Como Evitar Desgaste De Peças De Carros?

Especialistas concordam entre si que o costume ao dirigir pode influenciar de forma positiva ou negativa no veículo. Carros que recebem grandes cargas a sustentar na parte interna e que não recebem manutenção na sequência dobram as chances de desgastar partes importantes do carro, como a suspensão, por exemplo. Conheça dicas para evitar o desgaste prematuro de peças automotivas:

Pressão Dos Pneus

Ponto importante para evitar não apenas gasto excessivo do motor como também trazer economia no combustível está em trafegar com os níveis de pressão adequados de acordo com informações de fabricantes encontradas no manual do proprietário, documento que traz informações para diminuir o desgaste de peças automotivas. Não se esqueça de também ajustar a pressão do estepe para não sofrer danos no eixo quando precisar usar.

Evitar Combustível Na Reserva

Erro comum no mundo popular está no fato de fazer o tráfego até a última gota de gasolina. Existem chances a se considerar de forma negativa de acontecer desgaste de peças, tais como tubulações e bicos injetores, por exemplo. Os principais danos do gênero acontecem por causa da sujeira que se acumula no frito e colocar em risco a qualidade de peças importantes no automóvel.

Tirar o Pé Da Embreagem

Erro comum na rotina de condutores com poucos anos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está no fato de dirigir com o pé no pedal na embreagem inclusive nos momentos em que não existe necessidade. O conjunto de platô, direção e disco sofre danos por causa do excesso. O conselho está em pressionar ao máximo ao invés de pisar de forma frequente – como o ato cansa as pernas existe a tendência de pisar.

Trocar a Marcha No Tempo Do Motor

Outro problema que acontece de forma comum na rotina dos condutores com poucos anos de estrada. A informação sobre a quantidade de tempos do motor se encontra na manual do veículo. Quem compreende a informação consegue economizar as peças e gasolina ao ouvir o ronco, olhar ao velocímetro e trocar a marcha no período correto.

Não Trafegar No Alagamento

Na vontade de chegar cedo ao lar depois do trabalho a coragem surge para arriscar o trafego em ponto alagados que com o tempo se tornam rotinas comuns nas grandes metrópoles brasileiros, de forma principal por causa do aumento do lixo e falta de projeto de qualidade do poder público que consegue atingir a demanda de forma qualitativa, dois fatores básicos conforme a opinião de parte dos especialistas.

Se o veículo não tiver suspensão alta ou preparo suficiente para enfrentar esse tipo de problema é melhor esperar para não ter que trabalhar mais no futuro a ganhar maior valor monetário para arrumar o carro que depois de inundado perde no mínimo trinta por cento no valor do mercado de usados. O problema piora no momento em que a parte central do motor sofre danos por excesso de água e faz o veículo interromper o funcionamento no meio da poça.

Não Movimentar Volante Com Motor Desligado

Quem tem crianças sabem como os pequeninos gostam de fingir estar dirigindo o carro no momento em que está parado. Consumidores podem se surpreender ao saber que o ato infantil pode trazer danos custosos em curto prazo por causa do peso em excesso empregado no sistema hidráulico que aciona as rodas, o que traz o desgaste.

Não Usar Ponto Morto Na Ladeira 

Salvos nos momentos emergenciais nos quais o combustível está quase na última gota os especialistas contraindicam fazer o tráfego com ponto morto na ladeira. Tenha em mente de que existem riscos a se considerar de forma negativa para quem está dentro e fora do caso ao levar em conta que o motor não aciona o feiro próprio que ajuda em interromper a velocidade com maior precisão.

Existe o mito de que se economiza combustível ao fazer o trafego com esse tipo de costume. Em termos históricos essa era uma realidade na época em que veículos não tinham estrutura com injeção eletrônica com memória de economizar combustível nos casos em que o carro desce longas ladeiras.

Por esse motivo apenas se indica o tipo de direção do gênero em carros antigos que possuem peças confiáveis. De acordo com pesquisas internacionais trafegar na quarta ou quinta marcha traz maior economia ao sistema de combustível do que fazer o tráfego no ponto morto em veículos com injeção.

De Olhos Dos Filtros  

Os filtros são importantes para o funcionamento do veículo no sentido de evitar o gasto excessivo ou mesmo a sujeira que fica em partes importantes do sistema automotivo. Na estrutura do tanque o líquido tem importância fundamental para evitar as impurezas no motor por causa do uso de petróleo. Tenha em mente de que o conteúdo não evapora, mas fica com a cor escura por causa dos poluentes, momento no qual a troca deve ser imediata.

Reparo Na Lataria

A lataria depois de sofrer danos que a tornam amassada não pode ficar com exposição aos raios solares, do contrário a problemática pode afetar a estrutura em nível avançado ao ponto de rachar a pintura. Quando a chapa fica exposta em pouco tempo inicia o processo de ferrugem que prejudica no valor do veículo no mercado de usados.

Especialistas indicam que para retirar o excesso de oxidação existe maior custo não apenas de dinheiro como também de tempo. Por esse motivo que fazer a manutenção tem importância fundamental em valorizar o veículo.

Balancear Os Pneus

Especialistas indicam verificar a pressão e balancear em cada duas semanas, tempo que pode aumentar ou diminuir de acordo com a cultura do motorista ao dirigir e na média da temperatura mensal. Quando for ajudar os níveis de pressão dos pneus faça quando a borracha estiver no estado frio. Leve em conta que quando estão com atmosfera quente na parte interna acontecesse aumento do volume por causa de ações químicas. Não trafegue com o carro distância maior do que três quilômetros até o ponto no qual se encontra a bomba de ar.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *