Defeitos Mais Comuns no Fiat Uno

No ano de 1984 foi lançado no Brasil o Fiat Uno, um ano depois do seu lançamento na Europa. Com o passar do tempo esse carro compacto se tornou um dos mais vendidos no país. No ano de 2010 foi o momento de o Fiat Uno ganhar uma versão vendida em vários países da América Latina.

Contudo, não é só de sucessos que é feita a história desse carro. Conhecido por alguns defeitos bem característicos, o Fiat Uno, pode representar uma certa dor de cabeça para os seus proprietários. Claro que isso levando em conta o uso que será feito do carro além do cuidado que se tem com o mesmo.

Devido a grande quantidade de carros desse modelo circulando no país foram realizados levantamentos acerca dos principais defeitos que ele pode apresentar. A seguir listamos alguns dos defeitos mais comuns no Fiat Uno para que os donos e os mecânicos possam ter uma ideia melhor de como solucioná-los.

Problemas Para Dar a Partida

Modelo: Fiat Uno 1.0 SX

Defeito: Motor gira, mas não pega

Qual a Causa?

Num primeiro momento parece que o problema está na bobina, mas ao fazer uma avaliação mais assertiva é possível perceber que na verdade o problema está na malha de proteção que foi danificada o que acarreta em interferência de sinal de rotação. Dessa forma é bem provável que o problema seja causado pela correia do alternador.

Como Resolver?

Para resolver esse problema é necessário realizar a troca do sensor bem como fazer a sua correta fixação. É interessante destacar que o sensor de rotação possui um sinal bastante sensível de maneira que é bem suscetível a interferências eletromagnéticas como a causada pelo alternador e devido a isso conta com a malha de proteção.

Modelo: Uno Fire Flex

Defeito: Dá a partida, mas não pega (isso acontece depois de o carro estar funcionando completamente bem).

Qual a causa?

Em alguns casos o problema pode ser causado por um pequeno detalhe como, por exemplo, a mangueira de refil da bomba de combustível estar solta. Assim quando mandar o seu carro para revisar a bomba de combustível se certifique de que ela foi colocada corretamente, ou seja, não está solta.

Como Resolver?

Para que o carro volte a funcionar num caso como esse basta reconectar a mangueira corretamente.

Problemas na Marcha Lenta e Falhas do Motor

Modelo: Fiat Uno 1.6 MPI

Defeito: Motor que falha e perde a força (falha bastante e vai perdendo a sua potência)

Qual a Causa?

Observe se a luz que indica anomalias na injeção eletrônica está acesa, esse já é um indicativo de onde o problema pode estar. O mecânico poderá então usar o scanner automotivo para acessar a memória de erros do carro de forma a identificar qual a causa apontada.

Em geral o problema se encontra no sensor de detonação. Com essa informação é possível começar a fazer os testes necessários no sensor de detonação para descobrir o que há de errado com a central. O problema muitas vezes está no fato de que a central envia informações incorretas de maneira que a UCE se altera e causa as falhas do motor.

Como Resolver?

A solução é fazer a troca do sensor de detonação.

Observação – Não é tão comum que essa peça cause problemas, contudo, exige grande atenção por parte dos especialistas uma vez que dificilmente é cogitada como a causa de algum estrago.

Outros Defeitos Comuns Que Podem Aparecer num Fiat Uno

Modelo: Fiat Uno 1.0

Defeito – Falhas generalizadas (o carro tem dificuldade para pegar e começa a falhar nas acelerações bem como morrer frequentemente)

Qual a causa?

Para detectar esse problema é necessário realizar alguns testes elétricos, a partir desses testes é possível observar que o rele da bomba de combustível está sendo desarmado pela central de forma inesperada. O teste deve prosseguir com foco no sistema de ignição (as velas de ignição assim como a bobina e os cabos de vela).

Com isso se pode verificar se existe alguma falha com uma bobina em especial, observe ainda se estão saindo centelhas da bobina. Essas centelhas escapam por uma trinca da carcaça da mesma o que causa as falhas no motor e com isso o rele é desarmado. Um bom teste é afastar a bobina do suporte que a mantém fixa ao motor para perceber se os problemas param.

Qual a solução?

Deve ser realizada a troca de bobina de ignição para que o problema seja resolvido.

Modelo: Fiat Uno Fire

Defeito: Ventoinha que não funciona (a ventoinha não é armada e com isso o motor acaba ficando superaquecido)

Qual a causa?

O problema da ventoinha que não funciona pode ser causado por um fusível queimado. Contudo após simplesmente fazer a troca desse fusível é necessário fazer um teste com o eletro ventilador. Depois de deixar o carro ligado em teste por mais ou menos 30 minutos pode-se verificar se o fusível vai acabar queimando novamente.

Se isso acontecer deve-se fazer uma análise visual do rele de ventoinha que tem o seu controle feito pela central de injeção eletrônica. Fazendo essa análise é possível perceber se os contatos internos do rele estão queimados. Com o passar do tempo de funcionamento pode ser que os contatos criem uma certa resistência a passagem da corrente elétrica o que força o fusível e assim causa a sua queima.

Como resolver?

Pode ser feita a troca do rele da ventoinha assim como do fusível, depois se deve verificar se o problema retorna.

Modelo: Fiat Uno

Defeito: Consumo excessivo de combustível

Qual a causa?

Muitos proprietários de Fiat Uno percebem que o seu carro está tendo um consumo excessivo de combustível. Nesse caso o mecânico deve realizar testes com o sistema de ignição e se nada for encontrado deve então partir para o rastreamento com scanner. Uma possível causa para esse problema é o travamento do sinal do sensor de temperatura da água.

Em alguns casos o sensor pode enviar sinal de uma temperatura bem abaixo da temperatura real o que faz com que haja uma maior injeção de combustível o que acarreta no alto consumo.

Como Resolver?

Substituir o sensor de temperatura da água e trocar as velas de ignição se for necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fiat

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *