a mecânica de automóveis pode ter uma ideia do que está acontecendo com o seu veículo e assim saber mais ou menos qual é a gravidade.
Os Sinais
Marchas que arranham enquanto engatam pode significar que:
- Existe um defeito no platô na embreagem ou mesmo um desgaste do disco.
- Também pode significar que o pedal da embreagem pode estar mal regulado.
- Isso ainda pode ser sinal de que o trambulador do câmbio está mal ajustado, com o sincronizador desgastado ou mesmo com defeito.
- Ainda é possível que os dentes da engrenagem estejam desgastados ou mesmo quebrados.
Óleo do Câmbio Vazando Pode Significar Que:
Em geral o óleo do câmbio vaza quando as juntas (tanto de carros manuais quanto dos automáticos) têm algum defeito. Também é possível que as roscas do bujão do reservatório tenham espanado. No caso de o vazamento ser muito grande é aconselhável que você chame um guincho e não tente ir dirigindo até o mecânico.
Direção hidráulica muito pesada pode significar que:
O óleo da direção pode estar abaixo do nível ou mesmo vencido.
Também pode ser um indicador de que existe vazamento nas mangueiras ou mesmo em suas conexões.
Pode ser que a correia do compressor esteja frouxa.
Ainda é possível que exista folga nos terminais, ligamentos e braços da direção.
Pode ser que haja um defeito na caixa de direção.
Outro problema possível para essa situação é o de ser um reflexo das irregularidades no alinhamento e cambagem das rodas.
Barulho que bem da roda quando se gira a direção pode significar que:
É possível que a junta homocinética esteja para quebrar ou mesmo já tenha quebrado. Para se certificar de que o problema é mesmo esse vire o volante para um lado até o final do curso e depois tente sair com o seu veículo. No caso de ouvir um estalo na roda a homocinética está mesmo quebrada.
Quando o volante começa a vibrar sem parar depois de o carro passar num buraco pode significar que:
A direção do carro pode ter desalinhado.
As rodas podem ter amassado.
Aconteceu um deslocamento da suspensão ou mesmo a quebra da barra de estabilização.
Luzes Acesas Indicam Problemas
Além de ficar atento a possíveis ruídos e defeitinhos que podem indicar sérios e graves problemas no seu carro é importante prestar a atenção no que as luzes indicadoras estão tentando te dizer.
A Luz Indicadora da Carga da Bateria e o Funcionamento do Alternador
O funcionamento dessa luz está diretamente ligada ao funcionamento da bateria, alternador, circuito de carga e sua correia. Está tudo certo quando essa luz acende forte e estável com a ignição ligada e apaga totalmente depois que o motor entra em funcionamento.
Quando o funcionamento acontece corretamente indica que a bateria está carregada e sendo recarregada pelo alternador. Porém, somente a luz acender e apagar na hora certa não nos fornece qualquer informação em relação ao desempenho do alternador. Ele funciona obedecendo uma curva característica que só poderá ser verificada com os instrumentos corretos que são amperímetro, década resistiva e voltímetro.
Fique de olho se essa luz acende de forma forte e estável enquanto o motor do seu carro está funcionando. Isso indica que a bateria não está sendo carregada, porém, existem algumas situações especiais em que essa luz pode auxiliar na execução de um pré-diagnóstico, confira abaixo:
Quando a Luz Fica Piscando Fraca com o Motor em Marcha Lenta
Pode indicar uma possível falha na ponte retificadora do alternador, isso faz com que a bateria não seja carregada adequadamente em baixas rotações.
Quando a Luz fica Completamente Apagada com a Chave na Ignição Ligada
Indica uma falha de falta de excitação do alternador.
Destacamos que alguns carros mais sofisticados e modernos possuem em seus painéis instrumentos como voltímetro e amperímetro que ajudam a complementar essa luz indicadora e facilitam a identificação de problemas.
A Luz de Airbag do Motorista ou Passageiro
Essa luz tem como função monitorar o funcionamento correto do airbag. Quando ela acende depois do período de verificação pode estar indicando um defeito no sistema ou mesmo na deflagração das bolsas. Fique atento a isso, pois uma abertura incorreta do airbag numa situação de acidente pode ser um elemento a mais de risco.
A Luz EPC (Engine Power Control)
A EPC (Engine Power Control) tem como função fazer o monitoramento do acelerador eletrônico que equipa os motores VW EA 111. O acendimento dessa luz indica que pode existir um possível mal funcionamento dos controles elétricos do pedal do acelerador.
Se essa luz acende pode ser que existam problemas com o interruptor do pedal do freio, com os freios, com o interruptor do pedal da embreagem, breaklight, lâmpada de freio, chicote elétrico, carga de bateria, cabos elétricos ou ainda qualquer outro tipo de problema mecânico interno.
Fique atento, pois o acelerador é um atuador então se a luz acende significa que ele não está respondendo à unidade de comando da forma como é esperado pelo programa de funcionamento. Vale destacar que se a bateria perder carga a luz EPC também pode acender.