Alternador de Brasília: Como Consertar?

 O Carro

A Brasília é um carro da marca Volkswagen, que possui esse nome para homenagear a capital do Brasil que na época tinha sido fundada a poucos anos, ficou muito famoso e renomado, sendo utilizado até em músicas. Ele foi produzido entre 1973 e 1982. Na época era um carro que esbanjava conforto e espaço, por ter um projeto mais moderno. Seu design era simples, reto e bastante vidro.

Totalmente feito e projetado no Brasil, foi um dos primeiros carros não concebidos na matriz alemã. A inspiração para a criação da Brasília é o grande número de vendas do fusca, assim querendo adaptá-lo para o público brasileiro.

José Vicente Martins e Márcio Piancastelli foram os engenheiros que trouxeram as ideias utilizadas no final, com várias inovações para época, como o maior espaço para os passageiros, não só dianteiros, mas também traseiros.

Foi lançado em 1973, muito próximo ao seu rival Chovrolet Chevette. E ficou popular muito rapidamente nas ruas do brasil, sempre muito cobiçado pelas linhas elegantes, qualidade e durabilidade.

Atualmente, mesmo tendo passado anos após a Brasília ter parado de ser fabricada, existem muitas ainda que circulam pelas cidades do interior, e muitos ainda bem conservados. Já existem pessoas que o possuem para item de coleção. Porém esse status de clássico só chegou depois de 30 anos que o carro saiu de linha. Assim os que possuem para coleção recebem a placa preta de colecionador.

Alternador

O alternador é uma peça do carro muito importante, pois ele consegue converter energia mecânica para elétrica, conseguindo gerar energia suficiente para funcionar toda parte elétrica do carro como dar partida, ligar o limpador de para-brisa, carregador de celular, ligar o som, etc.

É considerado um componente do sistema elétrico do carro, porque ele gera corrente alternada que depois vira corrente continua utilizada no carro.

Ele é ligado por uma correia que está conectada ao motor, sendo essa que gera a energia mecânica, e leva a energia para o alternador, trabalhando em conjunto com a bateria do carro. A bateria então simultaneamente manda essa energia para o alternador que vai impulsionar  essa energia para a bobina de excitação.

Assim a energia que está no alternador é girada por um rotor que vai transformá-la em elétrica. Somente na placa de diodo que a corrente produzida é transformada de alternada em contínua. E depois é controlada a tensão para poder carregar a bateria do carro.

Como Consertar O Alternador Da Carro?

Para o conserto do alternador é necessário primeiro descobrir a causa desse problema. A maioria dos carros possui uma figura de uma bateria no carro que pode sinalizar o alternador ou a bateria por estarem intimamente ligados . Se ela estiver ligada pode ser um problema direto do alternador, caso a bateria tenha sido trocada a pouco tempo.

Para carros mais antigos como a Brasília que os painéis não possuem toda tecnologia atual é necessário dar uma olhada no motor, se sentir o carro fraco e  com alguns barulhos.

Assim mesmo não sabendo a causa concreta deve-se levar a um mecânico que analisará e seu for preciso te encaminhará para um especialista da parte elétrica do carro.  Na maioria das vezes o problema está na sobrecarga elétrica dada ao alternador, pois ele não é capaz de aguentar toda essa carga , isso acontece principalmente com acessórios que não são originalmente do carro, como sons, módulos, faróis, etc.

Com isso as vezes a única forma de conserto é trocar a bateria e o próprio alternador para suprir à quantidade de energia necessária.

Por isso é extremamente importante checar sempre as luzes do painel do carro e se o carro for novo, é recomendado sempre fazer as revisões de fábrica, para se observar a vida útil do alternador.

Problemas Mais Comuns Do Alternador

O alternador é planejado para ser resistente e durável, porém como qualquer peça que tem um contato direto com o motor e é muito utilizada no carro, ocorre um desgaste normal ou então por um mal uso.

O primeiro problema que pode ser apresentado é na placa de diodos  que ocorre principalmente quando a chave é desligada e a luz da bateria não apaga. A causa mais comum disso é o uso mal feito da chupeta de bateria, podendo ser consertado com a troca do diodo queimado.

Já o estator do alternador tem defeito quando é sujeitado a muito esforço, quando ele tenta carregar uma bateria que não possui carga. O conserto pode ser feito fazendo uma solda onde possui o defeito.

No rotor do alternador o maior problema é o desgaste das escovas e o conserto pode ser feito trocando as escovas velhas por novas.

Quando um rolamento do alternador não está adequado ele costuma a fazer muito barulho normalmente estraga por atrito entro o estator e rotor .Para consertar é simplesmente trocar o rolamento 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *