Bomba injetora consiste em sistema que funciona no sentido de alimentar os motores com sistema a diesel. Na fase inicial foi utilizado nas composições ROVER exercendo papel de bombear o óleo em pressão alta para grandes geradores e máquinas como navios. Com a evolução da tecnologia passou a ser responsável por exercer funções em veículos menores, como automóveis e caminhões.
Dicas: Reparos da Bomba de Injeção
Bomba de injeção diesel se refere ao dispositivo usado para bombear ou enviar combustível nos cilindros do motor diesel. Podem funcionar mal por inúmeros motivos, algumas técnicas básicas de solução de problemas podem resolver o problema.
- 01: Ar em Linhas de Combustível – A perda de pressão resulta quando o ar fica nas linhas de combustível de uma bomba de injeção diesel, fazendo com que a partida do motor gere problemas. Pressione o sistema de ar e verifique se há vazamento nas linhas, substitua conforme necessário, de preferência com serviço realizado por profissional especializado e de confiança.
- 02: Entupimento do Injetor – Injetores dieseis podem entupir ao longo do tempo devido ao acúmulo de sedimentos de combustível nos bicos. Realize revisão em cada 100-150 mil quilômetros, ou quando necessário, para restaurar a adequada função da bomba de injeção diesel.
- 03: Um filtro de combustível entupido pode manter bomba de injeção de diesel a partir de acesso ao combustível necessário para mantém o motor funcionando. O filtro deve ser limpo com regularidade para eliminar qualquer sujeira ou sedimento.
Quais Principais Tipos de Bombas Injetoras?
A bomba de injeção de combustível serve como dispositivo utilizado para bombear combustível nos cilindros de motor diesel ou a gasolina. Ela utiliza a pressão de medidor de maneira mecânica ou eletrônica para entregar a quantidade adequada de combustível ao fluxo de ar de admissão ou câmaras de combustão.
Injeção de combustível de forma eficiente proporciona queima de combustível, melhorando a economia e aumentando o desempenho do motor do veículo reduzindo à poluição e emissões.
- 01-Bomba de Combustível em Linha: Utilizadas nos modelos iniciais, usa disposição alinhada e série de cilindros operados por injeção de câmara que permite aos pistões constantes de aceleração por injeção. O volume é controlado através dos cilindros contra uma porta de corte estabelecida na ranhura.
- Quando os cilindros giram, eles variam da taxa de injeção à produção de energia, quase a partir do motor. As bombas de combustível são usadas em veículos maiores, como caminhões e tratores.
- 02-Bomba de Combustível Rotativa: Oferecida através de cilindro de injeção única que injeta o combustível para dentro das linhas de combustível individuais usando válvula distribuidora. As bombas podem alterar o tempo de injeção, como as velocidades de manivela, responsáveis por gerar maior potência e rotações suaves. Bombas centrífugas são usadas em carros e caminhões pequenos.
- 03-Bomba de Combustível Elétrica: Controlada por computador de motor do carro e conjunto de sensores. Existem fontes de válvulas e lançamentos pressurizados de combustível para o motor do carro. A válvula pode abrir e fechar várias vezes por segundo auxiliando o consumo de combustível para taxas constantes.
Quais Sintomas de Falhas da Bomba Injetora?
A bomba de injeção de diesel produz pressão de combustível exigida por injetores diesel. O eixo gira no tempo, com o motor, permitindo o envio do impulso de combustível de alta pressão para cada injetor no momento adequado. Os sintomas de desgaste ou falha são: Motor pode correr mais, menos, ou nada; Partida difícil; Falhas de ignição do motor; Falta de potência;
Fumo Excessivo do Escape: A bomba de injeção pode falhar se o sistema de abastecimento de combustível não entregar a quantidade adequada de combustível. Por isso é importante que a bomba de alimentação seja verificada e substituída se necessário.
A bomba injetora pode ser substituída de forma incorreta quando o problema está no excesso de sujeira no filtro de combustível, desgastando as velas, causando falhas de abastecimento de combustível e sincronismo da bomba injetora imprópria.
Vazamento de Bomba Injetora
Problema comum nos veículos com mais de 150 mil milhas. A bomba injetora em si tem uma boa reputação e se existem problemas de vazamentos será necessário encaminhar o veículo para reparos.
Talvez seja necessário adquirir encaixe especial estriado no lado de dentro, a fim de remover as válvulas a partir do topo da bomba injetora. A Bosch vende a peça por cerca de R$50.
01: Limpar o Motor
Lavagem no dia anterior irá fornecer tempo para o motor de tempo. Desengordure tudo antes de começar, de modo que não exista qualquer sujeira ou detritos na bomba ou válvulas. Quando estiver trabalhando será necessário manter as mãos limpas, utilize luvas descartáveis. Existem lojas que vendem modelos feitos em especial para a mecânica. Certifique-se de trocar as luvas com freqüência.
02: Retire as Linhas de Injeção
Necessário remover as linhas de injeção das válvulas utilizando chave de porca. Uma vez que as linhas são removidas será necessário remover os bloqueios no topo das válvulas. Utilize a escova de dente e limpe a área por completo. Nunca use água, que poderia acabar com o sistema de combustível.
Bombas Injetores: Peça Crítica dos Motores
Bombas injetoras estão entre os componentes críticos do motor. O injetor de combustível controla o fluxo de gasolina ou diesel na câmara de combustão. Ao longo do tempo, as impurezas no combustível causam depósitos de lamas que se acumulam. Isto reduz o desempenho e pode quebrar os injetores.
As três principais causas de fracasso injetor de combustível são: Motor queimado, contatos elétricos corroídos ou selos com vazamentos. Quem tem equipamento apropriado e paciência pode limpar e reconstruir o próprio injetor de combustível.
Isto vai poupar dinheiro por ter a parte reparada profissionalmente. No entanto se faz necessário ter cuidado. Os componentes internos dos injetores de combustível são delicados. Eles podem ser danificados por manipulação errada, caso da aplicação dos contra-indicados produtos químicos de limpeza, por exemplo.
O primeiro passo no processo de reparação é a obtenção do kit injetor à reconstrução da bomba. O set geralmente inclui espaçador, filtro e tampa. Estas peças devem ser compradas de acordo com as características técnicas.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier