De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) condutores têm total responsabilidade por conservar e deixar o automotivo em perfeitas condições do uso. Quem não segue a lei recebe a notificação de que a multa vai chegar dentro de poucos dias na porta da casa cujo endereço se encontra no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Em termos práticos existem quatro conjuntos básico que devem ser sempre avaliados no sentido de fazer a manutenção preventiva que serve para não deixar o carro chegar ao estado de precisar ser arrumado de forma corretiva, o que exige maior custo de tempo e dinheiro para motoristas.
Transmissão, estrutura do motor, conjunto de direção e equipamentos obrigatórios. Dentro das 04 esferas, condutores devem se ater para a manutenção das seguintes partes do veículo:
Manual Do Veículo
Não se esqueça de que as informações sobre o prazo correto para fazer as trocas se encontram no manual do proprietário ou na embalagem do fabricante que fornece a peça. Quem não segue as ordens de forma correta perde a garantia, isso no caso de veículos zero quilômetros. Veículos antigos que não possuem o documento talvez tenham disponíveis versões em PDF na internet a serem salvas gratuitamente.
Questão De Combustível
Motoristas precisam ter em mente de que não basta apenas colocar gasolina de qualidade no tanque e ligar para ter uma condução perfeita. De acordo com o fabricante do veículo também devem ser trocados os filtros de combustíveis que serve para limpar a quantidade que entra no tanque a se mistura com o conteúdo limpo. Sem essa atenção o combustível sem qualidade faz o trabalho e prejudica outras estruturas vitais para o funcionamento.
Vale ressaltar que quem não se preocupa com a troca do fluído acaba por ter danos que afetam de forma direta na potência do motor. O fato também proporciona aumento de combustível, ou seja, quem não substitui está deixando de economizar no final das contas. Motorização que apagar com o carro ligado e cheiro forte de combustível são outros sintomas da falta de fluído ao combustível.
Filtro De Ar!
Especialistas dizem que na grande parte dos casos a troca do filtro de ar acontece junto com a substituição do fluído de combustível. Consiste em uma das peças mais baratas do carro para fazer a substituição, preço que gira em torno de trinta reais aos modelos de veículos populares.
De Olho No Lubrificante. Óleo e Manutenção
Óleo se encontra em um dos elementos vitais para que as peças possam se mover sem provocar o atrito que por consequência traz danos em níveis avançados. Faça a troca dentro do prazo previsto por fabricantes, fato que pode variar bastante conforme o marca do produto ou veículo.
De forma periódica existe a necessidade de observar o nível que precisa estar entre A e B, ou seja, no meio, sem excesso ou falta. No caso de faltar procure completar com o mesmo produto. Use as indicações no manual do veículo ao levar em conta que os itens foram testados antes de serem indicados de forma oficial por empreendimento que montou o veículo. Não se esqueça de também substituir o fluído.
Sistema De Refrigeração
Em termos de sistema da refrigeração existe a presença do radiador com a função primordial de adicionar água ao sistema e cumprir o papel que exerce junto com a ventoinha (ventilador), isso no caso das estruturas refrigeradas com água, ou seja, a grande parte dos carros nos dias atuais.
Coloque água apenas quando o motor estiver frio. Esse ponto é fundamental para a segurança no processo ao levar em conta que o ato de adicionar água fria com a quantidade quente causa efeitos químicos que jogam a mistura para fora do compartimento e por consequência causa danos sérios em que estiver ao redor. Há casos nos quais acontecem queimaduras de terceiro grau na pele de seres-humanos.
Nunca se esqueça de colocar água no reservatório. Porém, existe outra importância fundamental que se encontra na presença do fluído que serve para melhorar no ato de preparar a água a ser enviada ao motor para evitar o superaquecimento.
Sistema Elétrico
Outro tipo de manutenção que não pode ser negligenciada está as duas estruturas responsáveis por sistema elétrico que nos dias de hoje tem a responsabilidade de acionar grande parte das estruturas que trabalham para fazer o carro funcionar de forma perfeita. De forma inicial existe a bateria que tem vida útil informada de acordo com o fabricante, informação conquistada também no manual do proprietário, desde que a unidade seja original e de fábrica.
Em segundo lugar e não menos importante está o conjunto de fusíveis que em termos práticos não possuem tempo de vida útil a se considerar de forma oficial. Às vezes alguma parte do veículo para de funcionar não por causa de problema interna, mas em consequência do fusível.
Quando isso acontece o melhor a se fazer é tirar a unidade de outro ponto do carro não importante no momento, como o sistema de som, por exemplo, e substituir até chegar á oficina para fazer a trocar que na grande parte dos casos tem preços populares.
Embreagem
Ponto fundamental para acontecer à troca de marchas. Há quem consiga trafegar escutando o tempo certo do motor e manejar o câmbio sem tocar no pedal, o que de fato requer experiência e bom ouvido, do contrário o sistema pode travar. Durante as revisões de rotina não se esqueça de trocar o óleo do câmbio. Existem componentes que também sofrem danos conforme o uso e precisam ser revisados de forma periódica.
Sistema De Direção
Não se esqueça de verificar o fluído da direção hidráulica. Outro ponto a se considerar está em alinhar, balancear e executar a geometria em todos os momentos de troca dos pneus, ou mesmo quando bater a roda na ponta da calçada, por exemplo.
Sistema De Freio
Mantenha o fluído de freio no nível adequado. Entra as principais revisões vale destacar o serviço de vistoria nas pastilhas. O freio de mão também precisa estar em plenas condições de uso.
Pneus
Calibre de forma regular. Balanceie as rodas. Mantenhas condições perfeitas do estepe. Troque bem antes de chegar em 1,6 mm de espessura.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier