Como Calibrar Corretamente os Pneus do Carro

Não há como dizer que o veículo está 100% seguro sem que os pneus estejam calibrados de forma correta, conforme apontam as indicações do manual dos proprietários dos veículos, as embalagens ou mesmo informações que os especialistas indicam na hora comprar o novo conjunto que vai ser colocado no carro. Não se pode ignorar o fato de que também representa um método para manter a economia não apenas do combustível como também por parte do motor que precisa fazer menor força para arrancar.

De acordo com as principais revistas online especializadas o ato de calibrar de forma incorreta os pneus pode prejudicar a segurança de quem está dentro e fora do veículo, ou seja, aumenta as chances de acontecerem acidentes que colocam em risco a ordem que se estabelece no trânsito. Vale ressaltar que também danifica de forma a se considerar sob a ótica negativa quanto ao desempenho do veículo.

Quando Calibrar os Pneus do Carro?

A periodicidade para calibrar os pneus deve acontecer de acordo com as condições de uso e o clima que existe na região em que o veículo trafega em grande parte do tempo em que está ligado. De acordo com as palavras de especialistas uma média geral para fazer essa atividade está em cada duas semanas. Não se esqueça de também calibrar o estepe, quando menos se espera é necessário usar o modelo reserva quando um dos pneus titulares fica furado.

Qual a Pressão Indicada para os Pneus de Carro?

Existem cuidados a serem feitos na hora de calibrar. Por exemplo, procure fazer a atividade nos momentos em que as unidades ainda estão frias, ou seja, quando rodou por menos de quatro quilômetros, por exemplo. O melhor conselho para saber a pressão indicada está nas informações dos fabricantes que são encontradas tanto nas embalagens dos produtos novos como também nas listas publicadas em sites oficiais. Qualquer dúvida procure retirar as dúvidas com os fabricantes no mundo online. Aposte nas redes sociais que a resposta pode chegar antes.

O fabricante do veículo também traz informações preciosas sobre qual a pressão indicada para os pneus. A informação se encontra no manual do proprietário, embora possa estar em adesivos na porta do motorista. Além do processo de calibragem também existem outros cuidados que devem ser levados em consideração no sentido de melhorar a qualidade nas pistas, como balancear e alinhar em cada 05 mil Km. O rodízio representa outra atividade considerada elementar para aumentar a resistência dos modelos e que deve acontecer no mínimo antes dos 10 mil Km quilômetros.

Calibrar com Nitrogênio Melhora o Desempenho dos Pneus?

Especialistas indicam o procedimento, o que independe do tipo do carro. Em termos práticos representa uma forma para que nenhum problema afete na pressão durante certo tempo, ou seja, atividade que ajuda a manter da durabilidade e os benefícios que a calibragem correta forneça para motoristas. Interessante notar que ao contrário do que acontece com o ar comprimido o método não traz a aparência de que as unidades aumentaram de forma drástica.

Vale ressaltar que o nitrogênio atua no sentido de diminuir as fases da evaporação que são tradicionais nos métodos tradicionais para calibrar os pneus. Motoristas que não possuem tempo de sobra para checar a qualidade da calibragem podem apostar na substância como ideal no processo que visa longa duração, em principal em levar à consideração o fato de que vai ficar maior tempo de acordo com os limites que são estabelecidos por fabricantes.

Uma das principais problemática ao usar ar tradicional se encontra nas deformações que podem acontecer com o tempo e ao inflar ao poucos. Inclusive os motoristas que possuem pouco tempo de CNH sabem de forma clara que pneus deformados não rodam de forma correta e por consequência aumentam as chances de apresentar problemas de durabilidade ao longo prazo. Especialistas apontam que as principais modalidades do automobilismo trazem unidades que são preenchidas com ar e hidrogênio no sentido de melhorar o trabalho que o motor executa por segundo. Para a disputa de Rally também essa opção ao uso nas estradas de areia que existem ao redor do mundo.

Porém, independente do tipo de ar que se coloca nos pneus se faz necessário fazer a manutenção constante no sentido de manter a duração. Não se esqueça de fazer o rodízio pelo menos depois de trafegar por dez mil quilômetros. Deixe de se enganar ao pensar que apenas o nitrogênio representa em elemento necessário para garantir a longevidade.

Quais Locais Tem Ar com Nitrogênio para Encher Pneus?

Em terras nacionais se pode dizer que existem poucos postos de gasolinas que possuem bombas preparadas para encher. Por esse motivo o mais indicado está em fazer a compra nos comércios especializados. Procure por representantes que sejam autorizados a revender de forma original. Não se pode ignorar o valor das redes que possuem a especialidade de trabalhar com produtos exclusivos relacionados com os pneus que trazem desde modelos de roda até calibradores com melhor preparo no sentido de oferecer os consumidores a possibilidade de calibrar com nitrogênio.

Nos centros urbanos os postos de gasolina tradicionais não possuem equipamentos com hidrogênio. Os comércios do gênero que trazem a substância estão quebrados por causa dos usuários que não respeitam as formas de uso indicada. Nesse sentido os donos dos postos não apreciam o fato de investir na compra e perder o bem em curto espaço de tempo por causa do mau uso por parte da clientela.

Cuidado ao colocar hidrogênio! Especialistas indicam que a forma mais segura de fazer o procedimento está em esvaziar a unidade por completo e apenas na sequência, quando estiver certeza de que a presença do ar comprimido é pequena se faz necessário colocar a nova quantidade hidrogenia. Use o macaco como auxiliar no sentido de esvaziar com segurança, sem prejudicar a estrutura que existe nas laterais e melhorando a durabilidade, por exemplo.

Preste atenção na estrutura do carro e confira a informação no manual do proprietário para saber se existe a necessidade de calibras os pneus da frente e de trás.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *