A Direção Defensiva
Uma das formas de evitar acidentes graves de trânsito é dirigir defensivamente, ou seja, conduzir o veículo de uma forma segura para evitar que acidentes aconteçam. Se mais motoristas realizassem esse tipo de condução a quantidade de acidentes de trânsito seria bastante reduzida.
Além de respeitar a sinalização e os limites de velocidade a direção defensiva tem como princípios usar corretamente o cinto de segurança nos bancos da frente e de trás, ter cadeirinhas adequadas para o transporte de crianças e principalmente estar atento a todos os riscos que se apresentam na pista.
Basicamente esse tipo de condução tem como objetivo mostrar que além de você e do seu carro existem outras pessoas no trânsito, outros motoristas e pedestres. Sendo assim a primeira dica para evitar acidentes é dirigir tendo a sua atenção totalmente voltado para o trânsito, podendo antecipar-se a atos inseguros de terceiros.
Além do perigo que os outros motoristas podem representar no trânsito é importante ficar atento a presença de animais na pista. Um dos principais motivos para graves acidentes é se deparar com animais na pista, sendo assim é fundamental saber como agir numa situação como essa. A seguir vamos te dar dicas de como dirigir defensivamente nesse tipo de situação.
Cuidados Ao Avistar Animais Na Pista
Os animais são considerados “frequentadores” assíduos das estradas, mas nem por isso quer dizer que todos os motoristas sabem como agir ao se deparar com eles. Um animal na estrada é um grande risco para o motorista e muitos acidentes acontecem todos os dias devido a presença deles no lugar errado e na hora errada.
Aliás, vale destacar que acidentes ocasionados pela presença de animais na pista são muito mais comuns do que se pensa principalmente em regiões próximas a zonas rurais. Há também que se dizer que a gravidade desse tipo de acidente é muito maior do que se imagina, por exemplo, colidir com um cavalo pode ter resultados desastrosos.
A batida num animal desses pode destruir um veículo e ainda ser fatal para os seus ocupantes. Porém, não se iluda pensando que somente os animais de grande porte representam um risco uma vez que os pequenos também são perigosos. Quando se avista um cachorro na pista e se faz um desvio brusco do animal, por exemplo, o veículo pode parar fora da estrada.
Confira Abaixo Uma Lista Com Os Principais Cuidados a Serem Tomados Quando Se Avista Animais Na Pista:
Reduza a Velocidade
A primeira coisa a se fazer quando se avista um animal na pista é reduzir a velocidade. Jamais buzine, pois isso pode assustar o animal e fazer com que ele fique desorientado piorando a situação.
Não Ligue o Farol Alto
Para não assustar os animais também é importante não ligar o farol alto nessas situações. Quando um animal se assusta pode ter qualquer tipo de reação e isso torna o momento ainda mais imprevisível. Além disso, os animais ficam paralisados pelo susto e podem congestionar a pista.
Ultrapasse Os Animais Por Trás
A forma correta de ultrapassar animais que estão atravessados na pista é sempre por trás dos mesmos, assim você reduz a velocidade de reação do animal. Vale lembrar que alguns animais têm um tipo de atitude enquanto outros tem outro tipo. Por exemplo, os bois e vacas recuam, mas os cavalos podem ter uma reação violenta e inesperada.
Passando Por Uma Boiada
Quando for passar por uma boiada ou qualquer outro tipo de agrupamento de animais é importante ir em primeira marcha e lembre-se de jamais buzinar. Além disso, tenha o cuidado de fechar os vidros para sua segurança.
Animais De Pequeno Porte
Quando o motorista está diante de animais de pequeno porte como cachorros ou gambás tem a tendência natural de desviar de forma brusca ou frear, principalmente nos casos em que se está dirigindo em alta velocidade. Porém, antes de fazer qualquer manobra brusca é importante olhar o retrovisor para ver se não tem nenhum carro vindo atrás. Um movimento inesperado como esse pode causar um acidente muito grave.
Avise Os Demais
Depois que você conseguir passar por um animal que está na estrada é importante piscar os faróis para os carros que estão vindo no sentido oposto. Para que fique mais claro para os outros motoristas o que está havendo você deve fazer um sinal com a mão para baixo mostrando quatro dedos, isso significa na linguagem da estrada que há animais na pista.
O Papel Dos Donos Dos Animais
É importante que além de prudência por parte dos motoristas haja uma atitude mais responsável por parte dos donos desses animais também. Sendo assim os donos devem evitar deixar os animais soltos pastando às margens das estradas. Outra atitude que deve ser evitada por parte dos donos é deixar os animais presos de forma precária perto das estradas uma vez que eles podem se soltar com facilidade.
Trata-se de uma situação de alto risco e os donos dos animais que se envolvem em acidentes podem ser responsabilizados legalmente pelo abandono dos mesmos e até por maus tratos. Em alguns casos o dono do animal pode ser conduzido a uma Delegacia de Polícia Civil onde vai responder pela sua responsabilidade na situação.
Respeitando a Direção Defensiva
As autoridades que trabalham para a melhoria do trânsito destacam a importância de que as regras de direção defensiva sejam respeitadas. Os motoristas precisam se lembrar de preservar a sua própria vida no trânsito e a dos demais. A direção defensiva tem como um dos seus princípios mais importantes a atenção do motorista para a estrada e o que está acontecendo nela.
Saber como se portar tranquilamente e se forma segura para os demais numa situação extrema como avistar um animal na estrada é fundamental para evitar acidentes em que muitas pessoas perdem as suas vidas. Sendo assim se você está se preparando para viajar fique atento a estrada e sempre que avistar um animal na estrada dedique a sua atenção a ele.
Siga as instruções dadas acima e saiba que nesse momento você tem a sua vida e de muitas outras pessoas em suas mãos. Haja com tranquilidade e prudência para que todo saia bem desse encontro com animais na estrada.